Por que é tão difícil se tornar um milionário no Brasil?
Por que é tão difícil se tornar um milionário no Brasil?
Alguns fatores explicam a dificuldade de acumular riqueza entre os brasileiros, algo mais provável de ocorrer em outras partes do mundo
Um estudo da publicação Kiplinger indicou que as chances de enriquecer no Brasil são estimadas em 0,3 a 1%. Só para comparar, nos EUA, a probabilidade de alguém ficar rico é de 6,4%. Mas, por que é tão difícil ficar rico aqui no Brasil?
Essa diferença é influenciada por alguns fatores, como a idade econômica, o acesso a investimentos e a educação financeira aqui no Brasil. Ainda assim, o número de milionários está em crescimento. Dados mais recentes indicam que no Brasil, em 2024, temos cerca de 260 mil milionários. Nos EUA, há mais de 22 milhões de pessoas nessa condição.
O professor Fábio Gallo, especialista em finanças pessoais e colunista da Novabrasil, diz que “entre as cidades que geram mais milionários estão San Francisco, San Jose, Los Angeles, Boston e Austin, entre outras”. O dado é da empresa Casino.org.
Além dessas americanas, cidades como Tóquio, Londres, Sidney, Lisboa e Riad também podem criar oportunidades para se tornar milionário. Para Fábio Gallo, “ser um milionário é transformar a vontade num objetivo de vida e dedicar-se para construir a riqueza”.
A empresa Hansen Solutions aponta que a maioria dos milionários não teve a riqueza vinda de herança. Apenas um em cada cinco, recebeu dinheiro de patrimônio. De acordo com a empresa, 93% dos milionários americanos afirmam que enriqueceram trabalhando duro e cortando dívidas.
Apesar disso, o colunista da Novabrasil faz um alerta e reflexão para não nos perdermos na busca pela riqueza. “Vamos lembrar o que diz o Papa Francisco: a adoração ao bezerro de ouro encontrou uma nova e impiedosa versão no fetichismo do dinheiro”, conclui Gallo.