História da música “Velocidade da Luz”, sucesso do grupo Revelação

Lívia Nolla
13:06 03.02.2025
Autor

Lívia Nolla

Cantora e Pesquisadora Musical
Notícias

História da música “Velocidade da Luz”, sucesso do grupo Revelação

Xande de Pilares, que por muito tempo foi o vocalista da banda, contou recentemente a história por trás da canção; confira

Avatar Lívia Nolla
- 03.02.2025 - 13:06
História da música “Velocidade da Luz”, sucesso do grupo Revelação
Grupo Revelação na época em que Xande de Pilares era vocalista | Foto: Divulgação

Você conhece a história da música “Velocidade da Luz”, sucesso do grupo Revelação

Recentemente, o cantor e compositor Xande de Pilares, que foi por muitos anos o vocalista do Revelação – desde a sua fundação em 1994, no subúrbio carioca, até seguir em carreira solo no ano de 2014 – contou a curiosa história por trás da música “Velocidade da Luz”, um dos maiores sucessos da carreira do grupo.

Se você quiser também saber tudo sobre a vida e obra de Xande de Pilares, confira a matéria especial aqui no nosso site.

A história da música “Velocidade da Luz”

“Velocidade da Luz” é uma composição do também cantor e compositor Tundy, lançada com muito sucesso pelo grupo Revelação, no álbum que levou o mesmo nome da música, em 2006.

Em entrevistas recentes a alguns podcasts, Xande de Pilares revelou que a música “Velocidade da Luz” é “uma carta suicida”. Ele afirma que não é de se surpreender que o público cante a música muito animado nos shows, pois a melodia é muito envolvente, mas que o tema da canção é muito delicado.

Não é a primeira vez que isso acontece na história da música popular brasileira, de uma música com um tema muito denso e sério como o suicídio virar um hit em que as pessoas cantam com toda a energia do mundo sem entenderem muito bem a mensagem que a letra está passando.

Como nós já contamos aqui nesta matéria especial sobre a história da música Pais e Filhos, da Legião Urbana, Renato Russo ficava muito preocupado quando os jovens – lá no início dos anos noventa, quando a música atingiu o auge do sucesso – entoavam a canção como se ela fosse alegre:

“Escuta, vocês sabem que essa música é sobre suicídio, né? É uma música muito, muito séria e me desgasta pra c*** quando a gente toca, e as pessoas não percebem.”, disse Renato em uma entrevista ao Programa Livre na época.

Pais e Filhos fala do suicídio de uma garota que se jogou do quinto andar por conta da depressão que sofria e também fala sobre um desencontro, um conflito entre gerações e dos problemas muitas vezes enfrentados entre os jovens e seus pais, que não se compreendem.

“Velocidade da Luz” segue a mesma linha: virou um grande hit e é entoada com alegria pelos fãs do grupo Revelação e de Xande de Pilares. Mas também é uma canção sobre suicídio:

“Vou-me embora agora, vou
Embora pra outro planeta
Na velocidade da luz
Ou quem sabe de um cometa

Veja também:

Eu vou solitário e frio
Onde a morte me aqueça
Talvez assim, de uma vez
Para sempre eu lhe esqueça”

A letra fala sobre uma pessoa que está sofrendo  tão profundamente com uma decepção amorosa, que só vê a morte como solução para o fim desse sofrimento. Ela sente tanta dor por conta da ingratidão e da falta de compreensão do outro lado, que prefere cometer suicídio a ter que conviver com isso.

Xande conta ainda que conheceu o samba em 1982, quando tinha apenas 12 anos, passando na frente de um pagode, e amou a música. Ele foi pra casa com a melodia na cabeça, mas – como não tinha decorado a letra – fez uma letra dele, uma paródia, para não parar de cantar aquela música que tanto o tinha encantado.

Quatro anos depois – em 1986, com 16 anos – ele aprendeu a cantar a música como ela foi escrita pelo compositor Tundy. A partir daí, todo o pagode em que ia cantar, era obrigatório entrar essa música. Anos depois, já à frente do Revelação, Xande de Pilares resolveu incluir essa música em um show do grupo no Morro da Formiga e a plateia foi ao delírio. 

Foi quando o grupo resolveu incluir a música, já muito conhecida, mas ainda inédita em disco, no seu álbum “Velocidade da Luz”, de 2006. Antes disso, ninguém queria gravar a música, por conta do teor triste da letra.  

“Pra mim o que aconteceu foi o seguinte: Deus falou assim: ‘Vai andando aí. Agora para aí. Escutou? Agora vai pra casa e não esquece essa música, porque daqui a 25 anos você vai gravar essa música.”, conta Xande emocionado.

A música estourou e ficou nove meses no topo das paradas, sendo um dos maiores sucessos da história do grupo Revelação

Gostou de saber a história por trás da música “Velocidade da Luz”? Emocionante, né?

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

#novabrasil brasilidade Brasilidades cultura Especiais grupo revelação história da música velocidade da luz história de música MPB MÚSICA Música Brasileira musica popular brasileira Notas musicais pagode revelação velocidade da luz Xande de Pilares
< Notícia Anterior

"Centrão continua forte como sempre", avalia especialista

03.02.2025 10:20
"Centrão continua forte como sempre", avalia especialista
Próxima Notícia >

Trump aplica tarifas e pode afetar economia global

03.02.2025 13:08
Trump aplica tarifas e pode afetar economia global
colunista

Lívia Nolla

Lívia Nolla é cantora, apresentadora e pesquisadora musical

Suas redes