Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Famílias da MPB: Gil, Elis, Caymmi, Caetano, Jobim e muito mais

Lívia Nolla
10:00 15.05.2024
Autor

Lívia Nolla

Pesquisadora Musical
Música

Famílias da MPB: Gil, Elis, Caymmi, Caetano, Jobim e muito mais

Você sabia que 15 de maio é o Dia Internacional das Famílias? Por isso, hoje, trouxemos diversas Famílias da MPB para celebrar

Lívia Nolla - 15.05.2024 - 10:00
Famílias da MPB: Gil, Elis, Caymmi, Caetano, Jobim e muito mais
Famílias da MPB: Gil, Elis, Caymmi, Caetano, Jobim e muito mais

Você sabia que 15 de maio é o Dia Internacional das Famílias? Por isso, hoje, trouxemos diversas Famílias da MPB para celebrar

A data comemorativa – instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1994, e celebrada anualmente – promove a sensibilização para as questões relacionadas com as famílias e aumenta o conhecimento dos processos sociais, econômicos e demográficos que afetam as famílias do mundo todo.

Em 2024, ano em que celebra 30 anos de existência, o Dia Internacional das Famílias tem como tema: Famílias e Alterações Climáticas. 

As alterações climáticas têm um impacto negativo na saúde e no bem-estar das famílias por meio do aumento da poluição, enquanto os acontecimentos climáticos extremos exacerbados pelas alterações climáticas, como furacões, secas e inundações, conduzem frequentemente à deslocação forçada e à perda de meios de subsistência para famílias e indivíduos. 

Capacitar as famílias por meio da educação, da mudança de hábitos de consumo e da defesa de direitos é fundamental para uma ação climática significativa e eficaz. As famílias transmitem valores por gerações e, por isso, é importante incutir hábitos sustentáveis ​​e consciência climática nas famílias desde cedo. 

Saiba mais sobre o Dia Internacional das Famílias no site oficial da ONU.

Nós da Novabrasil, inspirados pelo Dia Internacional das Famílias, resolvemos trazer uma série de Famílias da MPB. Grupos familiares formados por três ou mais artistas que fazem parte da história da nossa música. E olha que eles não são poucos, hein? Vamos lá?

Parte da grande família de Gilberto Gil: filhos, netos e bisnetos (Foto: Reprodução/Instagram)

Família Gil

Ô família boa de fazer artistas maravilhosos, essa de Gilberto Gil!

Um dos maiores nomes da história da música popular brasileira, lenda viva e patrimônio cultural do nosso Brasil, o baiano tem filhos, netos e – muito em breve – bisnetos músicos!

Do seu primeiro casamento, com Belina de Aguiar, Gil teve Nara, a filha cantora que o acompanha há anos, fazendo backing vocal de apoio para a sua banda. Nara é mãe do cantor, compositor e instrumentista João – neto de Gilberto Gil – um dos três integrantes da banda Gilsons.

Os três netos da outra filha de Gil e Belina, Marília – Pedro, Gabriel e Lucas  – apesar de não terem trabalhos paralelos como músicos, se apresentaram tocando percussão durante a turnê Nós A Gente, que reuniu toda a família de Gilberto Gil nos palcos.

Do seu segundo casamento, com Sandra Gadelha – a “Sandrão“, pra quem Gil escreveu a belíssima música “Drão”, o baiano teve mais dois filhos músicos. O mais velho, Pedro, era um grande baterista e chegou a tocar com o pai no Rock in Rio de 1985, mas – infelizmente – faleceu aos 19 anos, em um trágico acidente de carro.

E a segunda filha de Gil e Sandra, é a cantora, compositora, empresária e apresentadora Preta Gil. Preta, por sua vez, é mãe do cantor, compositor e instrumentista Francisco Gil, o Fran, outro integrante da banda Gilsons.

Do terceiro casamento de Gilberto Gil, com Flora Gil, sua empresária e esposa desde 1981, Gil tem mais dois filhos músicos: o mais velho, Bem Gil, é cantor, arranjador, produtor musical e multi-instrumentista, e acompanha o pai em sua banda, além de se apresentar com outros artistas.

O filho mais velho de Bem, Bento, de 20 anos, também já acompanhou o avô nas turnês, e segue a carreira de músico.

A segunda filha de Gil e Flora, não seguiu carreira na música: é a Chef de cozinha e apresentadora Bela Gil. Mas a filha mais velha de Bela, Flor – de 15 anos – já segue uma carreira de cantora, acompanha o avô nas turnês

Para completar, o filho mais novo de Flora e Gil, é baterista da banda do pai e também o terceiro integrante da banda Gilson ‘s: o cantor, compositor e instrumentista João Gil.

