Gabriela Rassy: “que xou da xuxa é esse? Brasilidade da música ao cinema e moda”
Fervo com Gabriela Rassy
Jornalista e criadora audiovisual enraizada na arte e cultura
Gabriela Rassy: “que xou da xuxa é esse? Brasilidade da música ao cinema e moda”
Mês abre com Dia da música, mas os destaques passam também pelas brasilidades no cinema, na moda e nas artes visuais
Parece que depois de agosto, tudo voa – e parece que foi assim em setembro. Foram tantos grandes eventos que nem senti o mês passar. Agora outubro chega com programação mais do que diversa para não deixar ninguém de fora gritando com indignação a frase-título do texto que marcou os últimos tempos.
O mês abre com o Dia da Música e achei que seria justo incluir alguns lançamentos musicais imperdíveis que pipocaram pelos streamings nos últimos tempos. Se você não ouviu “Caju“, provavelmente estava em outro planeta, já que o álbum de Liniker chegou como uma bomba no começo de setembro.
Nas dicas musicais, vale ouvir a pernambucana Uana, vencedora da categoria revelação no último prêmio Women’s Music Event (WME), que lançou seu ótimo Megalomaníaca. Uma prova de que o brega é o pop do Brasil (sim!). Teve ainda o “Close, Drama, Revolução & Putaria”, do expoente da música amazônica Felipe Cordeiro; e o “Topo da Minha Cabeça”, ótimo novo álbum de Tássia Reis, costurando rap, samba, soul, jazz e r&b sob um olhar afrofuturista.
E vamos ainda num passeio por festivais que celebram a brasilidade. Destaque para o MADA, que leva algumas das bandas e artistas mais interessantes desses tempos para Natal; o Clássicos do Brasil, que é a carinha da Nova; e o Rio Jazz Fest, que promove encontros inéditos de artistas icônicos da nossa música.
Se o megalomaníaco Rock In Rio marcou as notícias de cultura, agora chegamos com dois dos maiores eventos de cinema do país: Festival do Rio e Mostra SP. Cinéfilos desse Brasil podem comemorar que vai ter programação online para quem não estiver nas duas cidades. Além disso, a Flip – Festa Literária de Paraty faz sua 22ª edição ocupando a cidade histórica com lançamentos, debates e, claro, celebrações.
Vamos nessa!
Rio de Janeiro (RJ)
3 a 13 de Outubro
Com mais de 200 títulos nacionais e internacionais na programação, o festival é a maior vitrine do cinema brasileiro. Destaque para o lançamento de “O Quarto ao Lado”, de Pedro Almodóvar, baseado no livro “O que Você Está Enfrentando”, de Sigrid Nunez, e o brasileiro, “O Maníaco do Parque”, vivido por Silvero Pereira, que encerra a programação.
Festival Nordestino
Centro de Tradições Nordestinas, São Paulo (SP)
4 a 18 de outubro
O melhor da música e cultura nordestina em São Paulo, com grandes atrações aguardadas pelo público. Nas sextas de outubro, o CTN recebe Limão com Mel, Magníficos, Mastruz com Leite (4/10), Fagner e Falamansa (11/10) e Henry Freitas e João Gomes (18/10)
Parque do Ibirapuera, São Paulo (SP)
6 a 21 de outubro
A 58ª edição da maior semana de moda da América Latina chega com o tema “As Joias da Rainha”, em homenagem à jornalista Regina Guerreiro. O evento destaca o valor da memória para as novas gerações da moda, sob a curadoria de Renato de Cara. Serão 40 marcas, com estreias de Normando e Dario Mittman. Alexandre Herchcovitch abre o evento, seguido por Ponto Firme, e o encerramento será com Fernanda Yamamoto.
22ª Flip – Festa Literária Internacional de Paraty
Paraty (RJ)
9 a 13 de outubro
Com a homenagem do ano centrada em João do Rio, pseudônimo mais famoso de Paulo Barreto (1881-1921), a programação traz 35 autores, sendo 15 estrangeiros. Destaque para o jovem escritor francês Édouard Louis, autor de Mudar: método (Todavia, 2024), que trata de luta de classes e violência sexual. Estão confirmados ainda o cacique Raoni Metuktire, a best-seller Carla Madeira e Felipe Neto, com o recém-lançado “Como enfrentar o ódio” (Companhia das Letras).
Chapada Diamantina (BA)
10 a 11 de outubro
O evento perfeito para quem ama a união entre cultura e natureza. São três dias de muita música no coração da Chapada com Daniela Mercury, Melly, Zion, Philarmônica Lyra Popular de Lençóis, Sambaiana, além de uma homenagem aos 40 anos do axé music com Luciano Calazans convidando Ricardo Chaves, Márcia Freire e Gerônimo.
Rio Jazz Fest
Teatro Popular de Niterói, dias 10 e 11 de outubro
Marina da Glória, 12 e 13 de outubro
Palco recebe encontros épicos entre lendas da música, unindo a essência do jazz e do blues com a alma da MPB. Na programação, Barão Vermelho convida Angela Ro Ro, Pepeu Gomes convida Sandra Sá, Marcelo D2 convida Marcos Valle, Toni Garrido convida Zezé Motta e mais.
