Novabrasil
Litoral Norte de SP registra recorde de baleias em um dia, veja aqui
Litoral Norte de SP registra recorde de baleias em um dia, veja aqui
Profissionais do projeto Baleia à vista identificaram pelos menos 70 jubartes nesta segunda (24) em Ilhabela, o maior número em mais de 20 anos de expedição
“O dia 24 de junho de 2024 é um dia histórico para nós”, é assim que o pesquisador Julio Cardoso, um dos criadores do projeto Baleia à vista celebrou nas redes sociais a expedição desta segunda-feira. Durante o dia, Julio e sua equipe avistaram cerca de 70 jubartes e centenas de golfinhos da espécie Nariz de Garrafa.
As imagens captadas do barco e também de drones publicadas no perfil do projeto são impressionantes. “Em mais de 20 anos analisando e fotografando baleias no litoral brasileiro, nunca vimos uma quantidade tão grande de animais em um único dia”, comemorou Julio.
Julio Cardoso enviou diversas imagens à reportagem da Novabrasil dos registros desta segunda.


Questionados por seguidores se esse aumento expressivo pode estar relacionado às mudanças climáticas, os representantes do projeto Baleia à vista responderam: “claro que a presença de tantas baleias saudáveis é algo para comemorar. As mudanças climáticas podem sem dúvida estar interferindo nas rotas migratórias delas, já que a água do mar por aqui está mais quente que o normal para a época do ano e as jubartes migram para águas quentes no inverno para a reprodução. Mas isso ainda está sendo estudado e esperamos que este grande aumento da sua presença por aqui seja por fatores positivos, como o aumento da população de jubartes. Temos que estar atentos”, constataram os pesquisadores.
Confira imagens de drone:
Regras para observação de baleias
Julio Cardoso também fez questão de lembrar aos seguidores as regras para uma observação saudável de cetáceos, garantindo assim uma experiência segura para os observadores e principalmente para os animais. Segundo Julio, existe uma portaria 26 de dezembro de 1996, que estabelece algumas regras:
– Não persiga as baleias, mantenha livre a rota de navegação da baleia;
– Mantenha 100 metros de distância;
– O que não se pode fazer: separar os animais do grupo; encurralar as baleias, sempre se posicione ao lado da praia ou costeira;
– Além disso, evite barulho;
– Não jogue objetos na água;
– E nem mergulhe com as baleias;
Veja também:
– Não permaneça mais de 30 minutos;
– Drones acima de 100 metros;
– Permanecer até no máximo 30 minutos com a baleia;
– Não é permitido tocar ou mergulhar com as baleias;
– Permanecer até 2 embarcações por vez; – Manter o motor em neutro;
Números recentes têm mostrando realmente um recorde da presença de baleias no litoral brasileiro nos últimos anos. Em 2003, quando foi realizado um dos primeiros censos para monitorar a presença de jubartes por foi registrada a presença de 3.660 desses animais. O número foi considerado preocupante, já que especialistas estimavam que no passado havia entre 27 a 30 mil desses mamíferos em águas brasileiras.
Em 2022, o censo registrou o recorde de animais, com uma estimativa de cerca de 25 mil baleias jubarte no litoral do país. Esse aumento se deve também, segundo estudiosos, à proibição da caça predatória em 1986 no mundo e em 1987 aqui no Brasil.



