Gastronomia brasileira brilha no G20 sob comando da chef Morena Leite
Gastronomia brasileira brilha no G20 sob comando da chef Morena Leite
Colunista da Novabrasil levou a culinária nacional ao palco internacional, com pratos típicos e sabores autênticos para os líderes mundiais
Nas reuniões do G20, que foram realizadas no Museu de Arte Moderna (o MAM), no Parque do Flamengo, os chefes de Estado de várias partes do mundo puderam sentir um pouco do gostinho da gastronomia brasileira.
A responsabilidade pelo cardápio foi da chef paulista Morena Leite, que respira Brasilidade e inclusive é colunista aqui da Novabrasil.
“Eu realizei um menu inspirado na cozinha brasileira, trabalhando o tema da sustentabilidade e o combate à fome no planeta, pensando como a gente pode se alimentar, como a humanidade pode se alimentar de forma mais humana e coerente. O menu escolhido foi um menu brasileiro que traz o Rio com um pirarucu servido com purê de castanhas e feijãozinho com caldo de tucupi.” destacou Morena
E para os amantes de carne, teve espetinho de costela desfiada.
Também havia diversos acompanhamentos, incluindo o rubacão, um prato típico do Nordeste, composto por arroz, feijão-fradinho e queijo coalho.
No primeiro dia de G20, na segunda, o presidente Lula optou pelo espetinho de costela.
E dentro do menu organizado por Morena Leite, teve opção também para as pessoas que não consomem nada que tenha origem animal.
“E de opção vegana, a gente teve um nhoque de mandioca com um molho de rabu de tomate e um queijo vegano.” completou Morena
Entre as sobremesas, destacaram-se o abacaxi e um pudim de castanha do Pará.
A família de Morena Leite se tornou conhecida pela culinária dos restaurantes Capim Santo, sendo o primeiro aberto em Trancoso (BA) há quase 40 anos.
Pensa numa chefe cheia de Brasilidade, essa é Morena Leite.