Ouça ao vivo
No ar agora

10 curiosidades sobre Beto Guedes no dia do seu aniversário

Lívia Nolla
09:50 13.08.2024
Autor

Lívia Nolla

Cantora e Pesquisadora Musical
Música

10 curiosidades sobre Beto Guedes no dia do seu aniversário

Hoje é aniversário de um dos grandes nomes da nossa música popular brasileira: o cantor, compositor e multi-instrumentista mineiro completa 73 anos; confira especial

Lívia Nolla - 13.08.2024 - 09:50
10 curiosidades sobre Beto Guedes no dia do seu aniversário
Beto Guedes | Foto: Lívia Bastos / Divulgação

Hoje é aniversário de um dos grandes nomes da nossa música popular brasileira: o cantor, compositor e multi-instrumentista mineiro Beto Guedes completa 73 anos neste 13 e agosto de 2024.

Para homenagear o artista nesta data especial, nós trouxemos uma lista com 10 curiosidades sobre Beto Guedes para você. Aproveite!

Beto Guedes | Foto: Agência Retalho/Divulgação
Beto Guedes | Foto: Agência Retalho/Divulgação

1 – Beto Guedes nasceu e cresceu em um ambiente muito musical: seu pai – Godofredo Guedes – era músico e compositor e Beto normalmente apresenta a regravação de uma das composições do pai em seus discos. Como por exemplo, as canções:

  • Belo Horizonte, no álbum A Página do Relâmpago Elétrico, de 1977;
  • Cantar, no álbum Amor de Índio, de 1978;
  • Casinha de Palha, no álbum Sol de Primavera, de 1979.

2 – Beto Guedes começou a tocar em bandas na sua cidade, desde a adolescência. Além de cantar e compor, o músico toca violão, guitarra, bandolim, baixo, bateria, percussão e teclado.

3 – Em 1970 – aos 18 anos – o artista participou do seu primeiro festival: o V Festival Internacional da Canção, com a canção Feira Moderna, sua parceria com Lô Borges e Fernando Brant, defendida pela banda Som Imaginário.

4 – O artista ficou conhecido do grande público em 1972, por sua participação – com apenas 20 anos – no histórico álbum Clube da Esquina, de Milton Nascimento e Lô Borges, considerado recentemente o maior álbum de música brasileira de todos os tempos e que deu nome a um dos maiores e mais importantes movimentos da MPB.

Lô Borges, Milton Nascimento e Beto Guedes no estúdio na época do Clube da Esquina | Foto: Reprodução

Ao lado de Milton, Lô e de outros artistas – quase todos mineiros – como Márcio Borges, Fernando Brant, Wagner Tiso, Ronaldo Bastos, Tavinho Moura, Toninho Horta e Flávio Venturini, Beto Guedes e o Clube da Esquina trouxeram uma sonoridade única para a música brasileira, ao fundirem as inovações propostas pela Bossa Nova com elementos do jazz, do rock (principalmente dos ingleses The Beatles), da música folclórica, da música regional mineira, erudita e hispânica. 

Essas influências permeiam todo o trabalho musical do Clube: desde a composição, aos arranjos, às letras, processos de gravação em estúdio e shows. Logo, o grupo tornou-se referência de qualidade na MPB, pelo alto nível de sua performance, e por disseminar suas inovações e influência nacional e internacionalmente. 

5 – No disco Clube da Esquina, Beto Guedes interpreta os clássicos: Saídas e Bandeiras nº 1 e nº 2 (de Milton Nascimento e Fernando Brant) e Nada Será Como Antes (de Milton e Ronaldo Bastos). Além disso, o músico faz backing vocals em algumas faixas, e se alterna entre baixo elétrico, guitarra elétrica, violão de 12 cordas e percussão em outras.