Como dissemos no início, não pára por aí: os pequenos bisnetos de Gilberto Gil, Sol de Maria (filha de Francisco) e Sereno (filho de Bem) já parecem artistas prontos, quando sobem ao palco dos shows do avô em família! Vem novos “Golzinhos” musicais por aí, pra nossa sorte!

Caetano Veloso ao lado dos três filhos e da irmã, Bethânia | Foto: Reprodução

Família Veloso

Mais duas das lendas vivas de contribuição gigante para a nossa música popular brasileira, os gigantes Caetano Veloso e Maria Bethânia são irmãos, filhos da eterna Dona Canô.

Além disso, Caetano também transmitiu o seu legado para os seus três filhos músicos.

Moreno Veloso é filho de Caetano com sua primeira esposa, Dedé Gadelha (irmã da Sandra Gadelha, a mãe da Preta Gil, segunda esposa do Gilberto Gil, pra quem o baiano escreveu a música Drão, lembram?). Pois bem! Preta e Moreno são primos!

Moreno é cantor, compositor, produtor e instrumentista, e compôs a sua primeira canção quando tinha apenas nove anos, em 1981, em parceria com o pai: Um Canto de Afoxé para o Bloco do Ilê, uma declaração de amor ao carnaval da Bahia. 

Moreno, que tem dois discos solo lançados, também é afilhado da grande musa da MPB, Gal Costa, para quem produziu dois discos.

Os outros dois filhos de CaetanoZeca e Tom – são frutos de seu casamento com sua atual empresária e esposa Paula Lavigne.

Tom Veloso – o filho mais novo – também é cantor, compositor e instrumentista, fez parte da banda Dônica, e sua composição Talvez,  em parceria com o pai, foi – em 2012 – a primeira música brasileira na história do Grammy Latino a levar prêmio de gravação do ano.

Zeca Veloso é a voz aguda e cristalina por trás do super sucesso Todo Homem, do álbum Ofertório, composta por ele, que também é instrumentista, além de cantor e compositor.

​Caetano Veloso e os três filhos apresentaram – entre 2018 e 2019 – a famosa turnê Ofertório Ao Vivo, que virou álbum e DVD. 

Elis Regina e seus três filhos: Pedro Mariano, Maria Rita e João Marcelo | Foto: Reprodução Instagram

Família Elis Regina

A eterna e inigualável Elis Regina, uma das mais belas e potentes vozes da música brasileira e mundial, também deixou o seu legado vivo na música. Além das canções que eternizou em sua bela voz, Elis tem três filhos artistas:

Da relação da cantora com o produtor musical e compositor Ronaldo Bôscoli, nasceu o seu primeiro filho: o produtor e empresário musical João Marcello Bôscoli.

Já os grandes cantores e compositores Pedro Mariano e Maria Rita são filhos de Elis com um dos maiores pianistas e arranjadores do Brasil: César Camargo Mariano.

Jair Rodrigues entre os filhos Jair Oliveira e Luciana Mello | Foto: Marcela Beltrão

Família Jair Rodrigues

Desta mesma geração, são os filhos do eterno e saudoso Jair Rodrigues: Jair Oliveira (antes Jairzinho) e Luciana Mello seguiram os passos do talentoso pai e construíram carreiras brilhantes na música. 

Começaram ainda crianças, Jair no grupo infantil Balão Mágico, onde ficou dos 9 aos 11 anos (e onde a irmã mais nova também fez uma participação por um tempo) e Luciana participando de um álbum do pai, Jairzão, aos cinco anos de idade.

Os dois seguiram carreiras independentes, mas sempre muito unidos. Jairzinho é produtor, inclusive, de alguns discos da irmã – e compôs, entre muitas outras, uma das canções de maior sucesso da carreira de Luciana: Simples Desejo

Simoninha e Max de Castro com a imagem do pai ao fundo, no show Baile do Simonal | Foto: Reprodução

Família Simonal

Ainda dessa mesma geração, Wilson Simoninha e Max de Castro seguiram o caminho do seu talentoso pai: o inesquecível Wilson Simonal de Castro, uma das maiores vozes que o Brasil já conheceu. 

Os dois são cantores, compositores, multi- instrumentistas e produtores musicais. Estiveram juntos em dois grandes projetos que homenageavam o pai: O Baile do Simonal e Os Filhos dos Caras, em que cantam com os também filhos de outros grandes nomes da música: Léo Maia (filho de Tim Maia), Luciana Mello e Jair Oliveira. 

Max e Simoninha ganharam o Kikito de Melhor Trilha Sonora no Festival de Gramado, pelo filme Simonal.

