
Cid Moreira estava determinado a retirar os filhos de seu testamento
Cid Moreira estava determinado a retirar os filhos de seu testamento
Advogada da família explica que o caso não é tão comum no Brasil e que é preciso comprovar os fatos ao redigir o documento


No início de outubro o Brasil perdeu um de seus principais jornalistas, o Cid Moreira. Além das matérias com lembranças de suas passagens em programas da televisão, como o Jornal Nacional e o quadro do Mister M no Fantástico, ambos da Rede Globo, outro assunto ganhou a internet: deserdação de filhos.
O locutor e apresentador retirou dos direitos de herança Rodrigo e Roger Moreira, causando uma surpresa a muitas pessoas. O advogado da viúva de Cid chegou a afirmar que a alegação para não incluir os filhos no documento foi motivada por indignidade.
Dessa forma, o jornalismo da Novabrasil convidou a advogada da família e consultora jurídica Mayra Sampaio para explicar melhor o assunto. Ela conversou com o âncora do Jornal Novabrasil, Heródoto Barbeiro.
Dra. Mayra percebe que, durante sua carreira, esse tipo de solicitação não é algo comum no Brasil, e que o processo de deserdação “precisa constar no testamento e, após a morte do autor da herança, o herdeiro pode, dentro de dez anos, entrar com processo para contestar essa última vontade”.
A especialista explica, contudo, que o documento de deserdação precisa conter todos os fatos que levaram o autor a tomar essa decisão. No caso, os filhos de Cid Moreira foram escanteados acusados de injúria grave, mas “outros fatores que podem ser alegados numa situação como essa são ofensa física ou abandono do pai ou mãe, por parte dos filhos, por conta de alteração mental ou grave enfermidade’.
A Dra. Mayra esclarece, ainda, que os filhos de Cid Moreira já entraram na Justiça contestando a última vontade do pai. Segundo ela, os casos relacionados a deserdação, geralmente, são levados adiante em segredo de Justiça, mas este em específico ficou bastante conhecido pois se trata de uma briga antiga. “Em 2021, os filhos do Cid Moreira já haviam entrado com processo contra a madrasta, acusando-a de dilapidar patrimônio e alienar o pai. Após visita do Ministério Público à casa do casal, o processo foi extinto. Então, toda essa história é antiga e o caso atual acabou ganhando a mídia”, destaca a advogada.
Veja também:
Cid Moreira estava determinado
A relação entre os três não era saudável, fazendo com que Cid Moreira alegasse que o interesse dos filhos era apenas financeiro.
Em vida, o apresentador foi submetido, anualmente, a recorrentes laudos médicos que comprovaram sua capacidade mental, para que pudesse refazer o testamento. Estes documentos podem servir como endosso à seriedade com que Cid Moreira tratava a questão.