BRASIL COM S – Biquíni Fio Dental
BRASIL COM S – Biquíni Fio Dental
Toda semana abordamos a história por trás de produtos genuinamente brasileiros que – assim como a MPB – foram criadas aqui no nosso país e transformaram esse mundão afora. Já que estamos em pleno verão e durante a época do ano que remete as férias, hoje, no Brasil com S, falamos sobre o Biquíni Fio … Continued
Toda semana abordamos a história por trás de produtos genuinamente brasileiros que – assim como a MPB – foram criadas aqui no nosso país e transformaram esse mundão afora. Já que estamos em pleno verão e durante a época do ano que remete as férias, hoje, no Brasil com S, falamos sobre o Biquíni Fio Dental!
O biquíni foi uma invensão “bombástica”
O biquíni de duas peças foi criado em 1946, pelo designer francês Louis Réard. Antes disso, mostrar o umbigo ainda era um grande tabu e os trajes de banho eram maiôs com pernas, que cobriam quase o corpo todo.
O lançamento foi tão bombástico e explosivo, que o nome “biquíni” foi dado em referência aos bombardeios atômicos experimentais em Atol de Bikini, no Oceano Pacífico, no mesmo ano, após a Segunda Guerra Mundial.
A peça ganhou mais ascensão ainda, quando apareceu pela primeira vez nas telonas, no filme E Deus Criou A Mulher, usada pela atriz francesa Brigitte Bardot.
Em 1948, o primeiro biquíni foi utilizado no Brasil
Em 1948, o primeiro biquíni foi utilizado no Brasil, pela alemã Miriam Etz, nas praias do Rio de Janeiro. Logo ele foi popularizado por famosas como Helô Pinheiro, a eterna Garota de Ipanema, e pela revolucionária atriz Leila Diniz (que posou grávida e de biquíni e a imagem tornou-se símbolo da liberação feminina nos anos 70).
Com o passar dos anos, o biquíni ganhou o mundo, além de novos e diferentes formatos e cortes.
Mas o modelo de biquíni fio dental, criado em meados dos anos 80, não é nem francês, nem alemão. É uma invenção puramente brasileira!
O modelo de biquíni fio dental foi criado em meado dos anos 80, no Brasil
Cidinho da Bumbum
Foi no ano de 1979, que o paraibano residente no Rio de Janeiro, Alcindo Pereira da Silva, abriu a primeira grife de moda praia a ter uma loja voltada exclusivamente para a venda de biquínis no Brasil, a BumBum, nas ruas de Ipanema.
Cidinho da BumBum, como ficou conhecido, criou o biquíni fio dental como uma evolução – ainda menor – do modelo de biquíni asa-delta (que ele já havia criado, inspirado pela prática de enrolar a parte lateral do biquíni para deixá-lo mais cavado, que crescia entre as mulheres nas praias cariocas).
Quem estreou e lançou o biquíni fio dental nas praias do Rio foi a modelo, considerada um sex symbol na época, Magda Cotrofe. Logo o modelo fio dental de Cidinho ficou super famoso e passou a ser usado por outras musas das praias, referências no mundo da moda, como Luiza Brunet e Monique Evans.
O fio dental causou repercussão internacional, ficando famoso como “o biquíni brasileiro”
Cidinho da BumBum ficou tão famoso na época, que chegou a abrir unidades de sua loja em Ibiza e na Califórnia. O fio dental causou repercussão internacional, ficando famoso exatamente como “o biquíni brasileiro”, por ser característico das nossas praias e dos nossos corpos. Mas mulheres do mundo todo puderam ter contato com o modelo, que ultrapassou a barreira do tempo e é sucesso até os dias de hoje.
Atualmente, Cidinho Pereira e suas invenções ocupam uma parte da sala exclusiva destinada ao Brasil, no BikiniArt Museum, na Alemanha, que concedeu a ele o prêmio Janara Swimwear Award de 2020 (Prêmio Honorário de Moda Praia Janara 2020), criado em homenagem à doutora em Artes e Design brasileira Janara Morenna, especialista em moda praia. Janara é um nome indígena que significa “princesa das águas frescas”.