Chico Buarque com a irmã Miúcha e João Gilberto | Imagem: Reprodução Facebook Chico Buarque

Família de Buarques, Gilbertos e Browns

Esta é outra família cheia de ramificações e talentos musicais de peso!

Vamos lá: o  gigante  Chico Buarque e a saudosa Miúcha, ambos cantores e compositores, são irmãos. Além deles, também as irmãs Ana de Hollanda e Cristina Buarque também são artistas: Ana é cantora, compositora, produtora, diretora teatral, roteirista, atriz e dramaturga, e Cristina é cantora e compositora.

Vale lembrar que Chico também é instrumentista, escritor e dramaturgo.

Miúcha foi casada com o chamado “Pai da Bossa Nova”, João Gilberto – baiano que transformou para sempre a história da nossa música – e os dois tiveram juntos a também cantora, compositora e produtora musical Bebel Gilberto

Carlinhos Brown com alguns dos seus filhos, entre eles os músicos Chico Brown e Clara Buarque, netos de Chico Buarque | Imagem: Reprodução Instagram

Chico, foi casado com a atriz Marieta Severo, com quem teve três filhas. A filha do meio, Helena, foi casada com o multi-artista baiano Carlinhos Brown, e dois dos quatro filhos que tiveram também enveredaram para a música: Chico Brown – cantor, compositor e instrumentista, que toca com Marisa Monte e também é seu parceiro de composição – e Clara Buarque, cantora e atriz. 

Dorival Caymmi com os filhos Dori, Danilo e Nana, e a esposa Stella Maris | Foto: Divulgação

Família Caymmi

Outro dos maiores nomes que a nossa música já conheceu, também deixou algumas gerações de músicos como legado, além de sua obra primorosa: o baiano Dorival Caymmi.

Seus três filhos seguiram carreira na música: os instrumentistas, cantores, arranjadores e compositores Dori e Danilo Caymmi (Dori também é produtor), e a cantora e compositora Nana Caymmi.

Seus netos Alice e Juliana, filhas de Danilo, também são cantoras e compositoras. A esposa de Dorival Caymmi, Stella Maris também era cantora.

Tom Jobim com a filha caçula, a cantora Maria Luiza Jobim | Foto: Reprodução redes sociais

Família Jobim

O maestro, compositor, arranjador, instrumentista e cantor carioca Tom Jobim também deixou o seu legado: dois de seus quatro filhos seguiram na música.

O mais velho – Paulo Jobim – falecido em 2022 – foi cantor, compositor, instrumentista e maestro. O filho de Paulo é o cantor, compositor e pianista Daniel Jobim.

E a mais nova – Maria Luiza Jobim – também é cantora e compositora, com dois álbuns lançados.

Djavan com seus filhos e netos | Foto: Divulgação

Família Djavan

O alagoano Djavan, outro gigante da nossa música, também possui três filhos (todos do seu primeiro casamento) que fizeram carreira na música, seguindo os passos talentosos do pai:

A mais velha, Flávia Virgínia, começou na música aos 16 anos, quando participou da canção Curumin, no álbum Djavan, de 1989. Depois disso trabalhou como vocalista de apoio para nomes como Gal Costa, Maria Bethânia e Marisa Monte e lançou dois álbuns.

Já o segundo, Max Viana, de 50 anos, também começou carreira artística como o pai, é cantor, compositor e guitarrista e lançou três álbuns. E o terceiro, João Viana, é baterista e produtor musical, já tendo tocado com nomes – além de seu pai – como Cássia Eller e Sandra Sá.

Martinho da Vila em estúdio com os filhos — Foto: Reprodução / Instagram Mart’nália

Família da Vila

E, para encerrar esta matéria especial Famílias da MPB, temos uma família da Vila!

Dos oito filhos do grande sambista, cantor e compositor carioca Martinho da Vila, vários seguiram caminho na música, mas duas delas ganharam um maior destaque: são elas a cantora, compositora, instrumentista e atriz Mart’nália e a cantora, pianista, produtora musical e arranjador Maíra Freitas.

por Lívia Nolla

Tags relacionadas

brasil brasilidade dia da família famílias da mpb MPB Música Brasileira
< Notícia Anterior

Prejuízos para comércio do Sul passam dos R$ 5 bilhões, segundo Fecomércio

15.05.2024 08:14
Prejuízos para comércio do Sul passam dos R$ 5 bilhões, segundo Fecomércio
Próxima Notícia >

Anitta e Tiago Iorc estão juntos em música de 'Antes Que o Mundo Acabe'

15.05.2024 10:51
Anitta e Tiago Iorc estão juntos em música de 'Antes Que o Mundo Acabe'
colunista

Lívia Nolla

Suas redes

© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business