Nova vacina contra vírus VSR protege contra a bronquiolite
Vida e Saúde com Renato Kfouri
Pediatra, infectologista, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria
Nova vacina contra vírus VSR protege contra a bronquiolite
O colunista da Novabrasil, Renato Kfouri, explica que a prevenção é a melhor forma de garantir qualidade de vida para a criança
A vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável pelas infecções no trato respiratório como a bronquiolite infantil, começou a chegar aos centros e clínicas particulares do Brasil. A vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária em abril.
A bronquiolite acomete geralmente os bebês no primeiro ano de vida e é causada pelo vírus VSR. Ela causa falta de ar na criança e essa dificuldade vem de uma inflamação nos bronquíolos. Alguns casos necessitam de internação.
O pediatra e colunista da Novabrasil, Renato Kfouri, diz que “as crianças que desenvolvem bronquiolite, muitas delas, têm um chiado recorrente, quadros de crise de bronquite repetidamente. Prevenir melhora a qualidade de vida da criança”. Segundo ele, a chegada da vacina é uma boa notícia.
O imunizante é muito indicado para as gestantes. E, nas grávidas, “administrada na segunda metade da gestação, especialmente, depois de 28 semanas, gera uma proteção de 80% no bebê”, de acordo com o colunista. Em alguns países, esse índice chega a 90% de prevenção.
O médico Renato Kfouri lembra também que “o vírus sincicial acomete todas as idades, mas é justamente nos extremos, bebês e mais velhos que desenvolvem a doença de forma mais grave”. Segundo ele, para idosos há duas vacinas que previnem contra o vírus.
A nova vacina, a Abrysvo, é desenvolvida pela Pfizer e está disponível apenas na rede particular.
Vanessa Pedrosa: "Sabe o significado da palavra comunicação?"
Repatriados do Líbano desembarcam em Guarulhos no 2º voo da FAB
Vida e Saúde com Renato Kfouri