Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira, por Moraes Moreira

Lívia Nolla
10:33 08.07.2024
Autor

Lívia Nolla

Cantora e Pesquisadora Musical
Música

Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira, por Moraes Moreira

Caso não tivesse nos deixado inesperadamente no dia 13 de abril de 2020, vítima de um infarto agudo do miocárdio, o eterno, gigante e brilhante Novo Baiano, Moraes Moreira, estaria completando 77 anos de idade hoje. Talento e genialidade fIzeram de Moraes Moreira um dos nomes mais importantes da música popular brasileira de todos os … Continued

Avatar Lívia Nolla
- 08.07.2024 - 10:33
Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira, por Moraes Moreira
Moraes Moreira | Foto: Garapa (Divulgação)

Caso não tivesse nos deixado inesperadamente no dia 13 de abril de 2020, vítima de um infarto agudo do miocárdio, o eterno, gigante e brilhante Novo Baiano, Moraes Moreira, estaria completando 77 anos de idade hoje.

Talento e genialidade fIzeram de Moraes Moreira um dos nomes mais importantes da música popular brasileira de todos os tempos.

Moraes fez história como o principal compositor – ao lado de seu parceiro, o também poeta Luiz Galvão – dos Novos Baianos, grupo responsável por marcar a MPB para sempre com seu estilo único de fazer música e com o antológico disco Acabou Chorare, de 1972, considerado o melhor álbum de música brasileira de todos os tempos, pela Revista Rolling Stone Brasil.

Os Novos Baianos, nos anos 1970. Da esquerda para a direita: Baby, Dadi, Galvão, Negrita, Bolacha e Moraes Moreira. Embaixo: Grilo, Pepeu, Gato, Jorginho, Baixinho e Paulinho Boca de Cantor. Foto: Divulgação

Depois que deixou os Novos Baianos, Moraes fez história mais uma vez, transformando-se no primeiro cantor de trio elétrico do Brasil, ao lado de Dodô e Osmar, quando o carnaval ainda só contava com trios instrumentais.

Com mais de 50 anos de carreira, o cantor, compositor e instrumentista gravou mais de 40 álbuns, entre discos solo, com os Novos Baianos e outras parcerias.

Foi gravado por muitos nomes importantes da MPB como Gal Costa, Maria Bethânia, Simone, Fagner, Ney Matogrosso, Zizi Possi, Marisa Monte e Daniela Mercury. Além de Davi Moraes, seu filho, que – com sua carreira na música – também honra o legado deixado pelo pai.

Mestre no que diz respeito à diversidade musical, Moraes Moreira trazia em suas canções – além do rock, do samba, do frevo e do choro – influências da música erudita e até do hip-hop. 

Moraes Moreira em trio elétrico na Praça Castro Alves | Foto: Divulgação/Max Haack/Saltur

Era também um excelente cordelista. Muito influenciado pelo gênero tradicionalmente nordestino, Moraes tem até cadeira na Academia Brasileira de Literatura de Cordel e publicou um livro escrito todo nessa linguagem, em que conta a história dos Novos Baianos.

Se você quiser saber tudo sobre a vida e a obra do aniversariante do dia, escute o podcast Acervo MPB Especial Moraes Moreira, série original Novabrasil de audiobiografias de grandes nomes da nossa música.

Também temos uma playlist especial com os maiores clássicos de Moraes Moreira para você aproveitar!

E hoje, para homenagear ainda mais esse grande nome da nossa música, nós trouxemos a história por trás de um dos maiores sucessos de Moraes Moreira: a canção Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira.

História da canção Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira

​​Moraes Moreira contava que a ideia dessa canção surgiu quando estava dando uma volta de madrugada pelo Rio de Janeiro, com seu amigo e mestre João Gilberto, músico baiano que – além de ser conhecido como o Pai da Bossa Nova – foi uma das maiores influências dos Novos Baianos, praticamente um tutor da banda.

João Gilberto, em 1970 | Foto: Michael Ochs Archives

Descendo uma das ladeiras características da cidade ao lado do amigo, já com o dia amanhecendo, João Gilberto viu uma mulher negra, cheia de vida e energia, partindo pra mais um dia de luta, de trabalho.

Veja também:

Ele olhou para Moraes e disse: “Olha lá o Brasil descendo a ladeira”. Moraes ficou tão impactado com aquela analogia de João Gilberto, que transformou a frase em um dos seus maiores sucessos:

Quem desce do morro, não morre no asfalto
Lá vem o Brasil descendo a ladeira
Na bola, no samba, na sola, no salto
Lá vem o Brasil descendo a ladeira

Da sua escola é passista primeira
Lá vem o Brasil descendo a ladeira
No equilíbrio da lata não é brincadeira
Lá vem o Brasil descendo a ladeira

Moraes Moreira compôs a primeira parte da canção e a mostrou para o seu antigo parceiro de Novos Baianos, o cantor, guitarrista e compositor Pepeu Gomes, que fez a segunda parte: 

E toda a cidade que andava quieta
Naquela madrugada acordou mais cedo
Arriscando um verso, gritou o poeta
Respondeu o povo num samba sem medo

E enquanto a mulata em pleno movimento
Com tanta cadência descia a ladeira
A todos mostrava naquele momento
A força que tem a mulher brasileira

A dupla de compositores Pepeu Gomes e Moraes Moreira | Foto: Daniel Ramalho

Depois disso, Moraes foi mostrar a canção que tinha composto com Pepeu para João Gilberto, a quem considerava quase um terceiro compositor da música, por tê-lo inspirado naquelas andanças na madrugada pelas ladeiras do Rio de Janeiro.

João ainda acrescentou um acorde à música, dando mais charme  força à canção, que foi lançada em um álbum de mesmo nome, em 1979: Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira, e tornou-se um dos maiores sucessos da carreira de Moraes Moreira.

Gostou de saber mais sobre as histórias de grandes canções da nossa música popular brasileira? Continue acompanhando a nossa série Saudando Grandes Compositores da MPB. Hoje, homenageamos o aniversariante Moraes Moreira!

por Lívia Nolla

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

brasil brasilidade compositor Curiosidades história da canção história da música João Gilberto lá vem o brasil descendo a ladeira Moraes Moreira música música popular brasileira Novos Baianos Pepeu Gomes saudando Grandes Compositores da MPB
< Notícia Anterior

"Vitória da esquerda na França é vacina contra o medo", diz especialista

08.07.2024 08:39
"Vitória da esquerda na França é vacina contra o medo", diz especialista
Próxima Notícia >

Diego Amorim: Como foi o 'direitapalooza'

08.07.2024 11:57
Diego Amorim: Como foi o 'direitapalooza'
colunista

Lívia Nolla

Lívia Nolla é cantora, apresentadora e pesquisadora musical

Suas redes