FLIP 2024: Saiba tudo da maior festa literária do mundo
FLIP 2024: Saiba tudo da maior festa literária do mundo
Site da Novabrasil preparou especial com história e curiosidades; confira também entrevista com a curadora da Flip no programa ‘Vozes da Vez’
Com homenagem ao escritor, jornalista e dramaturgo Paulo Barreto (1881-1921), que usava como pseudônimo literário João do Rio, a 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) começou nesta quarta-feira (9) e vai até o 13 de outubro.
A festa será marcada pela presença de diversos escritores renomados e contará com 20 mesas de debate, além de uma extensa programação cultural.
A história da Flip
A Flip teve início em 2003, com o objetivo de estimular a literatura no país. No evento, artistas e editoras expõem suas obras literárias e participam de rodas de conversa. Também são montadas tendas e outros espaços para a realização de mesas, lançamentos de livros, estantes de vendas, área infantil, bancas de artesanato e apresentações culturais.
A cidade de Paraty, localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, foi pioneira e sedia o evento há mais de 20 anos.
Paraty foi escolhida como “casa” da FLIP pela sua importância histórica e cultural, já que contempla elementos da cultura indígena e portuguesa. Entre seus atrativos estão o Centro Histórico com suas ruas de paralelepípedos, as casas charmosas e as praias.
A manifestação cultural costuma afirmar que a literatura é a principal ferramenta para criar pontes entre diversas formas de arte e conhecimento. A FLIP, inclusive, foi reconhecida como Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
A Flip e a cultura brasileira
A festa é um espaço relevante para reforçar a importância da literatura brasileira, com a divulgação de autores nacionais e o incentivo de conversas entre escritores e leitores. O estímulo do mercado editorial, com a venda de livros físicos, também é um diferencial, já que o segmento está em crise no país, o mercado editorial brasileiro encolheu 6% em 2023, segundo a Nielsen BookData.
O evento permite aos fãs de leitura se surpreenderem com novas histórias ou revisitarem outras já conhecidas. Grandes nomes da literatura brasileira, como Conceição Evaristo e Itamar Vieira Junior, já estiveram presentes e reafirmaram a força da literatura nacional, com as mais variadas origens, tendências e linguagens.
A FLIP também tem um papel importante na preservação da cultura e história de Paraty, cidade sede. O evento se firmou como um dos principais destaques turísticos locais, levando leitores e escritores de diversas partes do Brasil e do mundo à região.
Depois do sucesso da FLIP, a cidade tornou-se palco de muitos outros festivais culturais como os de cinema, música e fotografia, por exemplo.
Nesta edição, por exemplo, o evento contará com a presença dos escritores Édouard Louis, da França, e Mohamed Mbougar Sarr, senegalês.
Curiosidades sobre a Flip
A FLIP costuma fazer homenagens especiais a um autor em específico, e o escolhido desta edição foi o escritor e jornalista João do Rio, pseudônimo mais famoso de Paulo Barreto (1881-1921), conhecido por suas crônicas e romances. A curadoria será da livreira e editora Ana Lima Cecilio.
LINK DA ENTREVISTA AQUI:
A edição ainda contará com renomados nomes da literatura contemporânea, como Carla Madeira, autora do sucesso “Tudo é Rio”, e Jefferson Tenório, dono de “O Avesso da Pele”.
As mesas de debate também se destacam na Flip. Importantes representantes da cultura brasileira, como Raoni Metuktire, líder indígena da etnia caiapó, e Txai Suruí, líder indígena ativista brasileira da etnia suruí, confirmaram presença.
A Festa Literária também dará atenção à literatura infantil. O comércio para públicos infantis cresceu 7% em 2023, segundo a Nielsen BookData – o que representa 14% do comércio de livros no país. Por isso, a literatura para as infâncias e juventudes tem destaque na Flip, com a tradicional programação de mesas literárias com autores, pés de livros, apresentações artísticas e mediação de leitura.
Outro incentivo interessante é a “Casa Flipeira”, responsável por auxiliar nas doações de livros realizadas pelo Educativo Flip, que, através da parceria com as editoras participantes da Festa Literária, já entregou mais de 80 mil livros para a população de Paraty. Até 2023, mais de 80 instituições receberam as doações.
A experiência da Flip
A programação principal acontece no coração da cidade, na praça da Matriz. Cerca de 50 autores e autoras se revezam na mesa do auditório, e o evento também conta com um telão para transmitir o conteúdo ao público da praça.
A cidade histórica como cenário da FLIP é um dos grandes atrativos, ressaltando a beleza das ruas e das praças públicas. Algumas casas se transformam em espaços para que grandes editoras nacionais montem suas programações.
A festa também vai além do centro. Há programações espalhadas com espaços parceiros.
Incentivo ao turismo de Paraty
A pluralidade do evento atrai turistas não só do Brasil, mas também de outras partes do mundo. Segundo dados da FLIP e da Prefeitura de Paraty, cerca de 27 mil pessoas visitaram a cidade durante a edição de 2023, número 10% maior do que no ano anterior. Já a lotação das pousadas chegou a 84%.
E a expectativa para este ano também é alta, e os ingressos estão à venda no site: https://flip.fcticket.com.br/.