Festival Lambateria
NaBêra, Belém (PA)
11 de outubro
Antecipando as comemorações do Círio de Nazaré, o evento de música latino-amazônica mais dançante que você respeita faz homenagem a uma das grandes vozes da Amazônia, Nazaré Pereira no show Um Outro Brasil, com a artista homenageada convidando Lia Sophia, Luê, Naieme e Taynara Garcia. Além disso tem Los Mirlos, Félix Robatto convida Thainá Corrêa, Rebeca Lindsay convida Jeff Moraes e Nega Lôra e muito mais
Tomorrowland Brasil
Parque Maeda, Itu (SP)
11 a 13 de outubro
O mega festival reúne shows de Hardwell, Alok, Vintage Culture, Cat Dealers, Dubdogz, Boris Brejch, Armin van Buuren e mais.
Museu do Amanhã, Rio de Janeiro (RJ)
12 e 13 de outubro
Em sua segunda edição, o evento recebe apresentações de BaianaSystem, BK com o show “Cordas e Ruínas”, Ana Frango Elétrico convidando Marina Lima, Novos Baianos, Letrux convidando Fernanda Abreu, FBC com Black Rio e muito mais.
Festival Raízes
Parque do Ibirapuera
12 e 13 de outubro
Como parte das comemoração de 70 anos do parque, a primeira edição do festival combina música, gastronomia saudável e sustentabilidade – além de ter todo um cuidado para receber as crianças, com uma área especial cheia de brincadeiras. Vai rolar show da Mariana Aydar e Toni Garrido, cozinha ao vivo com a Bela Gil, e área de alimentação com Hi Pokee, Camélia Òdòdó, LosDos Taqueria, entre outros.
2º Festival de Fotografia Mulheres Luz
Unibes Cultural (SP)
16 a 20 de outubro
O evento nasceu para visibilizar, difundir e democratizar o acesso aos conteúdos produzidos por fotógrafas e mulheres da imagem no Brasil, reunindo ensaios e portfólios voltados a diversos temas, tempos e territórios.
12ª FLICA – Festa Literária Internacional de Cachoeira
Cachoeira (BA)
17 a 20 de Outubro
A maior Festa Literária do Norte/Nordeste celebrando as Poéticas Afroindígenas. O evento vai reunir 58 autores e tem confimado na programação Liniker, Itamar Vieira Júnior, Edson Gomes, Elisa Lucinda, Jeferson Tenório, Rita Batista e mais!
47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
São Paulo (SP)
17 a 30 de outubro (vendas a partir de 12/10)
O mais tradicional evento de cinema da cidade tem na abertura o aguardado “Maria Callas”, dirigido por Pablo Larraín e protagonizado por Angelina Jolie, além de fazer uma homenagem ao cinema indiano de Satyajit Ray (1921-1992) e exibir seu icônico “A Canção da Estrada”.
Festival Sangue Novo
Trapiche Barnabé, Salvador (BA)
18, 19 e 20 de outubro
Completando 6 anos de celebração da diversidade de sonoridades brasileiras, o evento traz shows de Maglore, Academia da Berlinda, Mariana Aydar, set da maravilhosa DJ Libre Ana, Jota Pê, Os Garotin, Banda Uó, Marina Sena, Ajuliacosta, Hitan e mais
Clássicos do Brasil
Marina da Glória
De 18 a 20 de outubro
Agora essa é a boa para nós que somos amantes da música brasileira. O festival que é uma surra de hits reúne grandes shows como Samuel Rosa, Titãs, Nando Reis, Maria Gadú, Diogo Nogueira, Alcione, Julia Mestre cantando Rita Lee, Simone e mais.
5º MADA – Música Alimento da Alma
Arena das Dunas, Natal (RN)
18 e 19 de outubro
O festival queridinho de Natal faz nova edição, sempre com line up belíssimo e valorizando a música contemporânea e de vanguarda no Brasil. Desta vez tem Xande canta Caetano, Pitty, Baiana System, Duda Beat, BK, Ana Frango Elétrico, FBC, Djonga, Ebony e mais.
Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, Vitória da Conquista (BA)
19 e 20 de outubro
Com Supla, Francisco, el Hombre, Ivyson, Karina Buhr e 13 atrações inéditas, o #FSB10 traz uma experiência musical com grandes nomes que se apresentam gratuitamente. Um dos eventos mais esperados da agenda cultural da cidade traz ainda espaço kids, área gastronômica, feira de empreendedorismo e uma rodada de negócios projetada para conectar artistas, bandas e outros profissionais do mercado da música.
CURA – Circuito Urbano de Arte
Raulzona, Belo Horizonte (MG)
24 de outubro a 3 de Novembro
O CURA é um dos maiores festivais de arte pública do Brasil, com oito edições, 26 murais em empenas já realizados e 4 mirantes de arte urbana, sendo 3 em Belo Horizonte e 1 em Manaus.
7º Sons da Rua
Memorial da América Latina, São Paulo (SP)
26 de outubro
Música urbana no talo nessa programação que inclui batalhas de rima, gastronomia, shows de novos talentos e artistas que o público do rap, hip hop, trap e funk já ama, como Matuê, Ajuliacosta, MC Luanna, MC Hariel, Tasha e Tracie e mais
Diego Amorim: "Eu te ajudo a votar"
Curadora da Flip 2024 é entrevistada do ‘Vozes da Vez’
Fervo com Gabriela Rassy
Gabriela Rassy é jornalista e criadora audiovisual enraizada na arte e cultura, principalmente na música. Pesquisadora de tendências no Brasil e no mundo. É a curadora e mente criativa à frente da Agenda Chama, seu projeto de guia cultural.