Mansur: “A Revolução da IA nas Consultorias Profissionais”
Mauricio Mansur
Diretor de mkt e inovação, conselheiro e palestrante
Mansur: “A Revolução da IA nas Consultorias Profissionais”
Parece coisa de filme, né? Mas, acredite ou não, isso está mais perto da realidade do que a gente imagina
Imagine um mundo onde consultorias não são mais dominadas por engravatados com pastas de couro, mas por robôs superinteligentes e geeks de tecnologia.
Parece coisa de filme, né? Mas, acredite ou não, isso está mais perto da realidade do que a gente imagina. Vamos dar uma olhada nessa transformação épica que está prestes a mudar o jogo das Big 4 e das MBB (McKinsey, BCG, Bain).
Primeiro de tudo, vamos falar sobre como a Inteligência Artificial (IA) está revolucionando as consultorias. Empresas lideradas por tecnologia estão mostrando que a IA pode entregar expertise com uma rapidez e um custo que deixam qualquer consultor humano no chinelo.
Pense nisso: um exército de algoritmos trabalhando incansavelmente para resolver problemas complexos em tempo recorde. E o melhor de tudo? Sem reclamar do chefe ou pedir aumento!
Essas empresas de tecnologia estão surgindo com equipes de tecnólogos que sabem tudo sobre soluções personalizadas. Eles são os novos gurus da consultoria, capazes de entregar resultados que fazem os antigos parceiros de consultoria parecerem dinossauros.
E com isso, as margens de lucro estão subindo às alturas, fazendo os investidores sorrirem de orelha a orelha.
Falando em investidores, encontrar os caras certos para bancar essa revolução é crucial. Estamos falando de gente visionária, que não tem medo de apostar no futuro e tem paciência para esperar o retorno.
E claro, parcerias com fornecedores de software inovadores são a cereja do bolo. Eles trazem as ferramentas que essas novas consultorias precisam para brilhar em diferentes cenários.
Então, qual é o segredo para surfar nessa onda de inovação? Primeiro, abrace a tecnologia e esteja aberto a novas ideias. Segundo, cerque-se de pessoas que entendam tanto de negócios quanto de tecnologia. E terceiro, não tenha medo de ser o primeiro a se mover. Quem chega primeiro, bebe água limpa
Resta saber se esse novo modelo será dominado pelas grandes empresas consolidadas, utilizando IA para acessar seus gigantescos bancos de informação e utilizar essa vantagem competitiva, ou por pequenas boutiques que montarão soluções personalizadas e baratas (quando comparadas aos projetos das grandes).
Pessoalmente, acredito que vai haver espaço para os dois modelos, mas torço sempre pelos menores.
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