Rock in Rio 40 anos
Rock in Rio 40 anos
Rock in Rio 40 anos! No dia 11 de janeiro de 1985, há exatos 39 anos, acontecia o primeiro dia da primeira edição do Rock’n Rio, principal festival de música do Brasil e um dos principais festivais do mundo. Mas, um ano antes, Ricardo Medina – fundador do Rock’n Rio – e … Continued
por Lívia Nolla
Rock in Rio 40 anos!
No dia 11 de janeiro de 1985, há exatos 39 anos, acontecia o primeiro dia da primeira edição do Rock’n Rio, principal festival de música do Brasil e um dos principais festivais do mundo. Mas, um ano antes, Ricardo Medina – fundador do Rock’n Rio – e sua equipe, já estavam nos preparativos. Por isso, neste ano, o festival vai fazer uma edição comemorativa dos seus 40 anos de história: o Rock’n Rio 40!
Um pouco de história
A primeira edição do Rock’n Rio aconteceu em 1985, e a abertura do festival foi no dia 11 de janeiro, há exatos 39 anos.
Naquela época, o país passava por grandes transformações e – após um longo período sob uma ditadura militar – começava a dar os primeiros passos rumo à democracia. Foi nesse cenário que nasceu o Rock in Rio. Pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical desse tipo.
Foram 10 dias de música e muita emoção, na primeira Cidade do Rock, que ocupou uma área de 250 mil metros quadrados, no Rio de Janeiro, e recebeu um público até então recorde de um milhão e 380 mil pessoas.
No palco – o maior do mundo na época, com 80 metros de boca de cena – 15 atrações nacionais e 16 internacionais, pela primeira vez a América do Sul recebia tantos artistas de outras regiões.
Neste primeiro dia, estavam os brasileiros Ney Matogrosso, Erasmo Carlos, Baby do Brasil e Pepeu Gomes, e os estrangeiros Whitesnake, Iron Maden e Queen. Mas ao longo dos outros dias, o festival recebeu outros nomes como: os brasileiros Ivan Lins, Elba Ramalho, Gilberto Gil, Os Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Blitz, Moraes Moreira, Alceu Valença, Kid Abelha e Barão Vermelho; e os estrangeiros Al Jarreau, James Taylor, George Benson, Rod Stewart, Scorpions, AC/DC, Ozzy Osbourne e Yes.
Um das coisas que começou a ser preparada em 1984, por exemplo, foi hino do festival, de autoria do compositor Nelson Wellington e do maestro Eduardo Souto Neto e gravado originalmente pelo grupo Roupa Nova.
Os números até hoje
Hoje, o Rock’n Rio – que já vai para a sua 23ª edição – ganhou o mundo e contou com edições fora do país: nove em Portugal, três na Espanha e uma nos Estados Unidos.
Ao longo dos anos, já foram:
- 3816 artistas
- 11,2 milhões de pessoas na plateia
- 12 milhões de fãs online
- 130 dias de evento
- 73 milhões de árvores garantidas na Amazônia, pelo Amazonia Live projeto socioambiental do Rock’n Rio
- 28 mil empregos gerados apenas em 2022
Rock’n Rio 40 anos
A edição especial de 2024 – Rock’n Rio 40 – já tem data e local para acontecer: dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 11 de abril, pelo site oficial do evento.
Por enquanto, já estão confirmadas as seguintes atrações:
- ED SHEERAN
- IMAGINE DRAGONS
- NE-YO
- JOSS STONE
- ANGÉLIQUE KIDJO
- IVETE SANGALO
- LUDMILLA
- LULU SANTOS
- JÃO
- GLORIA GROOVE
- OS PARALAMAS DO SUCESSO
- LUÍSA SONZA
A nova estrutura do Palco Mundo – que abriga as atrações principais do evento contará com 830 metros quadrados e o público ainda terá 6 telões de led para acompanhar os shows durante os 7 dias de evento.
Além disso, o Rock in Rio 2024 também prepara uma exposição interativa e imersiva contando da sua trajetória com a publicação de um livro e um novo musical que trará o evento e a cidade maravilhosa como narrativa. De acordo com a organização, o projeto ganhará vida dentro e fora da Cidade do Rock na próxima edição do festival.