Réveillon: época dos brindes
Eduarda Figueiredo com Harmonizando a Vida
Sommelier
Réveillon: época dos brindes
Saiba qual espumante escolher
Apesar de o espumante ser ideal para qualquer ocasião, nesta época do ano ele ganha destaque, e até aquelas pessoas que normalmente não costumam consumi-lo acabam entrando na onda!
Eu sou apaixonada pelas borbulhas e consumo semanalmente, afinal, a vida é para ser brindada sempre!
Brincadeiras à parte, o espumante deveria ser mais consumido no Brasil, pois, além de refrescante, é um grande coringa na harmonização, combinando desde um peixe grelhado até uma feijoada. Isso mesmo, ele vai bem até com feijoada, e eu posso provar isso!
Imagine que a feijoada é um prato super gorduroso e, sempre, temos ao lado frutas como laranja e abacaxi. O que buscamos com isso? Acidez! E o espumante é rico justamente em acidez, o que faz com que a gente salive e harmonize muito bem com comidas gordurosas. Aconselho testar, hummmmm!
Agora, explorando um pouco o mundo dos espumantes, existem basicamente dois tipos, dois estilos, dois métodos de produção:
- Método Charmat: a 2ª fermentação é feita em grandes cubas de inox, resultando em um espumante mais leve, fresco e delicado.
- Método Tradicional (Champenoise): a 2ª fermentação ocorre dentro da própria garrafa, uma a uma, gerando um espumante mais encorpado, intenso e persistente, com notas de pão, fruto da fermentação. Esse é o método utilizado para fazer os grandes champanhes do mundo!
Saibam que não existe um método melhor ou pior, o importante é você identificar o que mais lhe agrada. O fato é que o método tradicional tende a ser mais caro devido ao processo.
E você, já provou os diferentes tipos de espumante? Qual vai abrir para brindar 2025?
Atenção: o espumante não deve ser estourado! Caso contrário, o gás vai embora…
Mantenha sua caderneta de vacinação sempre atualizada
Eduarda Figueiredo com Harmonizando a Vida