
5 curiosidades que unem Herbert Vianna e Lulu Santos

5 curiosidades que unem Herbert Vianna e Lulu Santos
Hoje, 04 de maio, é um dia especial para a música popular brasileira. É aniversário de dois dos grandes nomes da nossa música; confira especial


Hoje, 04 de maio, é um dia especial para a música popular brasileira. É aniversário de dois dos grandes nomes da nossa música: Lulu Santos e Herbert Vianna!
Ambos nasceram na mesma data, mas com oito anos de diferença: Lulu é de 1953 e Herbert é de 1961.
Mas, além dessa coincidência, outros fatos unem os dois músicos. Vamos listar cinco desses fatos agora.
Primeiro, um pequeno panorama de quem são Lulu Santos e Herbert Vianna e sua importância para a nossa música.
Sobre Lulu Santos
Cantor, compositor, produtor musical e multi-instrumentista, Lulu Santos é um dos maiores nomes do rock brasileiro de todos os tempos. Mas ele é muito mais que isso! Lulu é rock, brilha no pop, é romântico, é dance e disco music, é samba e bossa nova, é música popular brasileira!
Nascido Luiz Maurício Pragana dos Santos, no Rio de Janeiro, ganhou sua primeira guitarra de presente do pai. Aos 12 anos, Luiz Maurício teve a sua primeira banda, em que fazia covers da banda inglesa The Beatles.
Já muito envolvido com música, ele saiu de casa aos 17 anos pra se dedicar ao seu sonho de ser artista. E, para a nossa sorte, o sonho deu certo! Mas, muita coisa aconteceu antes de Luiz Maurício se tornar Lulu Santos e ser conhecido e admirado no Brasil inteiro.
O artista chegou a trabalhar escrevendo matérias sobre rock para uma revista, teve uma banda de rock progressivo chamada Vímana, com Ritchie e Lobão, e foi produtor de repertório de trilhas pra novelas.
Em 1982, dois anos depois de lançar seu primeiro compacto, Lulu Santos lançou o seu primeiro álbum: “Tempos Modernos”, produzido por Liminha, e que já trazia grandes hits como a música título e também “De Repente Califórnia” (composta com seu parceiro recorrente Nelson Motta).

No ano seguinte, o álbum “O Ritmo do Momento” trouxe a canção que fez Lulu finalmente estourar no Brasil inteiro: o inusitado bolero misturado com pop-rock “Como Uma Onda (Zen Surfismo)”, também parceria com Nelson Motta.
O disco ainda conta com os super hits: “Advinha O Quê” e “Um Certo Alguém”.
Depois disso, vieram inúmeros discos de sucesso e diversos outros estouros radiofônicos como o baião-pop “Tudo Azul”, “O Último Romântico” e “Certas Coisas”. A partir daí, Lulu se firmou como o maior showman da sua geração.
Nos anos seguintes, o artista passou pelo experimentalismo e nos brindou com mais canções inesquecíveis como “Toda Forma de Amor”, “A Cura” e “Apenas Mais Uma de Amor”, além de pautar muito do que seria o pop-rock brasileiro das próximas décadas.
A parceria de sucesso com o DJ Memê uniu a sensibilidade pop de Lulu com as batidas disco-chiques do DJ, resultando em remixes das suas canções já consagradas e mais clássicos como a dançante “Assim Caminha a Humanidade”, “Aviso aos Navegantes”, “Sereia” e a regravações de “Descobridor dos Sete Mares”, “Dancing Days” e “Se Você Pensa” (de Roberto e Erasmo Carlos).
Aliás, Roberto e Erasmo são grandes influências para Lulu, que já os homenageou em um álbum tributo, assim como fez com sua amiga Rita Lee.
Com mais de 50 anos de carreira e mais de 30 álbuns lançados, Lulu Santos segue sendo um dos maiores ícones do pop e do rock brasileiro e também influenciando gerações.
Sobre Herbert Vianna
Uma dessas pessoas influenciadas por Lulu Santos, foi Herbert Vianna, um dos maiores músicos e compositores da nossa história, com uma brilhante contribuição para a música popular brasileira.
Herbert surgiu no cenário musical em 1983, quando fundou uma das principais bandas brasileiras de todos os tempos: Os Paralamas do Sucesso.
Nascido em João Pessoa, na Paraíba, mudou-se ainda criança para a Capital Federal, por conta do trabalho do pai, que era militar. Foi em Brasília que conheceu o baixista Bi Ribeiro e, ainda criança, teve seu primeiro contato com a música, principalmente com o rock’n roll.
Herbert e Bi se reencontraram no Ensino Médio, já morando no Rio de Janeiro, juntaram-se com o baterista João Barone e fundaram Os Paralamas do Sucesso. “Vital e Sua Moto” (composição de Herbert) foi a canção responsável por fazer a banda tornar-se conhecida no país inteiro. Vital era o nome do primeiro baterista da banda, Vital Dias, que foi substituído por Barone antes mesmo da banda estourar.
Junto com outras bandas que começaram em Brasília – como Capital Inicial e Legião Urbana – Os Paralamas do Sucesso fazem parte do movimento que revolucionou o rock nacional brasileiro.

