
História da música “Velocidade da Luz”, sucesso do grupo Revelação

História da música “Velocidade da Luz”, sucesso do grupo Revelação
Xande de Pilares, que por muito tempo foi o vocalista da banda, contou recentemente a história por trás da canção; confira


Você conhece a história da música “Velocidade da Luz”, sucesso do grupo Revelação?
Recentemente, o cantor e compositor Xande de Pilares, que foi por muitos anos o vocalista do Revelação – desde a sua fundação em 1994, no subúrbio carioca, até seguir em carreira solo no ano de 2014 – contou a curiosa história por trás da música “Velocidade da Luz”, um dos maiores sucessos da carreira do grupo.
A história da música “Velocidade da Luz”
“Velocidade da Luz” é uma composição do também cantor e compositor Tundy, lançada com muito sucesso pelo grupo Revelação, no álbum que levou o mesmo nome da música, em 2006.
Em entrevistas recentes a alguns podcasts, Xande de Pilares revelou que a música “Velocidade da Luz” é “uma carta suicida”. Ele afirma que não é de se surpreender que o público cante a música muito animado nos shows, pois a melodia é muito envolvente, mas que o tema da canção é muito delicado.
Não é a primeira vez que isso acontece na história da música popular brasileira, de uma música com um tema muito denso e sério como o suicídio virar um hit em que as pessoas cantam com toda a energia do mundo sem entenderem muito bem a mensagem que a letra está passando.
“Escuta, vocês sabem que essa música é sobre suicídio, né? É uma música muito, muito séria e me desgasta pra c*** quando a gente toca, e as pessoas não percebem.”, disse Renato em uma entrevista ao Programa Livre na época.
Pais e Filhos fala do suicídio de uma garota que se jogou do quinto andar por conta da depressão que sofria e também fala sobre um desencontro, um conflito entre gerações e dos problemas muitas vezes enfrentados entre os jovens e seus pais, que não se compreendem.
“Velocidade da Luz” segue a mesma linha: virou um grande hit e é entoada com alegria pelos fãs do grupo Revelação e de Xande de Pilares. Mas também é uma canção sobre suicídio:
“Vou-me embora agora, vou
Embora pra outro planeta
Na velocidade da luz
Ou quem sabe de um cometa
Veja também:
Eu vou solitário e frio
Onde a morte me aqueça
Talvez assim, de uma vez
Para sempre eu lhe esqueça”
A letra fala sobre uma pessoa que está sofrendo tão profundamente com uma decepção amorosa, que só vê a morte como solução para o fim desse sofrimento. Ela sente tanta dor por conta da ingratidão e da falta de compreensão do outro lado, que prefere cometer suicídio a ter que conviver com isso.
Xande conta ainda que conheceu o samba em 1982, quando tinha apenas 12 anos, passando na frente de um pagode, e amou a música. Ele foi pra casa com a melodia na cabeça, mas – como não tinha decorado a letra – fez uma letra dele, uma paródia, para não parar de cantar aquela música que tanto o tinha encantado.
Quatro anos depois – em 1986, com 16 anos – ele aprendeu a cantar a música como ela foi escrita pelo compositor Tundy. A partir daí, todo o pagode em que ia cantar, era obrigatório entrar essa música. Anos depois, já à frente do Revelação, Xande de Pilares resolveu incluir essa música em um show do grupo no Morro da Formiga e a plateia foi ao delírio.
Foi quando o grupo resolveu incluir a música, já muito conhecida, mas ainda inédita em disco, no seu álbum “Velocidade da Luz”, de 2006. Antes disso, ninguém queria gravar a música, por conta do teor triste da letra.
“Pra mim o que aconteceu foi o seguinte: Deus falou assim: ‘Vai andando aí. Agora para aí. Escutou? Agora vai pra casa e não esquece essa música, porque daqui a 25 anos você vai gravar essa música.”, conta Xande emocionado.
A música estourou e ficou nove meses no topo das paradas, sendo um dos maiores sucessos da história do grupo Revelação.
Gostou de saber a história por trás da música “Velocidade da Luz”? Emocionante, né?