6 – Em 1977, o mineiro lançou o seu primeiro disco solo, A Página do Relâmpago Elétrico, que traz o grande sucesso Lumiar (parceria com Ronaldo Bastos) e – no ano seguinte – em seu segundo álbum – Amor de Índio – a faixa-título (outra parceria com Ronaldo Bastos) torna-se um dos maiores sucessos da história da música brasileira e dos seus 13 álbuns de carreira.

7 – Ainda em 1978, Beto participou do disco Clube da Esquina 2, de Milton Nascimento, com sua composição Tanto, parceria com Ronaldo Bastos, interpretada por Milton, Lô Borges e Beto, que também toca guitarra e bateria.

Neste mesmo álbum, Beto Guedes ainda toca bandolim nas faixas Paixão e Fé (de Fernando Brand e Tavinho Moura) e Pão e Água (de Lô Borges, Márcio Borges e Roger Mota).

8 – Antes de lançar seu primeiro álbum solo, Beto Guedes ainda lançou, em 1973, um disco junto com Danilo Caymmi, Toninho Horta e Novelli, que traz as suas composições Caso Você Queira Saber (parceria com Márcio Borges) e Belo Horror (parceria com Márcio, Flávio Hugo e José Geraldo).

9 – Como já deu pra perceber, o compositor Ronaldo Bastos – nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, e também integrante do Clube da Esquina – é um dos maiores parceiros musicais de Beto Guedes. Foi com ele que o aniversariante do dia compôs muitos dos seus maiores sucessos, como os clássicos:Amor de Índio, Lumiar, Sol de Primavera, O Sal da Terra e Tanto.

Beto Guedes e Ronaldo Bastos | Foto: Reprodução Facebook

10 – A canção Sol de Primavera foi tema de abertura da telenovela Marina, da Rede Globo, em 1980. Beto Guedes teve outras canções inseridas nas trilhas de telenovelas da Rede Globo, entre elas:

  • Tudo em Você (parceria com Ronaldo Bastos), na trilha de Selva de Pedra, de 1986;
  • Lágrima de Amor (de Luiz Guedes e Márcio Borges), na trilha de Brega & Chique, de 1987;
  • Olhos de Jade (parceria com Ronaldo Bastos), na trilha de Salomé, de 1991.
  • Amor de Índio, na trilha de Estrela Guia, de 2001.
  • Maria Solidária (de Milton Nascimento e Fernando Brant), também na abertura na telenovela Coração de Estudante, de 2002.

10 – Beto Guedes participou como músico de álbuns importantes de outros artistas da música brasileira, como – por exemplo – em Minas, de Milton Nascimento, lançando em 1975. Nele, Beto:

  • Empresta sua voz para a canção Fé Cega, Faca Amolada (composição de Milton e Ronaldo Bastos); 
  • Toca violão e faz vocalise em Minas (de Novelli);
  • Toca percussão em Saudade dos Aviões da Panair (de Milton e Fernando Brant);
  • Faz vocais em Paula e Bebeto (de Milton e Caetano Veloso)

Ele também canta, junto com Milton, nas duas faixas que foram inseridas na versão do álbum em CD, em 1994:

  • Norwegian Wood (This Bird Has Flown) (de John Lennon e Paul McCartney)
  • Caso Você Queira Saber (de Beto Guedes e Márcio Borges)

Viva, Beto Guedes!

por Lívia Nolla

Siga a Nova Brasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

brasil brasilidade Brasilidades clube da esquina Curiosidades curiosidades beto guedes lívia nolla Milton Nascimento MPB música Música Brasileira música popular brasileira
< Notícia Anterior

Inês de Castro: "Os dois lados da mesma palavra"

12.08.2024 18:03
Inês de Castro: "Os dois lados da mesma palavra"
Próxima Notícia >

Denise Steiner: "Você sabia que a mulher também tem calvície?"

13.08.2024 14:00
Denise Steiner: "Você sabia que a mulher também tem calvície?"
colunista

Lívia Nolla

Lívia Nolla é cantora, apresentadora e pesquisadora musical

Suas redes

© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business