Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

10 curiosidades sobre Geraldo Azevedo no dia do seu aniversário

Lívia Nolla
10:00 11.01.2024
Jornalismo

10 curiosidades sobre Geraldo Azevedo no dia do seu aniversário

Hoje, dia 11 de janeiro é aniversário do grande Geraldo Azevedo e nós preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre o cantor, compositor, violonista, arranjador e diretor musical pernambucano, que completa 79 anos! 1 – Geraldo Azevedo nasceu na zona rural de Petrolina, à beira do Rio São Francisco, e conviveu com … Continued

Lívia Nolla - 11.01.2024 - 10:00
10 curiosidades sobre Geraldo Azevedo no dia do seu aniversário
Geraldo Azevedo | Foto: Leo Martins - site oficial do artista
por Lívia Nolla

Hoje, dia 11 de janeiro é aniversário do grande Geraldo Azevedo e nós preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre o cantor, compositor, violonista, arranjador e diretor musical pernambucano, que completa 79 anos!

Geraldo Azevedo | Foto: Leo Martins - site oficial do artista
Geraldo Azevedo | Foto: Leo Martins – site oficial do artista

1 – Geraldo Azevedo nasceu na zona rural de Petrolina, à beira do Rio São Francisco, e conviveu com a música desde cedo: sua mãe, professora, cantava e promovia eventos culturais na escola, que funcionava em sua própria casa. Nestes eventos, aos quatro anos de idade, Geraldo Azevedo já cantava e se apresentava.

2 – Aos cinco anos, o artista ganhou seu primeiro violão, confeccionado pelo pai, e já arriscava os primeiros acordes.

3 – Mais tarde, na adolescência, com o surgimento da Bossa Nova, Geraldo Azevedo encantou-se pela música de João Gilberto, e passou a estudar o instrumento com mais afinco, tornando-se autodidata, com apenas 12 anos.

4 – O aniversariante do dia iniciou sua carreira musical em um programa de rock na rádio difusora de Petrolina e, logo, passou a apresentar o programa Por Falar em Bossa Nova.

5 – Geraldo Azevedo mudou-se para Recife para cursar Arquitetura, mas – logo – a música falou mais alto. Formou parcerias de sucesso e começou a se apresentar em universidades, participando de alguns coletivos de artistas e fazendo trabalhos que uniam o teatro, a literatura e a música. Logo, o artista começou também a compor, mudou-se para o Rio de Janeiro, tornando-se um dos mais requisitados violonistas do país.

6 – Como músico, Geraldo Azevedo acompanhou o paraibano Geraldo Vandré e – durante os anos de chumbo da ditadura – foi preso e torturado, só retomando a carreira no início dos anos 70, ao reencontrar-se com o conterrâneo Alceu Valença, lançando com ele o seu primeiro disco: Quadrafônico, que funde o rock com as influências regionais.

7 – O primeiro LP solo de Geraldo Azevedo veio em 1977. Depois disso, o artista lançou um sucesso atrás do outro, em mais de 50 anos de parcerias, com outros nomes como Luiz Gonzaga, Chico César, Elba Ramalho e Zé Ramalho.

8 – Juntos, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Elba Ramalho e Zé Ramalho formaram um dos mais importantes encontros da música popular brasileira: O Grande Encontro, em 1996. O show de imenso sucesso nacional, virou álbum, trazendo clássicos da MPB e da música nordestina, e vendendo mais de um milhão de cópias. Os artistas repetiram o encontro em 1997, em 2000, e em edição comemorativa de 20 anos, em 2016.

9 – Entre os maiores sucessos de Geraldo Azevedo, estão as canções: Dia Branco (parceria com Renato Rocha), Bicho de Sete Cabeças II (com Zé Ramalho e Renato Rocha), Dona da Minha Cabeça (com Fausto Nilo), Canção da Despedida (com Geraldo Vandré), Talismã (com Alceu Valença), Canta Coração (com Carlos Fernando), Moça Bonita (com Capinan) e Taxi Lunar (com Zé Ramalho e Alceu Valença).

10 – A contribuição de Geraldo Azevedo para a cultura e a música popular brasileira é gigante: sua obra explora uma vasta diversidade de ritmos nordestinos como o frevo, forró, xote, maracatu e baião, aliados às harmonias da bossa nova e também a influências do rock’n roll. A cada passo de sua brilhante carreira na música, luta para manter a tradição de suas raízes culturais e combate incessantemente o preconceito contra o povo nordestino.

 

Feliz Aniversário, Geraldo Azevedo!

Tags relacionadas

Alceu Valença aniversário curiosidade Geraldo Azevedo Livia Nolla MPB música Música Brasileira música popular brasileira o grande encontro
< Notícia Anterior

Ritchie lançará álbum em março, mesmo mês em que comemora 72 anos de vida

10.01.2024 17:41
Ritchie lançará álbum em março, mesmo mês em que comemora 72 anos de vida
Próxima Notícia >

Rock in Rio 40 anos

11.01.2024 14:46
Rock in Rio 40 anos
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business