Você conhece a história da música Os Outros, de Leoni?
Você conhece a história da música Os Outros, de Leoni?
Leoni compôs 'Os Outros' em 1985; confira matéria especial aqui
Você conhece a história da música Os Outros, de Leoni?
08 de abril é dia de comemorar o aniversário dele, que é um dos grandes cantores e compositores da nossa MPB: Leoni completa 63 anos hoje!
E, para homenagear o aniversariante do dia e seguir homenageando grandes compositores da nossa música popular brasileira, nós damos continuidade à série Saudando Grandes Compositores da MPB, em que contamos a história de grandes clássicos das carreiras desses artistas.
por Lívia Nolla
Sobre Leoni
Nascido no Rio de Janeiro, em 1961, Carlos Leoni Siqueira Júnior iniciou sua carreira na música aos 16 anos, tocando baixo em sua primeira banda rock, formada com os amigos da escola.
O talento e a forte veia artística o levaram a assumir o papel de baixista e principal compositor da banda Kid Abelha, em 1981, ao lado de George Israel, Paula Toller, Alessandro Gonçalves e, mais tarde, Bruno Fortunato.
Com a banda, Leoni emplacou grandes sucessos como Pintura Íntima, Garotos e Como eu Quero (todas parcerias com Paula Toller); Fixação (parceria com Beni e Paula Toller); Os Outros (composição só de Leoni) e muitos outros hits.
Depois de quatro discos de ouro e mais de 500 mil discos vendidos, o músico deixou a banda em 1986, para fundar os Heróis da Resistência, onde passou a atuar também como vocalista. Com a nova banda, lançou três discos e estourou os hits Só Pro Meu Prazer (parceria dele com Fabiana Kherlakian) e Doublé de Corpo (parceria com Lulu Martin).
A banda se desfez em 1993 e Leoni partiu para a carreira solo, conquistando o país inteiro com hits como Garotos II, sua primeira canção a dominar as paradas de sucesso nessa nova fase.
De lá pra cá, construiu uma carreira brilhante, com diversos álbuns lançados e muitas canções inesquecíveis. Além de grandes parcerias com nomes como Cazuza (com quem escreveu Exagerado); Leo Jaime (seu parceiro em A Fórmula do Amor); Herbert Vianna (com quem compôs Por que não eu?); Frejat; Ney Matogrosso; Ivan Lins; Paulinho Moska e muitos outros.
Além de tudo, Leoni também enveredou para os lados da literatura – sempre ligado ao universo musical – e escreveu quatro livros: Letra, músicas e outras conversas; em que entrevista grandes nomes da música popular brasileira sobre seus processos criativos na hora de compor; Manual de Sobrevivência no Mundo Digital; em que conta como os artistas podem sobreviver nesta nova era; e os poéticos A Margarida mostrando os Dentes e Baião de 2 (com Mauro Santa-Cecília).
Hoje, para prestar uma homenagem a este artista tão importante da nossa MPB, vamos contar a história de um de seus maiores sucessos: a canção Os Outros, composta por Leoni em 1985.
História da canção Os Outros, de Leoni
Leoni compôs Os Outros – letra e música – em 1985, e a canção entrou para Educação Sentimental, o segundo álbum da banda Kid Abelha, da qual o artista foi um dos fundadores e ainda fazia parte, e quando a banda ainda chamava Kid Abelha e os Abóboras Selvagens.
O compositor conta, em um vídeo de seu canal no YouTube, que na época em que escreveu a canção, estava escutando muito uma banda inglesa chamada Style Council, que misturava new bossa com harmonias mais sofisticadas.
Era a primeira vez que Leoni viajava com o dinheiro do seu trabalho, e ele sozinho foi para Nova York, para ficar hospedado na casa de um amigo de seu empresário na época. Ele alugou um violão (porque queria mesmo era comprar umas outras coisas para o seu contra-baixo), par, entrou em uma loja que vendia song books, que são aqueles livros com as cifras de músicas famosas.
Leoni comprou o song books da Style Council, e – inspirado por aquelas canções, começou a compor a melodia de Os Outros. Só que a casa em que o músico estava hospedado era um loft, que não tinha paredes entre os cômodos. E, antes de Leoni terminar de compor a melodia, foi “convidado a se retirar” e ir para um hotel.
O artista se hospedou em um hotel no mesmo bairro em que já estava, o Greenwich Village, bairro bastante ligado ao movimento punk e ao rock’n roll no geral, em frente à Washington Square.
Foi ali que, sozinho depois de uma separação amorosa, Leoni terminou de compor a letra de Os Outros, inspirado nessa sensação do fim de relacionamentos – principalmente quando somos muito novos – de que nunca mais vamos encontrar alguém igual, ou tão bom quanto.
Aquela mania que temos de comparar um relacionamento com o anterior, um parceiro ou uma parceira com o que tivemos antes deles, achando que os outros nunca chegarão aos pés daquele pelo qual estamos sofrendo no momento.
Já conheci muita gente
Gostei de alguns garotos
Mas depois de você
Os outros são os outros
Ninguém pode acreditar
A gente separado
Eu tenho mil amigos
Mas você foi o meu melhor namorado
Procuro evitar comparações
Entre flores e declarações
Eu tento te esquecer
A minha vida continua
Mas é certo que eu seria sempre sua
Quem pode me entender
Depois de você
Os outros são os outros e só
Gostou de saber mais sobre as histórias de grandes canções da nossa música popular brasileira? Continue acompanhando a nossa série Saudando Grandes Compositores da MPB. Hoje, homenageamos o aniversariante Leoni.