Mantenha sua caderneta de vacinação sempre atualizada
Mantenha sua caderneta de vacinação sempre atualizada
As vacinas são seguras, eficazes e indispensáveis para a proteção contra diversas doenças
Em meio à correria do dia a dia é necessário separar um tempo para cuidar da própria saúde. Além de se alimentar bem e se exercitar regularmente, manter sua caderneta de vacinação em dia é muito importante para se proteger e proteger quem você ama de diversas doenças.
E para se vacinar é muito fácil: basta ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima com um documento com foto e, de preferência, com a caderneta de vacinação em mãos – a não apresentação deste não impede o paciente de ser imunizado. As vacinas estão disponíveis, de forma gratuita, durante o ano inteiro, para toda a população.
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza mais de 47 imunobiológicos (soros, vacinas e imunoglobulinas) para todos os brasileiros. Com esse sistema eficiente, o país aplica mais de 300 milhões de doses por ano e está aumentando sua cobertura vacinal. Por exemplo, no ano passado, 13 das 16 vacinas do calendário infantil registraram aumento das doses aplicadas e o Brasil não está mais na lista de países com mais crianças não imunizadas.
Para se manter como referência mundial sobre vacinação, o Ministério da Saúde lançou o “Movimento Nacional pela Vacinação” e incentiva os brasileiros a se imunizarem ao longo de toda a vida, tendo como base o Calendário Nacional de Vacinação, que mostra as doses necessárias para cada idade.
Porém, as redes sociais e os aplicativos de mensagens favoreceram a criação e divulgação de conteúdos falsos sobre vacinas, o que coloca vidas em risco. Portanto, não compartilhe
notícias sem confirmar a veracidade delas e sempre cheque as informações em fontes confiáveis e nos portais oficiais do Ministério da Saúde.
Vacine-se e mantenha sua caderneta sempre atualizada para proteger a si mesmo e aqueles quem você ama.
Caso tenha alguma dúvida, confira agora mesmo o material sobre vacinação disponibilizado pelo Ministério da Saúde.