Seguem mais fortes do que nunca até os dias atuais, tendo nos presentado com mais de 20 álbuns e grandes sucessos ao longo de sua brilhante carreira, como:
Veja também:
- Óculos
- Meu Erro
- Lanterna dos Afogados
- Caleidoscópio
- Quase um Segundo
(todas composições solo do aniversariante de hoje);
- Alagados (parceria de Herbert, Bi e Barone)
- Romance Ideal (Herbert Vianna e Martin Cardoso)
- Tendo a Lua (Herbert e Tete Tillet);
- Aonde Quer Que eu Vá (Herbert e Paulo Sérgio Valle); e tantos outros.
Herbert Vianna também lançou cinco discos solo ao longo de sua carreira eé um dos maiores compositores do nosso país: fez parcerias incríveis com outros grandes nomes da MPB como Gilberto Gil, em “A Novidade”; Carlinhos Brown, em “Uma Brasileira”; e Leoni e Paula Toller, em “Por Que Não Eu?”.
Herbert compõe sobre amor como ninguém, mas também escreve canções de cunho político e social e que relatam fatos do cotidiano. Escreveu grandes hits que tornaram-se sucesso em algumas das principais vozes femininas da música brasileira como Zélia Duncan, Ivete Sangalo, Fernanda Abreu, Pitty, Cássia Eller, Ana Carolina, Marisa Monte e Daniela Mercury.
Exemplo também de esperança e superação, Herbert Vianna sofreu um acidente com o ultraleve que pilotava em 2001, que levou ao falecimento de sua esposa e que o fez perder parte da memória e o deixou paraplégico.
Mas, surpreendentemente, o artista voltou aos palcos no ano seguinte e continuou nos brindando com sua música e generosidade. Neste ano, o artista comemora os 40 anos com Os Paralamas do Sucesso, com uma turnê especial pelo pais.
05 curiosidades que unem Lulu Santos e Herbert Vianna
1 – Lulu foi inspiração pro Herbert
Quem acompanha a trajetória dos Paralamas do Sucesso sabe que Lulu Santos foi uma grande influência para Herbert Vianna, principalmente no que diz respeito a sua sonoridade e atitude como guitarrista.
Herbert sempre foi um grande fã do Lulu, desde a época em que o conheceu tocando na banda Vímana, e ficou mais fascinado ainda quando descobriu que os dois tinham nascido no mesmo dia. O ídolo virou amigo quando se conheceram e Lulu deu também muita força para a banda antes mesmo deles gravarem “Cinema Mudo”, em 1983, o primeiro álbum dos Paralamas.
Lulu Santos inclusive chegou a dar um conselho para Herbert Vianna, dizendo para o músico parar de falar tanto do quanto era fã de Lulu nas entrevistas e tentar achar um som próprio para ele, já que tudo que o Herbert tentava era ser parecido com o ídolo.
Conselho dado, conselho seguido! Herbert acabou virando tão importante para a música brasileira quanto Lulu!
2 – Lulu fez uma música especialmente para os Paralamas
A amizade entre Lulu Santos e Os Paralamas do Sucesso ficou tão próxima, que Lulu fez uma música especialmente para Herbert e seus companheiros gravarem. “Assaltaram a Gramática” em 1984, para o segundo álbum da banda: “O Passo do Lui”.
A música – praticamente uma poesia – é uma parceria entre Lulu Santos e o poeta baiano Waly Salomão. Lulu participou da gravação da música, ao lado de sua esposa na época – Scarlet Moon.
Depois, a canção ganhou uma segunda versão, “Assaltaram a Gramática II”, em que Gabriel o Pensador entrou também na composição, ao lado de Lulu Santos e Waly Salomão. Essa versão foi gravada por Lulu no álbum “Anti Ciclone Tropical”, em 1996.
3 – Os dois participaram da primeira edição do Rock’n Rio
Tanto Lulu Santos quanto Os Paralamas do Sucesso participaram – em 1985 – da histórica primeira edição do Rock in Rio, principal festival de música do Brasil e um dos principais festivais do mundo.
Foram 10 dias de música e muita emoção, na primeira Cidade do Rock – localizada em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro -que ocupou uma área de 250 mil metros quadrados e recebeu um público até então recorde de um milhão e 380 mil pessoas.
No palco – o maior do mundo na época, com 80 metros de boca de cena – 15 atrações nacionais e 16 internacionais, pela primeira vez a América do Sul recebia tantos artistas de outras regiões.
Lulu Santos se apresentou no dia 13 de janeiro, domingo, e no dia 18 de janeiro, sexta-feira. E Herbert com Os Paralamas, se apresentaram também no dia 13 e no dia 16, quarta-feira.
4 – Única parceria dos dois artistas: “Outra Beleza”
Herbert Vianna e Lulu Santos têm apenas uma parceria em comum: a canção “Outra Beleza”, lançada pelos Paralamas do Sucesso em 1996, no histórico álbum “9 Luas”.
5 – “4 do 5”, dia do aniversário dos dois, virou uma música de Lulu Santos em homenagem a Herbert Vianna.
Lulu Santos escreveu uma música chamada “4 do 5” (a data de hoje!), aniversário dele e do Herbert Vianna – em homenagem a seu grande amigo e fã – Herbert.
A música instrumental entrou para o álbum “Programa”, de Lulu, lançado em 2002, em duas versões: uma delas com a participação de Os Paralamas do Sucesso e a outra, só com Lulu, em que ele deu o subtítulo de “O Sub do Bi e do Ba”, querendo dizer que ele está substituindo os companheiros de Herbert nos Paralamas!