Dia Nacional do Livro: 4 livros de Nelson Motta para conhecer a MPB
Dia Nacional do Livro: 4 livros de Nelson Motta para conhecer a MPB
Dia 29 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Livro. Hoje também é aniversário do compositor e escritor Nelson Motta. Por isso, nesta matéria confira 4 livros da autoria de Motta para conhecer mais sobre a MPB. Confira: Dia Nacional do Livro A escolha da data deu-se em homenagem ao dia … Continued
por Lívia Nolla
Dia 29 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Livro. Hoje também é aniversário do compositor e escritor Nelson Motta. Por isso, nesta matéria confira 4 livros da autoria de Motta para conhecer mais sobre a MPB.
Confira:
Dia Nacional do Livro
A escolha da data deu-se em homenagem ao dia em que também foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a então colônia, em 1810.
Porém, o acervo chegou ao Rio de Janeiro antes, em 1808. Além de livros, havia manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas. Neste mesmo ano, o Brasil começou a editar seus próprios livros, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia. O primeiro livro a ser editado foi Marília de Dirceu, do escritor Tomás Antônio Gonzaga.
Nelson Motta
E, coincidentemente, neste mesmo dia – 29 de outubro – comemoramos o aniversário de um importante escritor, roteirista, jornalista, compositor, produtor musical, teatrólogo e letrista brasileiro: Nelson Motta, que completa hoje 79 anos!
Nelson tem um papel fundamental na música popular brasileira. Participou da segunda geração do movimento da bossa nova, em meados dos anos 60, junto com nomes como Edu Lobo e Dori Caymmi.
Em 1966, venceu a fase nacional do I Festival Internacional da Canção (FIC), com sua canção Saveiros (parceria com Dori Caymmi), interpretada por Nana Caymmi.
Também ajudou no desenvolvimento do rock brasileiro, por meio de seu trabalho como jornalista em O Globo e no programa Sábado Som, da Rede Globo.
No final da década de 1980, foi responsável pelo lançamento da carreira de Marisa Monte e pela produção do festival Hollywood Rock. Idealizou e formatou programas como Chico & Caetano (1986) e Armação Ilimitada (1985).
Nelson Motta é autor de mais de 300 canções da MPB
Nelson Motta é autor de mais de 300 canções da nossa MPB, com diversos parceiros, como:
- Como Uma Onda – Zen Surfismo, De Repente Califórnia, Tudo Azul, Sereia e Certas Coisas (todas com Lulu Santos, seu parceiro mais constante);
- Perigosa (com Rita Lee e Roberto de Carvalho);
- Coisas do Brasil (com Guilherme Arantes);
- e Dancing Days (com Ruban).
Produziu ainda espetáculos de artistas como Elis Regina, Marisa Monte e Gal Costa, e – com Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle – compôs a icônica canção de final de ano da Rede Globo: Um Novo Tempo.
Além disso, Nelson Motta é responsável por versões em português de músicas estrangeiras, que se tornaram grandes clássicos da MPB, como, por exemplo:
- Bem Que Se Quis (versão de E Po’ Che Fa’, de Pino Daniele, sucesso na voz de Marisa Monte);
- Soul De Verão (versão de Fame, de Michael Gore e Dean Pitchford, sucesso na voz de Sandra Sá);
- e Tudo Que Se Quer (versão de All I Ask Of You, de Andrew Lloyd Webber, Charles Hart e Richard Stilgoe, sucesso na voz de Emílio Santiago e Verônica Sabino.
4 livros sobre a MPB de Nelson Motta
E – como se não bastasse – Nelson Motta também é autor de peças de teatro e de diversos livros importantíssimos para se conhecer mais sobre MPB.
