Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Irã minimiza ataque de Israel

Camilo Mota
10:28 19.04.2024
Notícias

Irã minimiza ataque de Israel

Rede italiana confirmou que os Estados Unidos foram comunicados pouco antes dos ataques

Camilo Mota - 19.04.2024 - 10:28
Irã minimiza ataque de Israel
Foto: Reprodução

O Irã interceptou três drones ao noroeste da cidade iraniana de Esfahan, no momento em que as tensões regionais se elevam. O ataque israelense foi confirmado por fontes anônimas ao The New York Times, mas até o momento nenhum dois dos países confirmaram a ação.

Em entrevista ao Jornal Novabrasil, o professor Manuel Furriela pontuou que “cada vez que os Estados envolvidos, Israel e Irã, entende que tem que responder aos ataques adversários, ficamos num ciclo interminável“.

O envio de drones por Israel acontece depois da ofensiva iraniana que enviou cerca de 300 drones e mísseis ao país chefiado por Netanyahu. Esse movimento do Irã foi uma resposta ao bombardeio israelense ao consulado iraniano em Damasco, na Síria, do dia 1º de abril.

O conselho de Segurança da ONU foi acionado, houve ataques mútuos, mas não houve nenhum acordo. Outra tentativa de mediação do conselho de Segurança da entidade pautou o reconhecimento do Estado Palestino e inclusão do Estado na organização, mas os Estados Unidos vetaram o projeto apoiado por 12 dos 15 membros.

Israel afirmou que iria contra-atacar o movimento do Irã, o que gerou pedidos de cautela pela comunidade internacional. E o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, disse que “é hora de interromper esse perigoso ciclo de retaliação” no Oriente Médio.

Para Furriela, houve um erro por parte de Israel ao atacar o consulado iraniano que matou 7 militares do Irã:

“Enquanto você tem o conflito entre Irã e Israel de forma indireta, através de outros grupos como Hezbolah, Hamas, você tem um cenário. Mas a partir do momento que você tem embates diretos entre os dois [Estados], muda completamente a situação e o mundo fica em risco, já que ambos são potências por conta da sofisticação dos seus equipamentos [militares].”

Tags relacionadas

irã Israel Oriente Médio Tensões
< Notícia Anterior

Porchat responde críticas por piada com idoso morto em banco

19.04.2024 08:54
Porchat responde críticas por piada com idoso morto em banco
Próxima Notícia >

Inteligência artificial poderá substituir os professores?

19.04.2024 11:21
Inteligência artificial poderá substituir os professores?
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business