O vinho tem corpo?
Eduarda Figueiredo com Harmonizando a Vida
Sommelier
O vinho tem corpo?
Saiba o que é e como definir o corpo do vinho
O corpo do vinho é a sensação de peso que ele gera na nossa boca. É a sensação de textura! Difícil, né? Então vem comigo que vou facilitar a sua vida!
Vamos supor que temos aqui 4 copos: um com água, um com leite desnatado, um com leite Ninho integral e um com milkshake. Você concorda comigo que, a cada gole que você der em um desses copos, terá uma sensação de peso diferente na boca?
Pois é exatamente isso! Quanto mais fluido e rápido na boca, mais leve. Quanto mais intenso e persistente, mais encorpado.
Dito isso, vamos voltar ao nosso mundo dos vinhos…
O corpo do vinho é definido pela junção dos componentes que dão estrutura ao vinho: doçura, acidez, tanino e álcool.
O álcool é o principal fator que contribui para o corpo. O tanino e o açúcar também adicionam intensidade ao corpo, enquanto a acidez atua suavizando a percepção do corpo, pois ela faz a gente salivar e torna o vinho mais fluido. Deixa eu facilitar esse raciocínio:
Um vinho com alto teor alcoólico, taninos maduros e sabores intensos terá muito corpo, enquanto um vinho com baixo teor alcoólico, acidez alta e sabores delicados será um vinho mais leve, de corpo ligeiro.
Agora que você já aprendeu a definir o corpo do vinho, sugiro praticar, pois o corpo do vinho é muito importante quando queremos harmonizá-lo com comida. Afinal, a comida e o vinho precisam ter corpos equivalentes.
Três formas de extrair café que vão mudar o seu jeito de tomar a bebida
Últimos dias para empresas garantirem desconto no ISS em São Paulo
Eduarda Figueiredo com Harmonizando a Vida