Ouça ao vivo
No ar agora

Conheça os livros de Marcelo Rubens Paiva além de “Ainda Estou Aqui”

Luciano Borborema
13:30 29.11.2024
Arte e cultura

Conheça os livros de Marcelo Rubens Paiva além de “Ainda Estou Aqui”

Filme 'Ainda Estou Aqui', de Walter Salles, adapta o livro de Paiva e desponta como candidato ao Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional

Luciano Borborema - 29.11.2024 - 13:30
Conheça os livros de Marcelo Rubens Paiva além de “Ainda Estou Aqui”
Marcelo Rubens Paiva Divulgação.

Marcelo Rubens Paiva é um escritor, dramaturgo e jornalista brasileiro. Sua obra literária reflete experiências pessoais profundas e momentos cruciais da história do Brasil.

O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, despontando como um forte candidato à indicação ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional é uma produção, que adapta o livro homônimo de Paiva.

Ele lançou o livro em 2015 e é uma homenagem à sua mãe, Eunice Paiva, que enfrentou a perda do marido e a busca pela verdade sobre seu desaparecimento. O livro também aborda a luta de Eunice contra o Alzheimer.

Foto: Divulgação.

Seu livro de estreia, “Feliz Ano Velho” (1982), é uma autobiografia que narra o acidente que o deixou tetraplégico aos 20 anos e aborda o desaparecimento de seu pai, Rubens Paiva, durante a ditadura militar. A obra teve grande impacto na literatura nacional, sendo adaptada para o teatro e o cinema.

Foto: Divulgação.

Além dessas obras, Paiva escreveu romances como “Blecaute” (1986), uma ficção científica que explora temas de isolamento e sobrevivência, e “Malu de Bicicleta” (2003), que aborda os desafios dos relacionamentos amorosos contemporâneos.

Este último foi adaptado para o cinema em 2010. Em 2012, lançou “As Verdades que Ela Não Diz”, uma coletânea de contos que explora o universo feminino.

A versatilidade de Marcelo Rubens Paiva também se estende ao teatro, com peças como “E Aí, Comeu?” (1999), que recebeu o Prêmio Shell, e “No Retrovisor” (2002). Sua contribuição para a literatura e as artes cênicas brasileiras é marcada por uma narrativa que mescla o pessoal e o político, oferecendo uma visão única sobre a sociedade brasileira.

Foto: Divulgação.

Outro que não podemos deixar de citar é O Homem que Conhecia as Mulheres (2006). Uma coletânea de contos que explora, com humor, as diferentes perspectivas do amor e do desejo.

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

Ainda Estou Aqui arte e cultura Feliz Ano Velho livros Marcelo Rubens Paiva novabrasil
< Notícia Anterior

Alta do dólar impacta na Previdência?

29.11.2024 10:34
Alta do dólar impacta na Previdência?
Próxima Notícia >

Geraldo Azevedo lança single inédito "Estou em Paz"

29.11.2024 13:46
Geraldo Azevedo lança single inédito "Estou em Paz"
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business