
12 sucessos de Gabriel o Pensador no dia do aniversário do artista

12 sucessos de Gabriel o Pensador no dia do aniversário do artista
O artista completa mais uma ano de vida hoje. Site da Novabrasil traz uma lista de hits do rapper, cantor, compositor e escritor carioca


Vamos relembrar 12 sucessos de Gabriel o Pensador? Hoje, dia 04 de março, é aniversário do rapper, cantor, compositor e escritor carioca e nós preparamos uma lista de 12 músicas que marcaram a história do artista e do Brasil inteiro.
Mas, primeiro, vamos relembrar um pouco da trajetória de Gabriel o Pensador.
Sobre Gabriel o Pensador
Nascido Gabriel Contino – em Vila Isabel, no Rio de Janeiro – mudou-se com a mãe, por quem foi criado, para São Conrado, na Zona Sul da cidade, onde conviveu com moradores da favela da Rocinha, se aproximando do universo do rap.
Com o sucesso do hit “Thriller”, do artista estadunidense Michael Jackson, em 1982, Gabriel descobriu o break, e – a partir de então – começou a participar de rodas de break com músicas que ele traduzia de filmes.
Com o nome artístico de Gabriel o Pensador, o artista despontou no cenário musical participando da coletânea “Tiro Inicial”, lançada no Rio de Janeiro, no início da década de 1980.
Produzida pelo CEAP (Centro de Articulações das Populações Marginalizadas) e tendo como mentor o político e ativista negro Ivanir dos Santos e como produtor musical Mairton Bahia, a coletânea aglutinou os primeiros artistas ligados ao hip hop carioca: Gabriel o Pensador, MV Bill e Filhos do Gueto (liderado pelo rapper Gilmar), entre outros.
No ano de 1992, Gabriel o Pensador lançou o compacto “Tô feliz (Matei o Presidente)”, mas a música foi censurada e proibida de ser executada publicamente, pois o Ministério da Justiça considerou que ela incentivava o assassinato do ex-presidente Fernando Collor de Mello, então em processo de impeachment.
Em seguida, Gabriel foi contratado pela Sony Music e, ainda neste ano, lançou o primeiro disco da carreira: “Gabriel O Pensador”, que, além de contar com a faixa “Tô Feliz (Matei o Presidente)” – já com Collor fora da presidência – continha os sucessos: “Lôra Burra” (que ganhou uma nova versão em 2019, intitulada “Evolução”, atualizada e defendendo a individualidade de cada mulher), e “Retrato de um Playboy” (em que refere-se aos “filhinhos de papai” alienados e que vivem às custas da família).
Em 1995, Gabriel O Pensador, lançou seu segundo álbum, “Ainda é Só o Começo”. Com produção de Fábio Fonseca, o disco gerou polêmica nos meios educacionais em função da música “Estudo Errado”, levando professores e educadores, de modo geral, a protestarem.

O sucesso dos próximos álbuns
Já o álbum seguinte, “Quebra-cabeça”, vendeu cerca de 1,5 milhão de cópias. Produzido pelo DJ Memê, seus principais sucessos foram “2345meia78”; “Dança Do Desempregado”; “Eu E A Tábua” e “Pátria Que Me Pariu” (ambas parcerias com André Gomes, e a primeira comparticipação deEvandro Mesquita, Márcia Bulcão e Hannah Lima); “Cachimbo da Paz” (parceria com DJ Memê e Lulu Santos, que participa da faixa); e “Festa da Música”, em que cita vários sucessos e artistas da MPB e com participação de Sandra SáeMartinho da Vila.
No ano 2000, Gabriel lançou o álbum “Nádegas a Declarar”, que vendeu 200 mil cópias e contou com as participações deFernanda Abreu, no sucesso da faixa título (parceria de Gabriel com Liminha e Fernanda Abreu); e de Lulu Santos, no hit “Astronauta”, parceria do rapper com Lulu.
Em 2001, Gabriel o Pensador lançou o disco “Seja Você Mesmo, Mas Não Seja Sempre o Mesmo”, que trouxe o grande sucesso “Até Quando?” (parceria com Tiago Mocotó e Itaal Shur).
Veja também:
E no ano de 2002, no Canal Futura, o artista apresentou o programa “Ponto de Ebulição”, no qual falava da produção científica nacional em seus diversos aspectos, juntamente com o professor Carlos Vogt.
Em 2003, o rapper lançou o primeiro disco ao vivo, intitulado “Gabriel O Pensador MTV Ao Vivo”, gravado em show na Fundição Progresso e no qual regravou diversos sucessos dos 10 anos de carreira e ainda algumas inéditas.
No ano de 2005, Gabriel o Pensador lançou o álbum “Cavaleiro Andante”, no qual contou com a participação especial do grupo Detonautas na faixa “Sorria” (parceria com Tico Santa Cruz, Renato Rocha e Itaal Shur); do filho Tom em “Sem Neurose” (parceria com Itaal Shur); da rapper paulista Negra Li na música “Deixa Rolar” (também parceria com Itaal Shur); e de Adriana Calcanhotto na faixa “Tás a Ver” (parceria com Berna Ceppas).
Em 2012 foi a vez do álbum “Sem Crise”, que conta com a participação de,e, que traz participações de Carlinhos Brownna faixa “Foi Não Foi” (Gabriel o Pensador/Carlinhos Brown/Wladimir Gasper); de Rogério Flausino, na faixa “Brilho Cego”; de Nando Reis, em “Boca com Boca” (com quem divide a autoria); de Jorge Ben Jorem “Surfista Solitário” (em que cita o clássico “Solitário Surfista”, do próprio Jorge); e do grupo Afroreggae, em “Pimenta e Sal”.
O mais recente álbum lançado por Gabriel o Pensador é de 2023, e chama-se “Antídoto Para Todo Tipo de Veneno”, trazendo a música “Cachimbo da Paz 2”, com participação de Lulu Santos eXamã.
Considerado um dos artistas brasileiros que mais desenvolveram o rap no Brasil, Gabriel o Pensador obteve também grande sucesso em Portugal a partir de 1996, país para qual faz constantes viagens para turnê de divulgação de seus discos.
Além de rapper, Gabriel também é escritor e lançou vários livros, entre eles:
- O autobiográfico “Diário Noturno” (2001);
- Os infantis “Um Garoto Chamado Rorbeto” (que ganhou o Prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil, em 2005); “Meu Pequeno Rubro-Negro” (2011); e “Bagunça” (2020);
- “Gualín” (2020);
- “Nada Demais” (com coautoria com Laura Malin, 2021).
Paralelamente a isso, Gabriel o Pensador também é um ativista social, tendo como projetos o “Pensador Futebol”, que investe em jovens jogadores que querem se profissionalizar, além do projeto social “Pensando Junto”, que atende às crianças da Rocinha.