Três novos artistas do Sudeste para conhecer; Ajuliacosta está na lista
Três novos artistas do Sudeste para conhecer; Ajuliacosta está na lista
Conheça Os Garotin, Ajuliacosta e Joabe Reis, nesta semana especial em que apresentaremos novos artistas de cada uma das 5 regiões do Brasil
Não tem nada mais bonito no Brasil do que a nossa diversidade. Somos um país plural e isso se reflete na nossa música, arte, cultura, moda e gastronomia. Cada canto do país traz um pouco da nossa beleza e brasilidade.
Por isso, nesta semana especial, nós da Novabrasil apresentaremos novos artistas musicais de cada uma das cinco regiões do Brasil para você conhecer melhor.
Já trouxemos três novos artistas das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Hoje, é dia de conhecermos três artistas da Região Sudeste, a mais povoada região do Brasil, e aquela que concentra as principais atividades econômicas do país.
É de lá, que apresentamos para vocês os gonçalenses Os Garotin, a paulista Ajuliacosta e o capixaba Joabe Reis.
Os Garotin
Os Garotin é formado por Anchietx (Lucas Anchieta), Cupertino (Victor Cupertino) e Leo Guima (Leonardo Guimarães), crias da cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, E uma das maiores revelações da música brasileira dos últimos tempos.
O trio – que já tinha cada um os seus trabalhos solos em paralelo – uniu suas influências e referências musicais criando um som singular, que evoca os antigos bailes blacks. O seu primeiro álbum Os Garotin de São Gonçalo, de 2024, é uma ode à Soul Music, à essência da MPB e à energia do R&B, tudo isso emoldurado por uma atmosfera repleta de sentimento e groove.
Antes disso, em 2023, o trio lançou o EP Os Garotin Session, que foi o precursor da carreira, com sucessos como Queda Livre, Pouco a Pouco e o viral Zero a Cem.
Em seguida, veio mais um EP, no mesmo ano – Só Vem – e outro ainda em 2024: Mais Uma História de Amor, que contou com a participação de Caetano Veloso na faixa Nossa Resenha.
Em 2024, Os Garotin estão no line-up dos principais festivais do país, como Doce Maravilha, Sarará, Turá e Rock The Mountain, além de abrirem os shows de despedida da turnê AmarElo – Gira Final, do Emicida, na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro.
Conheça o trabalho de Os Garotin:
Ajuliacosta
Compositora e rapper, Júlia Costa – conhecida como Ajuliacosta – é nascida em Mogi das Cruzes, município da região metropolitana de São Paulo, e um dos grandes nomes do rap nacional da atualidade.
Ajuliacosta deixa como marca em sua música a autenticidade e força da mulher brasileira negra. Os sons são criados de situações do dia-a-dia e cada frase é um desabafo para aumentar sua auto-estima. A artista viu no hip hop uma forma de se encontrar como pessoa e profissional.
Passando por expressões da cultura desde jovem, como a arte de rua, a moda e a música, AJU também firmou seu espaço com roupas autênticas e customizadas e mantém sua marca de roupa feminina, a AJC$hop. Ela conta que a moda apareceu do desejo de participar ativamente do movimento hip hop: “Eu tinha muita vontade de comprar, mas não tinha grana, então comecei a fazer”.
Na música, Ajuliacosta mescla batidas de rap com influências de trap, funk e afrobeats. Ela lançou o EP AJU, em 2021, mostrando seu lado combativo, impetuoso e feroz. Uma espécie de contraste com seu primeiro disco, Brutas Amam, Choram e Sentem Raiva, de 2023, em que Júlia explora facetas sensíveis e emotivas, elaborando dores, vulnerabilidades e ressentimentos.
E a ambivalência de personalidade se mistura pelo repertório do álbum, entre faixas que expõe inseguranças e desejos aflorados pelos encontros e desencontros românticos e outras que exploram temas como ancestralidade, injustiça social e a violência sofrida pela população preta e periférica.
Conheça o trabalho de Ajuliacosta:
Joabe Reis
Joabe Reis é um dos mais importantes trombonistas e artistas da nova cena urbana do jazz instrumental brasileiro.
O instrumentista, compositor e produtor nascido em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, toca trombone desde os 12 anos de idade, e lançou seu primeiro álbum – Crew in Church, aclamado pela crítica em 2020 – com participação de Toninho Horta, Nelson Ayres e Elliot Mason, integrante do Lincoln Center at Orchestra.
Joabe reverencia o jazz, altamente influenciado pelo Hip-Hop, Neo Soul, Funk, mas também pela MPB e o Pop.
Entre 2021 e 2023, o artista lançou os singles Primeira Dose, I Just Wanna Breathe feat Sintese e Homem Pássaro, um feat com a cantora Paula Lima.
Agora em 2024, Joabe Reis lançou seu primeiro disco: 028, uma homenagem à cidade onde nasceu. O título do álbum é o código de DDD do município do Espírito Santo, e traz – além das composições do capixaba – os clássicos da MPB Asa – de Djavan – e Se Eu Quiser Falar com Deus, de Gilberto Gil, esta última na voz de Mirella Costa.
Antes disso, o trombonista tocou com artistas como Ivan Lins, Hermeto Pascoal, Hamilton de Holanda, Anitta e Roberto Menescal.
Conheça o trabalho de Joabe Reis:
por Lívia Nolla