Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Acervo MPB: Daniela Mercury – Parte 2

novabrasilfm
17:38 17.01.2022
Acervo

Acervo MPB: Daniela Mercury – Parte 2

Este conteúdo faz parte do Acervo MPB, podcast com áudio-biografias de grandes nomes da nossa MPB, escute aqui: Leia a primeira parte a história da artista. – Em 1993, Mercury foi uma das principais atrações brasileiras no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça,  fez várias apresentações pela Europa e Estados Unidos, estampou capas de … Continued

novabrasilfm - 17.01.2022 - 17:38
Acervo MPB: Daniela Mercury – Parte 2
Acervo MPB: Daniela Mercury – Parte 2

Este conteúdo faz parte do Acervo MPB, podcast com áudio-biografias de grandes nomes da nossa MPB, escute aqui:

Leia a primeira parte a história da artista.

– Em 1993, Mercury foi uma das principais atrações brasileiras no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça,  fez várias apresentações pela Europa e Estados Unidos, estampou capas de revistas e deu entrevistas para muitos meios de comunicação do Brasil e do exterior.

– Em 1994, a cantora lançou o seu terceiro disco, Música de Rua, bem autoral, mostrando a sua veia compositora, no qual participa de mais da metade das composições. Entre os principais destaques, o sucesso da faixa título, parceria de Dani com Pierre Onassis, que atingiu o topo das paradas e da canção O Reggae e o Mar, parceria da cantora com Rey Zulu.

– Também estão no álbum, que vendeu mais de um milhão de cópias, as canções Rosa, de Pierre Onassis; Sempre Te Quis, de Herbert Vianna e Folia de Reis, de Carlinhos Brown e Alain Tavares.

– Sempre cuidadosa com sua obra e com uma visão empresarial para administrar as obras de outros compositores, Daniela abriu – ainda em 1994 – a sua própria editora musical, Páginas do Mar, hoje referência no mercado editorial musical.

– Em 1996, lançou o disco Feijão com Arroz, considerado pela crítica como um dos melhores de sua carreira. Intensamente percussivo, o álbum traz toda a pesquisa que Daniela faz a respeito da música baiana e do carnaval nordestino. Entre as principais canções, estão os super sucessos: Nobre Vagabundo (de Márcio Mello); Rapunzel (de Brown e Alain Tavares, o maior sucesso da carreira de Daniela fora do Brasil); Minas com Bahia (de Chico Amaral, com participação de Samuel Rosa) e À Primeira Vista (de Chico César, que foi trilha da novela O Rei do Gado, da Rede Globo), além de uma versão da canção Você Abusou, de Antônio Carlos e Jocáfi.

– A capa do disco foi escolhida por uma pesquisa do Jornal O Globo como a melhor da história da música brasileira, superando as capas icônicas da MPB dos discos Tropicália ou Panis Et Circense e Secos & Molhados. Que trouxe a cantora abraçada com um modelo negro, de costas, e ela explica que a foto sintetiza seu trabalho, de “uma cantora branca no universo dos blocos afro”.

– Foi o segundo álbum mais vendido da carreira de Mercury, com quase dois milhões de cópias vendidas principalmente no Brasil, França e em Portugal, ajudando a impulsionar a carreira internacional da cantora. A canção À Primeira Vista ficou seis meses no topo das paradas de sucesso, seguida por Nobre Vagabundo, que até hoje é uma das mais pedidas nos shows da cantora pelo mundo.

Desde 1996, Daniela comanda o Bloco Crocodilo, conhecido pelo respeito à diversidade e pela alegria com que desfila no Carnaval de Salvador, sendo um dos blocos mais tradicionais da folia baiana.

– Nesse mesmo ano, Daniela decidiu levar o Crocodilo para a orla de Salvador, rota criada como alternativa para ampliar a área do carnaval que já se encontrava superlotada no centro da cidade. Foi assim que teve início o famoso circuito Barra-Ondina – mais tarde batizado de circuito Dodô, em homenagem a um dos criadores do trio elétrico. A partir daí, o novo circuito virou o principal palco do carnaval baiano.  Neste mesmo ano, para facilitar e viabilizar o trabalho da imprensa na Barra, Daniela cria o camarote Daniela Mercury, um ponto importante de cobertura da folia e que recebe convidados especiais todos os anos.

– Em 1998, Daniela lançou o seu primeiro álbum ao vivo, Elétrica, em que promoveu a mistura da guitarra baiana – típica dos trios elétricos do Carnaval – com a guitarra elétrica do rock’n roll. Além de sucessos já consagrados de sua carreira, Daniela apresentou algumas canções inéditas, como o sucesso, Trio Metal (dela em parceria com outros três compositores: Alfredo Moura, Marcelo Porciúncula e Renan Ribeiro); Vulcão da Liberdade (Tonho Matéria); a canção título, de sua autoria; e Toda Menina Baiana, de Gilberto Gil.

