A história da música “João e Maria”, de Chico Buarque
A história da música “João e Maria”, de Chico Buarque
Por trás de todo grande clássico da nossa música, tem sempre uma grande história. Com "João e Maria", de Chico Buarque e Sivuca, não seria diferente.
Você conhece a história da música João e Maria, de Chico Buarque e Sivuca?
Por trás de todo grande clássico da música brasileira, tem sempre uma grande história. E, com João e Maria não seria diferente
Hoje, nós vamos contar essa história para vocês!
João e Maria, de Chico Buarque e Sivuca
Muitas das canções de Chico Buarque fazem parte do repertório e do imaginário de gerações e gerações de brasileiros, por conseguirem traduzir os nossos sentimentos, fazerem nos identificar, nos emocionar e instigarem a nossa imaginação.
Chico é um gênio! E, aliado à outro gênio da musicalidade, que é o multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor paraibano Sivuca, só poderia nadcer uma obra prima de parceria!
Esse encontro é curioso: a inspiração para a letra da música João e Maria veio para Chico Buarque, quando ele recebeu uma composição que Sivuca havia criado em 1947, quando tinha 17 anos, e Chico apenas três anos de idade.
Por quase 30 anos, a música seguiu sem nome, servindo às serenatas de seu autor.
Passados esses 30 anos após a composição da melodia e harmonia, em 1976, Sivuca enviou a músicapara Chico Buarque em uma fita K7.
Chico conta que se remeteu à própria infância quando escutou a música pela primeira vez. A marca da existência temporal da obra em seu ano da criação, levou Chico Buarque à sua época de infância, resgatando a ingenuidade em seus versos.
Ele relata: “Quando eu fui fazer, a letra me remeteu obrigatoriamente pra um tema infantil.”.
Ainda de acordo com Chico, a letra saiu “com cara de música infantil porque, simplesmente, na fitinha ele (Sivuca) dizia; ‘Fiz essa música em 1947.’ Aí pensei: ‘Mas eu era criança…’ e me levou pra aquilo.”
Chico Buarque então, compôs a letra baseada em um diálogo de crianças, pois além de ter sido composta quando ele mesmo ainda era uma criança, aquela valsinha remetia a um tema infantil.
“Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você
Além das outras três”
Naquela época,Chico Buarque estava em uma fase de compor músicas infantis e havia acabado de adaptar o musical italiano Os Saltimbancos para o português. A peça, apesar de infantil, também tratava de temas políticos.
E neste contexto surgiu João e Maria, uma canção sobre um relacionamento, ou um ciclo, que chega ao fim, mas que também pode tratar de temas políticos, ao criticar regimes autoritários, como o que o Brasil estava passando na época da composição: a Ditadura Militar.
Chico Buarque foi mestre em driblar a censura dos tempos duros de repressao e ditaduta, com metáforas em suas letras, que parecwm dizer uma coisa, mas querem dizer outra. Por isso ele foi tão perseguido durante a Ditadura Militar, teve que se exilar na Itália e usou até heterônimos para assinar suas composições.
“Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava um rock
Para as matinês
Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigada a ser feliz“
Neste trecho, além da clara referência a soldados nazistas, Chico ainda estaria falando dos bedéis, inspetores disciplinares que na época da ditadura atuavam como dedos duros nas universidades, e juízes que serviam ao regime.
E o autor ainda termina tentando trazer algum tipo de esperança para tempos tão duros, como que em uma ingenuidade e pureza infantil:
“Sim, me dê a mão
A gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade
Acho que a gente nem tinha nascido”
O nome da canção remete ao clássico conto de fadas dos Irmãos Grimm, no qual duas crianças que se perdem na floresta por terem marcado o caminho com migalhas de pão e são capturadas pela bruxa malvada.
A gravação da música João e Maria
João e Maria foi gravada por Nara Leão e lançada no álbum Os Meus Amigos São Um Barato, de 1977, que contou com a participação de Chico Buarque e Sivuca – o primeiro cantando no dueto, e o segundo tocando sanfona.
No encarte do LP, Nara escreveu: “Pedi uma música ao Chico. Ele me mandou uma de parceria com Sivuca sobre um tema infantil – João e Maria. Dias antes o Cacá(Cacá Diegues), que foi marido de Nara e pai de seus filhos Isabel e Francisco] tinha me chamado a atenção para a conversa de Francisco e Isabel com alguns amigos onde eles diziam: “eu era a princesa, eu era o cavalo…” Cacá observou que os tempos do verbo estavam no passado. Um faz de conta, mas ainda no passado. Quando vi a música de Chico, achei engraçado. Ele tinha percebido o universo infantil tão perfeitamente. Não falava pela criança, mas era a criança que falava. O Chico é fogo. Forma e conteúdo perfeitos. A gravação se passou muito tranquila. O Sivuca é uma graça. Fazia questão que a gente chamasse seu instrumento de sanfona e não de acordeom. Deu um show de musicalidade e gentileza.”
A canção ganhou ainda mais projeção quando entrou para a novela de sucesso Dancing Days, da Rede Globo, em 1978.
por Lívia Nolla