Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

72 anos de Luiz Melodia em 35 sucessos

Novabrasil
09:30 07.01.2023
Brasilidade

72 anos de Luiz Melodia em 35 sucessos

Pérola Negra, te amo! Hoje, dia 07 de janeiro, seria aniversário de um dos maiores e mais irreverentes nomes da música popular brasileira de todos os tempos. Luiz Melodia completaria 72 anos, se não tivesse nos deixado órfãos de seu talento, carisma e genialidade em 2017, aos 66 anos, vítima de um raro tipo de … Continued

Novabrasil - 07.01.2023 - 09:30
72 anos de Luiz Melodia em 35 sucessos
Luiz Melodia é um dos maiores nomes da MPB de todos os tempos | Foto: Daryan Dornelles/Editado.

Pérola Negra, te amo! Hoje, dia 07 de janeiro, seria aniversário de um dos maiores e mais irreverentes nomes da música popular brasileira de todos os tempos. Luiz Melodia completaria 72 anos, se não tivesse nos deixado órfãos de seu talento, carisma e genialidade em 2017, aos 66 anos, vítima de um raro tipo de câncer. Em homenagem, separamos uma playlist com 35 sucessos de Luiz Melodia para você.

Luiz Melodia é um dos maiores nomes da MPB de todos os tempos | Foto: Daryan Dornelles/Editado.

Sobre Luiz Melodia

Luiz Melodia herdou o sobrenome artítico do pai

O cantor, compositor, instrumentista e ator carioca nasceu no Morro do Estácio, em 1951, e descobriu o amor pela música ainda criança, ao ver o pai – sambista e compositor, de quem herdou o sobrenome artístico Melodia – tocando em casa. 

Em 1963 – aos 12 anos – já tocava, cantava e compunha e começou a carreira se apresentando na noite carioca e frequentando os sambas dos morros da cidade. No ano seguinte, formou o conjunto Os Intocáveis, em que tocava sucessos da Jovem Guarda e da Bossa Nova. A mescla dessas influências com o soul, o blues e o rock’n roll, formou a sua identidade musical única e original.

Da esq. para a dir., no exército; já recuperado do corte militar, com cabeleira rasta; exercitando a “elegância black” nos anos 70 | Foto: Arquivo pessoal/Abril Imagem/Revista Trip

O primeiro disco de Melodia foi o antológico Pérola Negra, em 1973

Luiz Melodia lançou o seu primeiro e antológico disco, Pérola Negra, em 1973, que já contava com o grande sucesso da faixa-título, canção que o projetou nacionalmente dois anos antes, quando gravada por Gal Costa em seu clássico disco Gal a Todo Vapor, de 1971.

Depois de ser apresentada a Luiz Melodia por Wally Salomão e Torquato Neto – que descobriram o artista tocando no Morro do Estácio – Gal passou a considerá-lo um de seus compositores preferidos da vida. No ano seguinte à gravação de Gal, Maria Bethânia gravou o grande sucesso Estácio Holly Estácio, em seu álbum Drama – Anjo Exterminado, projetando de vez Melodia para o Brasil inteiro.

E para você conhecer mais detalhes sobre a vida e a obra do artista, também temos o Acervo MPB Luiz Melodia, um episódio especial da nossa série exclusiva Novabrasil de áudio-biografias de grandes nomes da nossa música.

Capa do álbum “Pérola Negra”, de Luiz Melodia (1973) | Foto: Divulgação.

72 anos de Luiz Melodia em 35 canções

A partir daí, o artista tornou-se um dos maiores nomes da nossa música, conhecido mundialmente, fazendo parcerias de sucesso e lançando outros grandes clássicos em sua inconfundível voz. A lista dos grandes sucessos da sua carreira é imensa, por isso, fizemos uma playlist com algumas delas pra vocês se deliciarem nestes 72 anos de Luiz Melodia!

Aproveitem essa voz de veludo de timbre marcante, em canções que vão contando, uma a uma, a trajetória de Luiz Melodia na ordem cronológica, desde Pérola Negra até a sua partida repentina deste plano.


Tags relacionadas

Brasilidades cultura cultura brasileira cultura nacional Luiz Melodia luiz melodia wikipedia morte de luiz melodia Notas musicais Perola negra sucessos luiz melodia Tudo sobre Luiz Melodia
< Notícia Anterior

Lia de Itamaracá, Rainha da Ciranda, lança "Dorme, Pretinho”

06.01.2023 15:00
Lia de Itamaracá, Rainha da Ciranda, lança "Dorme, Pretinho”
Próxima Notícia >

38 anos sem Aracy Cortes, a primeira grande cantora popular brasileira

07.01.2023 15:00
38 anos sem Aracy Cortes, a primeira grande cantora popular brasileira
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business