– No mesmo ano, Daniela participou da coletânea Tropicália – 30 anos, interpretando a canção Alegria, Alegria, de Caetano Veloso. Ainda nesse ano, o videoclipe de Rapunzel é exibido nos intervalos dos jogos da Copa de Futebol da França, fazendo a canção virar o hit do campeonato e a cantora é eleita a artista do verão pelo canal France 2, o maior canal público francês.

– Criativa e ousada, em 1999, Daniela foi a primeira cantora de trio elétrico a trazer a música eletrônica para o carnaval da Bahia, com o Trio Techno.

– No ano seguinte, a artista produziu o disco Sol da Liberdade, em que – ao lado de Suba (grande nome da música eletrônica), mistura as batidas dos tambores do samba-reggae (sua grande paixão) com sonoridades da música eletrônica (rap, funk, lounge, house). O álbum recebeu elogios do The New York Times e da Billboard por sua inovação.

– O maior sucesso desse disco é o grande hit Ilê Pérola Negra (O Canto do Negro), de Guiguio, René Veneno e Miltão, que exalta a riqueza da cultura afro-brasileira. A canção título conta com a participação de Milton Nascimento no álbum.

– Outras canções importantes do disco, que vendeu mais de um milhão de cópias, são: Santa Helena (Márcio Mello), Axé, Axé (de Caetano Veloso, com citação de trecho do clássico Chão da Praça, de Moraes Moreira e Fausto Nilo), Sou Você (também de Caetano), Só No Balanço do Mar (de Lenine e Dudu Falcão), Viagem (de Vanessa da Mata, ainda pouco conhecida do público) e as clássicas De Tanto Amor, de Roberto e Erasmo Carlos e Crença e Fé, de Beto Jamaica e Ademário.

– Junto com esse álbum, Daniela lançou o single que foi um absoluto sucesso: a regravação da romântica Como Vai Você, de Antônio Marcos, que explodiu, ao fazer parte da trilha sonora da novela Laços de Família.

– A cantora teve vários outros sucessos em trilhas de novelas. Na televisão, também já foi jurada dos programas musicais Superstar, PopstarThe Voice Kids (esse último em Portugal, país onde é muito conhecida).

– Em 2001, Mercury lançou o álbum Sou De Qualquer Lugar, revelando um lado mais íntimo e feminino e mantendo a união do axé com a música eletrônica.

– O disco traz canções de grandes compositores como Lenine, Gil e Brown, além das releituras de Praieira, Chico Science e Mutante, de Rita Lee e Roberto de Carvalho, que foi um sucesso e chegou ao primeiro lugar das paradas. Outros super sucessos do disco são Beat Lamento (de Márcio Mello) e Estrelas (de Tenilson Del Rey e Carlos Neto, com participação de Toni Garrido).

– No mesmo ano, Daniela se apresenta na noite de abertura do Rock in Rio III, para um público de 160 mil pessoas e é convidada para representar o Brasil na cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz, onde canta com Paul McCartney.

Daniela Mercury ao lado de Paul McCartney

– Em 2003, Daniela lançou o seu segundo álbum ao vivo – MTV Ao Vivo: Eletrodoméstico –  que também virou o seu primeiro DVD, gravado na concha acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. O disco trouxe várias canções já consagradas na voz da cantora, além dos sucessos: Meu Plano (de Lenine e Dudu Falcão), Dona da Banca (de Robson Pacífico e Aleh, tema de abertura da série A Diarista, da Rede Globo), Ive Brussel (de Jorge Ben Jor), Baby (de Caetano Veloso), It Ain’t Over ‘Til It’s Over (Lenny Kravitz) e Nossa Gente (Avisa Lá), de Roque Carvalho, sucesso do grupo Olodum, que participa do disco.

– Também participam do álbum ao vivo o bloco afro Ilê – Aiyê, a cantora portuguesa Dulce Pontes, a espanhola Rosário Flores, o rapper italiano Lorenzo Jovanotti, Carlinhos Brown e o grupo Hip Hop Roots.

Leia a última parte da história da artista, até os dias atuais.

Tags relacionadas

Daniela Mercury
< Notícia Anterior

05 Curiosidades sobre Bezerra da Silva

17.01.2022 13:10
05 Curiosidades sobre Bezerra da Silva
Próxima Notícia >

Marina Sena e Illy juntas em "Quente e Colorido"

18.01.2022 15:12
Marina Sena e Illy juntas em "Quente e Colorido"
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business