E, hoje, nós trouxemos uma lista com quatro livros musicais de Nelson Motta para você devorar:
1 – 101 canções que tocaram o Brasil – Editora Estação Brasil, 2016
Este é um dos livros de Nelson Motta que é uma verdadeira trilha sonora da história do Brasil. O escritor conta a história de 101 canções que, na sua concepção, foram o que de melhor produziu na Música Popular Brasileira.
Entre as músicas escolhidas estão obras de:
- Noel Rosa;
- Pixinguinha;
- Cartola;
- Ary Barroso;
- Dorival Caymmi;
- Chico Buarque;
- Caetano Veloso;
- Gilberto Gil;
- Tom Jobim;
- Vinicius de Moraes;
- Johnny Alf;
- Roberto Carlos;
- Paulinho da Viola;
- Rita Lee;
- Lulu Santos;
- Legião Urbana;
- Tim Maia;
- Raul Seixas, e tantas outras.
2 – Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia – Editora Objetiva, 2007
Transgressor, amoroso e debochado, o cantor que gostava de se definir como “preto, gordo e cafajeste”, se consagrou como um dos artistas mais queridos e respeitados da música brasileira. No ano em que se completavam dez anos de sua morte, a história de Tim Maia foi resgatada neste livro de seu grande amigo Nelson Motta.
A biografia é uma viagem pela vida do cantor, a começar pela infância e juventude, no bairro carioca da Tijuca. É o próprio Tim quem dá o tom bem-humorado da narrativa:
“No dia 28 de setembro de 1942, na rua Afonso Pena 24, minha mãe, Maria Imaculada, concebeu o gordinho mais simpático da Tijuca. E recebi o nome de Sebastião Rodrigues Maia”.
Nelson conta que a amizade com Tim começou em 1969, quando produziu para o disco de Elis Regina o dueto que apresentou ao mundo o vozeirão do cantor.
Por isso, é testemunha de histórias incríveis, como as aventuras vividas nos Estados Unidos. Como produtor musical e amigo, Nelson acompanhou essa jornada até os últimos dias da vida do cantor.
No livro, que virou filme e peça de teatro, ele narra um último encontro em Nova York, poucos meses antes da morte de Tim, em 1997.
3 – Noites Tropicais – Editora Objetiva, 2000
Gênios e pilantras. Roqueiros e sambistas. Pirados, freaks e doidões. Todos eles estão em Noites Tropicais e formam o elenco de estrelas dessa trama de sucessos e fracassos, de lágrimas e gargalhadas, entre sexos, drogas e MPB. Um relato sem censura de nossa música – umas das maiores contribuições brasileiras à beleza e à alegria do mundo.
Nelson Motta acompanhou e viveu intensamente cada momento da música brasileira de 1958 a 1992, a bossa nova, a jovem guarda, os festivais, o tropicalismo, a MPB, a discoteca e o rock.
Neste livro, onde estão reunidas suas memórias musicais, ele conta essa história recheada de episódios apaixonantes.
São 464 páginas onde Motta faz do leitor um entusiasmado participante deste arrebatador enredo. Acostumados a observar estes acontecimentos da plateia, somos convidados a conhecer o espetáculo pelo ângulo dos bastidores.
4 – Memória Musical – Editora Sulina, 1990
Memória Musical reúne artigos jornalísticos e literários. Documental e ágil, este livro vale não só como registro histórico da cultura de uma época, mas também pelo privilegiado testemunho da luta de tantos astros por um lugar ao sol.
Faz um balanço da duradoura aventura amorosa de Nelson Motta com a música, em que ele fala sobre artistas, como:
- Assis Valente;
- Dorival Caymm;
- Clementina de Jesus;
- Roberto Carlos;
- Gilberto Gil;
- Caetano Veloso;
- Gal Costa;
- João Gilberto;
- Antonio Carlos Jobim e muitos outros.
À sensibilidade para a música, Motta une a emoção permanente de quem não apenas acompanha o complexo processo que une estrelas e público, mas igualmente se envolve. É um entusiasta, e assim entusiasma o leitor.