
Superapp será solução para integrar serviços e produtos virtuais
Superapp será solução para integrar serviços e produtos virtuais
Colunista da Novabrasil, Fábio Gallo, explica as facilidades da ferramenta


Os aplicativos tomaram conta do dia a dia das pessoas e, consequentemente, da tela dos celulares também. O armazenamento “enche” a tela e exige um ícone para cada função, seja um pedido de comida, de carro de aplicativo ou uma simples reserva de cinema. Mas, esse cenário pode estar com os dias contados.
Isso porque tudo deverá ser reunido numa única plataforma de interface em aplicativo único, que vem sendo chamada de “Superapp”. O colunista da Novabrasil e professor de finanças, Fábio Gallo, detalha que “a idéia é entregar ao consumidor uma ampla variedade de serviços e produtos virtuais, dando uma experiência mais integrada”.
O superapp chega para atender, especialmente, as gerações mais novas, que já nasceram com o smartphone na mão. “Elas demandam ferramentas mais poderosas e fáceis de usar”, diz o colunista. Segundo ele, é como se fosse um canivete suíço, que abriga tudo numa única ferramenta.
De acordo com um relatório da Gartner, até 2027, mais de 50% da população será usuária do superapp e a expectativa é que isso domine o ambiente tecnológico das pessoas. Há vários exemplos de superapps de sucesso ao redor do mundo, como WeChat e PayMe. Mas, no Brasil ainda não faz parte de nosso cotidiano.
O professor Fábio Gallo ressalta que a chegada dessas ferramentas “irá integrar compras online, diferentes tipos de pagamento, delivery, entre outras opções”.
Apesar disso, o colunista da Novabrasil lembra que “não devemos acreditar que todas as facilidades irão reduzir a importância de nossa participação no processo de decisão”.
Com tanta sofisticação, precisaremos ter mais conhecimento e proximidade com essas tecnologias para controlarmos nossas ações e decisões.
Veja também:
O conceito do superapp ainda está em pequena escala, mas, como toda tecnologia, o crescimento é mais rápido do que imaginamos.