
Vagas Verdes: projeto pode acabar com o calor excessivo em SP
Vagas Verdes: projeto pode acabar com o calor excessivo em SP
Proposta de vereadores visa substituir vagas de estacionamento por áreas verdes, combatendo ilhas de calor e promovendo qualidade de vida


A cidade de São Paulo pode ganhar um novo fôlego verde nos próximos anos. O projeto de lei das Vagas Verdes em São Paulo, protocolado na Câmara Municipal por Marina Bragante (REDE), Renata Falzoni (PSB) e Nabil Bonduki (PT), propõe substituir vagas de estacionamento por pequenas áreas arborizadas. A ideia é transformar parte do centro e também das periferias em espaços mais permeáveis, frescos e acolhedores.
Segundo a vereadora Marina Bragante, a proposta é uma resposta direta às mudanças climáticas. “A principal ideia é pensar uma forma da gente responder rapidamente à emergência climática, melhorando a qualidade do ar, a drenagem da cidade e diminuindo a temperatura onde existem ilhas de calor”, explicou, em entrevista à Novabrasil para o repórter Decio Caramigo.
O que são as Vagas Verdes
As Vagas Verdes em São Paulo são espaços permeáveis de cerca de cinco metros de extensão, que podem ocupar até 20% do comprimento de quadras selecionadas. O projeto, inspirado em iniciativas de cidades como Paris, Barcelona e Nova York, prevê que essas áreas possam ajudar no combate às enchentes, reduzir as ilhas de calor e melhorar a biodiversidade urbana.
A proposta também visa alterar a relação dos paulistanos com a mobilidade urbana. “É também trazer uma discussão de como que a gente transforma a nossa relação com a mobilidade na cidade”, destacou Bragante.
Ampliação para toda a cidade
Apesar de ter impacto inicial mais forte no centro da cidade, a iniciativa pretende se espalhar para todas as regiões. “Quando você olha, por exemplo, para a Zona Leste, a gente também tem um desafio enorme de ilhas de calor lá. Certamente a proposta serve para lá também e para as outras periferias”, reforçou a vereadora.
Outro ponto essencial do projeto é a conscientização da população sobre a importância das árvores no meio urbano. “O principal desafio é transformar a cabeça de quem mora em São Paulo de que a árvore não é o inimigo, ela é o melhor amigo que a gente pode ter neste momento da cidade”, comentou Bragante.
Implementação e prazos
Apesar da expectativa, a Câmara Municipal ainda não começou a votar projetos de vereadores em 2025. “Eu tenho essa angústia de querer começar logo, mas estou confiante de que a gente consegue votar esse projeto ainda este ano”, afirmou Marina Bragante.
Veja também:
O projeto também está alinhado com o Plano Municipal de Arborização Urbana e com as metas anunciadas pelo prefeito Ricardo Nunes, que prevê a criação de mil vagas verdes até o fim do mandato.
Benefícios das Vagas Verdes
A substituição de asfalto por solo permeável e a ampliação da área verde devem melhorar a drenagem da água da chuva, combater enchentes, reduzir temperaturas locais e criar espaços de convivência mais agradáveis. Além disso, estão previstos abrigos para pequenas faunas e a implantação de vegetação nativa, promovendo biodiversidade.
A expectativa é de que, uma vez implementado, o projeto de Vagas Verdes em São Paulo transforme significativamente a paisagem urbana, trazendo mais qualidade de vida para os moradores e tornando a cidade mais resiliente às mudanças climáticas.