
Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira, por Moraes Moreira

Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira, por Moraes Moreira
Caso não tivesse nos deixado inesperadamente no dia 13 de abril de 2020, vítima de um infarto agudo do miocárdio, o eterno, gigante e brilhante Novo Baiano, Moraes Moreira, estaria completando 77 anos de idade hoje. Talento e genialidade fIzeram de Moraes Moreira um dos nomes mais importantes da música popular brasileira de todos os … Continued


Caso não tivesse nos deixado inesperadamente no dia 13 de abril de 2020, vítima de um infarto agudo do miocárdio, o eterno, gigante e brilhante Novo Baiano, Moraes Moreira, estaria completando 77 anos de idade hoje.
Talento e genialidade fIzeram de Moraes Moreira um dos nomes mais importantes da música popular brasileira de todos os tempos.
Moraes fez história como o principal compositor – ao lado de seu parceiro, o também poeta Luiz Galvão – dos Novos Baianos, grupo responsável por marcar a MPB para sempre com seu estilo único de fazer música e com o antológico disco Acabou Chorare, de 1972, considerado o melhor álbum de música brasileira de todos os tempos, pela Revista Rolling Stone Brasil.

Depois que deixou os Novos Baianos, Moraes fez história mais uma vez, transformando-se no primeiro cantor de trio elétrico do Brasil, ao lado de Dodô e Osmar, quando o carnaval ainda só contava com trios instrumentais.
Com mais de 50 anos de carreira, o cantor, compositor e instrumentista gravou mais de 40 álbuns, entre discos solo, com os Novos Baianos e outras parcerias.
Foi gravado por muitos nomes importantes da MPB como Gal Costa, Maria Bethânia, Simone, Fagner, Ney Matogrosso, Zizi Possi, Marisa Monte e Daniela Mercury. Além de Davi Moraes, seu filho, que – com sua carreira na música – também honra o legado deixado pelo pai.
Mestre no que diz respeito à diversidade musical, Moraes Moreira trazia em suas canções – além do rock, do samba, do frevo e do choro – influências da música erudita e até do hip-hop.

Era também um excelente cordelista. Muito influenciado pelo gênero tradicionalmente nordestino, Moraes tem até cadeira na Academia Brasileira de Literatura de Cordel e publicou um livro escrito todo nessa linguagem, em que conta a história dos Novos Baianos.
Também temos uma playlist especial com os maiores clássicos de Moraes Moreira para você aproveitar!
E hoje, para homenagear ainda mais esse grande nome da nossa música, nós trouxemos a história por trás de um dos maiores sucessos de Moraes Moreira: a canção Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira.
História da canção Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira
Moraes Moreira contava que a ideia dessa canção surgiu quando estava dando uma volta de madrugada pelo Rio de Janeiro, com seu amigo e mestre João Gilberto, músico baiano que – além de ser conhecido como o Pai da Bossa Nova – foi uma das maiores influências dos Novos Baianos, praticamente um tutor da banda.

Descendo uma das ladeiras características da cidade ao lado do amigo, já com o dia amanhecendo, João Gilberto viu uma mulher negra, cheia de vida e energia, partindo pra mais um dia de luta, de trabalho.
Veja também:
Ele olhou para Moraes e disse: “Olha lá o Brasil descendo a ladeira”. Moraes ficou tão impactado com aquela analogia de João Gilberto, que transformou a frase em um dos seus maiores sucessos:
Quem desce do morro, não morre no asfalto
Lá vem o Brasil descendo a ladeira
Na bola, no samba, na sola, no salto
Lá vem o Brasil descendo a ladeira
Da sua escola é passista primeira
Lá vem o Brasil descendo a ladeira
No equilíbrio da lata não é brincadeira
Lá vem o Brasil descendo a ladeira
Moraes Moreira compôs a primeira parte da canção e a mostrou para o seu antigo parceiro de Novos Baianos, o cantor, guitarrista e compositor Pepeu Gomes, que fez a segunda parte:
E toda a cidade que andava quieta
Naquela madrugada acordou mais cedo
Arriscando um verso, gritou o poeta
Respondeu o povo num samba sem medo
E enquanto a mulata em pleno movimento
Com tanta cadência descia a ladeira
A todos mostrava naquele momento
A força que tem a mulher brasileira

Depois disso, Moraes foi mostrar a canção que tinha composto com Pepeu para João Gilberto, a quem considerava quase um terceiro compositor da música, por tê-lo inspirado naquelas andanças na madrugada pelas ladeiras do Rio de Janeiro.
João ainda acrescentou um acorde à música, dando mais charme força à canção, que foi lançada em um álbum de mesmo nome, em 1979: Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira, e tornou-se um dos maiores sucessos da carreira de Moraes Moreira.
Gostou de saber mais sobre as histórias de grandes canções da nossa música popular brasileira? Continue acompanhando a nossa série Saudando Grandes Compositores da MPB. Hoje, homenageamos o aniversariante Moraes Moreira!
por Lívia Nolla