#2 ForasDeSérie | GAL COSTA: 7 maiores sucessos
#2 ForasDeSérie | GAL COSTA: 7 maiores sucessos
Durante toda a sua vida, dentro e fora dos palcos, Gal Costa sempre foi assunto na mídia. Em sua trajetória como artista, teve diversos marcos importantes em sua vida. Desse modo, na segunda matéria do Foras de Série especial Gal Costa, veja alguns dos maiores sucessos de Gal Costa neste artigo, além de uma playlist … Continued
Durante toda a sua vida, dentro e fora dos palcos, Gal Costa sempre foi assunto na mídia. Em sua trajetória como artista, teve diversos marcos importantes em sua vida. Desse modo, na segunda matéria do Foras de Série especial Gal Costa, veja alguns dos maiores sucessos de Gal Costa neste artigo, além de uma playlist com 50 canções eternizadas em sua voz, pronta para dar o play.
Gal foi um dos grandes nomes da MPB e consequentemente é um dos grandes nomes da música brasileira, de modo geral. Infelizmente, no início do mês de novembro de 2022, a cantora veio a falecer, em sua residência, vítima de um infarto. Como forma de agradecimento, e também para ressaltar a importância dessa artista no cenário histórico-cultural brasileiro, confira um pouco mais acerca dos seus principais sucessos.
A MPB e a Bahia
Assim como Gil, Caetano, Maria Bethânia e diversos outros nomes desse gênero musical, Gal Costa também é oriunda do estado da Bahia. A sua carreira teve também muita influência do movimento tropicália (ou tropicalismo) que tinha como principais representantes Gilberto Gil e o próprio Caetano Veloso.
Desse modo, a artista conseguiu trazer em seus discos e singles diversas referências ao movimento, participações de artistas da época e, principalmente, um pouco mais da Bahia para todo o povo brasileiro. Durante sua jornada na música, Gal Costa lançou mais de 35 discos com músicas e temáticas variadas, das quais boa parte delas entraram para história e ficam como um legado incrível que ela deixou para nós, brasileiros.
1. Chuva de Prata
Essa canção é a simplificação dos maiores talentos da música brasileira. Além de uma letra extremamente rica e cheia de subjetividade, Chuva de Prata é uma ótima exibição da voz de Gal, atingindo notas bastante agudas. A música foi composta por Ed Wilson e Ronaldo Bastos, nos anos 80.
2. Baby
Como durante toda a sua trajetória musical, Gal teve a sua vida recheada de parcerias, alguns dos seus maiores sucessos foram composições de outros artistas. Baby é um exemplo disso: composta por Caetano Veloso, a música ganhou forma e notoriedade através da voz de Gal Costa.
3. Aquarela do Brasil
Esta é mais uma das diversas composições de artistas que ganharam sua versão mais famosa através da voz única e inconfundível de Gal Costa. Não precisa ser fã de Gal ou até mesmo de MPB, é quase certeza que você já deve ter ouvido inúmeras vezes o verso “Brasil, meu Brasil brasileiro”. A cantora conseguia interpretar as canções de um modo que pareciam terem sido criadas por ela, ou especialmente para ela – o que, às vezes, era o caso. A canção foi composta por Ary Barroso, em 1939.
4. Vapor barato
Essa música tem uma importância gigantesca na notoriedade de Gal Costa na música brasileira, e é sem dúvidas uma das maiores composições da história da nossa música. Quem assina a composição é Waly Salomão e Jards Macalé. Foi lançada em 1971 e ganhou o Brasil por meio da voz de Gal, em seu disco Fa-Tal – Gal a Todo Vapor.
5. Vaca Profana
Vaca Profana foi lançada em 1984, como uma provocação à grande mídia, e uma resposta à todo conservadorismo. A composição é de Caetano Veloso e acabou sendo perfeitamente interpretada por Gal.
6. Um Dia de Domingo
Mais uma parceria com grandes artistas da época, a composição Um dia de Domingo é uma composição de Michael Sullivan e Paulo Massadas, e foi lançada por Gal no álbum Bem Bom, de 1985, e teve parceria de Tim Maia. A música consegue retratar de maneira muito poética e lírica a busca e a necessidade por um amor, através da esperança de que o coração fale mais alto que a própria razão.
7. Samba do Avião
Mais uma canção em parceria com artistas da época, a canção Samba do Avião retrata a visão áerea do Rio de Janeiro. Composta por Tom Jobim em 1962 e lançada naquele mesmo ano, o verso “Rio, eu gosto de você” traz uma ideia de pertencimento e identificação com a cidade. Trazendo elementos que dizem respeito ao próprio carnaval, a música viaja do Cristo Redentor a Copacabana trazendo elementos de exaltação à cultura popular e as belezas naturais da cidade.
Fizemos uma playlist com os 50 maiores e mais importantes sucessos eternizados na voz de Gal Costa, ao longo dos seus quase 60 anos de carreira, o que dá praticamente uma música por ano. Agora, é só dar o play! E vale lembrar que amanhã, 12h, tem mais uma matéria do FORAS DE SÉRIE especial Gal Costa.