
Os 25 maiores sucessos de Vanessa da Mata no dia do seu aniversário

Os 25 maiores sucessos de Vanessa da Mata no dia do seu aniversário
Cantora e compositora mato-grossense completa 49 anos e o site da Novabrasil preparou uma matéria especial com os seus principais hits; confira

Hoje é aniversário de uma das principais cantoras e compositoras da música popular brasileira da atualidade e – para homenageá-la nesta data especial – listamos os 25 maiores sucessos de Vanessa da Mata.
Sobre Vanessa da Mata
Nascida em 1976, na cidade de Alto das Graças, no interior do Mato Grosso, Vanessa da Mata é uma apaixonada por música desde a infância e ouvia deLuiz Gonzaga a Tom Jobim, de Milton Nascimentoa Orlando Silva, passando por ritmos regionais como o carimbó e a música caipira, apreciando o samba e até música italiana.
Em 1990, mudou-se para Uberlândia, em Minas Gerais, com o intuito de estudar para o vestibular de Medicina, mas também para dedicar-se à carreira musical. No ano seguinte, com 15 anos, passou a se apresentar em bares da cidade, com um repertório que mesclava MPB e reggae.
Aos 16 anos, em 1992, Vanessa da Mata desistiu do vestibular para Medicina e mudou-se para São Paulo, passando a integrar a banda de reggae feminina Shalla-Ball. Em 1995, entrou para a banda jamaicana Black Uhuru e, com ela, viajou se apresentando em diversos países do mundo. Passou a integrar também o grupo de ritmos regionais Mafuá.
1997 foi um ano divisor de águas na carreira de Vanessa da Mata: ela, então com 21 anos, conheceu o cantor e compositor Chico César e passou a compor em parceria com ele. Em 1999, a já consagradíssima cantora Maria Bethânia gravou a composição de Vanessa da Mata e Chico César: “A Força Que Nunca Seca”.
A canção deu nome ao disco de Bethânia, que foi indicado ao Grammy Latino do ano seguinte, como Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. Chico César também incluiu a composição em seu disco “Mama Mundi”, do mesmo ano.
Já em 2000, outra baiana consagrada – Daniela Mercury – incluiu a canção “Viagem”, composta por Vanessa, no seu disco “Sol da Liberdade”. Em 2001, Maria Bethânia gravou mais uma vez uma composição de Vanessa da Mata, no disco “Maricotinha”: a canção “O Canto De Dona Sinhá (Toda Beleza Que Há)”.
Ainda em 2001, em parceria com a cantora Ana Carolina, Vanessa compôs a canção “Me Sento na Rua”, que entrou para o álbum “Ana Rita Joana Iracema e Carolina”, da parceira.

Vanessa da Mata ganha o Brasil
Até este momento, o Brasil estava conhecendo uma grande e talentosa compositora. Mas foi em 2002, que Vanessa da Mata consagrou-se também como cantora e intérprete, quando – após destacadas participações em shows de Milton Nascimento, Maria Bethânia e deBaden Powell – lançou o seu álbum de estreia: “Vanessa da Mata”.
Não demorou para a cantora conquistar o Brasil inteiro com sua voz doce e ao mesmo tempo forte e inconfundível. Desde então, com mais de 20 anos de carreira, Vanessa lançou 10 álbuns – entre ao vivo e de estúdio, sendo um deles um tributo a Tom Jobim e vários deles indicados a Grammys Latinos – e dois DVDs, além de ter diversas músicas em trilhas de novela e atuar também como escritora.
Em 2007, Vanessa da Mata lançou o seu terceiro álbum, “Sim”, gravado entre o Brasil e a Jamaica e com a participação dos ícones jamaicanos Sly & Robbie e também de João Donato e Wilson das Neves. O disco venceu o Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro.
Seu mais recente lançamento foi o álbum “Vem Doce”, de 2023, que contou também com uma versão Deluxe.
A artista conta que – apesar de não tocar nenhum instrumento – chega ao estúdio com as canções e melodias prontas. Nos ensaios ela passa a cada músico o que está em sua cabeça. Segundo a cantora, o processo de criação de seus álbuns são totalmente artesanais, pois ela mesma canta as melodias para os demais integrantes da banda.
Vanessa lançou também o seu primeiro livro em 2013: o romance “A Filha das Flores”, um mergulho no universo mágico de Giza, uma protagonista audaciosa que desvenda o amor, o sexo e suas raízes numa história cheia de poesia, afeto e desejo pela vida.
Em 2024 e 2025, Vanessa da Mata interpretou a cantora mineira Clara Nunes no teatro, no musical: “Clara Nunes, a tal Guerreira”.
Nesta data especial, nós preparamos uma playlist com os maiores sucessos de Vanessa da Mata, em ordem cronológica, desde o seu primeiro disco, até os dias atuais.
Os 25 maiores sucessos de Vanessa da Mata
1 – Não Me Deixe Só
2 – Onde Ir
3 – Viagem
4 – Case-se Comigo (parceria com Liminha)
5 – Nossa Canção (deLuiz Ayrão)
6 – A Força Que Nunca Seca (parceriacom Chico César)
7 – Ai, Ai Ai… (parceria com Liminha)
8 – Ainda Bem (parceria com Liminha)
9 – Música (parceria com Liminha)
10 – Eu Sou Neguinha (deCaetano Veloso)
11 – História de Uma Gata (versão de Chico Buarque da canção de Luiz Enriquez Bacalov e Sérgio Bardotti)
12 – Boa Sorte/Good Luck (com Ben Harper)
13 – Vermelho
14 – Ilegais
15 – Fugiu com a Novela
16 – Quando Um Homem Tem Uma Mangueira no Quintal
17 – Amado (parceria com Marcelo Jeneci)
18 – O Tal Casal
19 – Te Amo
20 – Segue o Som;
21 – Ninguém é Igual a Ninguém (Desilusão);
22 – Por Onde Ando Tenho Você
23 – Passarinhos (participação na canção deEmicida)
24 – Só Você e Eu
25 – Vem Doce (parceria com o produtor Papatinho)