Repatriados do Líbano desembarcam em Guarulhos no 2º voo da FAB
Repatriados do Líbano desembarcam em Guarulhos no 2º voo da FAB
Assim como no primeiro voo da operação, a prioridade continua sendo para mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano
Mais 227 passageiros entre brasileiros e familiares que estavam no Líbano desembarcaram nesta manhã na Base Aérea de São Paulo. Ao todo, 465 pessoas já chegaram no Brasil com ajuda da Operação Raízes do Cedro do governo Federal.
A aeronave da Força Aérea Brasileira aterrissou às 6h58 desta terça-feira, 8 de outubro, na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. A bordo, 227 passageiros, incluindo 49 crianças, sete delas de colo. Três animais domésticos também foram resgatados.
Relatos
Nadime Ghomaim, que desembarcou neste segundo voo, relatou ao Jornalismo Novabrasil que estava no Líbano há três meses:
“Os últimos 20 dias foram de tristeza, destruição, sangue derramado pelo país todo, prédios sendo levados ao chão. Desesperador. A gente dormia com medo de uma bomba explodir sobre nossas cabeças“, contou.
Depois das férias no país, Nadime precisou ficar presa dentro de casa: “ninguém podia sair. Nem minha irmã podia sair, ela tinha uma loja que ficou fechada. A gente estava num lugar relativamente seguro, mas nesse momento, nada é seguro“, afirmou.
Já Hussein é brasileiro, mora em São Paulo, e a maior parte da família mora no Líbano. Os tios e a prima que residiam aqui no Brasil, foram viver no país:
“Essa atenção do governo brasileiro fez toda a diferença. Somos muito gratos, porque eles dão uma segurança, nos transmitem paz, então temos o apoio do governo para trazê-los (os familiares) de volta“.
A estimativa é de que a comunidade brasileira no Líbano tenha aproximadamente 20 mil pessoas. Cerca de três mil manifestaram interesse em retornar ao Brasil.
“Nossa intenção é colocar aqui na Base Aérea de São Paulo cerca de 500 pessoas por semana”, afirmou o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, na chegada do primeiro voo.
Para acompanhar o desembarque dos brasileiros e familiares, o repórter Decio Caramigo esteve na chegada do avião à Base Aérea de Cumbica e ouviu o relato de Layal, repatriada, que contou os últimos momentos no Líbano: