Conheça a história da música “Então é Natal”, sucesso da cantora Simone
Conheça a história da música “Então é Natal”, sucesso da cantora Simone
Vamos contar a história de “Então é Natal”, clássico eternizado na voz da cantora baiana Simone, que nasceu justamente no dia 25 de dezembro.
Você conhece a história da música Então é Natal, sucesso eternizado na voz da cantora Simone?
O Natal está chegando e, com ele, aquela fase do ano de colocar o clássico Então é Natal pra tocar sem parar!
Sucesso eternizado na voz de Simone – e no Natal de todas as famílias brasileiras – vocês sabiam que – inclusive – a cantora baiana nasceu no dia do Natal?
Sim, 25 de dezembro – justamente a data que dá nome a um dos mais famosos discos de Simone é o dia do aniversário da cantora! Uma das maiores do nosso país, a baiana de Salvador completará 75 anos de idade em 2024.
Vamos para a história da música?
História da música “Então é Natal”
Então é Natal é a versão brasileira da canção Happy Xmas (War Is Over), “Feliz Natal (A Guerra Acabou)”, em tradução livre.
A música original foi escrita por John Lennon e Yoko Ono, como uma forma de manifesto pelo fim da Guerra do Vietnã, que aconteceu entre 1959 e 1975. A canção foi lançada em 1971 e a letra foi baseada em um protesto que o casal fez em 1969, onde espalharam a frase “A guerra acabou. Se você quiser isso”, em outdoors pelas capitais mundiais.
Com o sucesso do clássico Imagine, também lançado por John Lennon em 1971, o Beatle disse ter aprendido uma lição: “Se quiser transmitir uma mensagem política, cubra ela com açúcar”. Aprendizado esse que ele empregou no fim daquele mesmo ano em Happy Xmas (War Is Over).
A música não apenas deseja boas festas, mas também convida à introspecção sobre as ações do ano que passou e a busca por um futuro sem medo e sem guerras. A letra começa com uma pergunta direta: ‘E o que você fez?’.
Este questionamento direto serve para que cada ouvinte reflita sobre suas contribuições pessoais para um mundo melhor ou mais pacífico. A repetição do verso ‘War is over, if you want it’ (A guerra acabou, se você quiser)” é um chamado à ação, sugerindo que a paz é uma escolha coletiva e que depende do desejo e do esforço de cada indivíduo para se tornar realidade.
Originalmente ela era uma canção de protesto sobre a Guerra no Vietnã e, depois, tornou-se um popular tema de Natal. A versão original contou ainda com a participação de coral de crianças do Harlem, bairro de Manhattan conhecido como um grande centro cultural afro-americano.
Na versão brasileira da canção Happy Xmas – War is Over, composta por Cláudio Rabello para que Simone interpretasse em 1995, no seu álbum 25 de Dezembro – que conta com vários outros clássicos natalinos. – ao invés de traduzir o famoso “A guerra acabou”, a cantora cita Hiroshima e Nagasaki, cidades atingidas por bombardeios dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, que aconteceu entre os anos de 1939 e 1945.
Foi a partir desse disco que fazer canções com a temática natalina se tornou algo popular no Brasil. Antes, essa era uma tradição mais comum nos Estados Unidos, Canadá e no oeste Europeu. A própria SImone se inspirou a fazer o disco ao entrar em uma loja de discos nos EUA e se deparar com vários álbuns que traziam a temática, com canções sobre as tradições das comemorações, o nascimento de Jesus, a paz, a fraternidade e o amor.
O álbum 25 de Dezembro, de Simone, tornou-se um grande sucesso no Brasil inteiro e vendeu mais de um milhão de cópias – traz versões em português de outros clássicos como: Sino de Belém (adaptação de Evaldo Ruy da tradicional Jingle Bells), Noite Feliz (versão de domínio público de Silent Night, dos compositores Franz Gruber e Joseph Mohr), Natal Branco (versão de Marino Pinto para a canção White Christmas, de Irving Berlin) e Que Maravilha Viver (versão de Cláudio Rabello para What A Wonderful World, de George David Weiss e Bob Thiele).
Além dessas, o disco também conta com músicas nacionais como: Pensamentos e Jesus Cristo (de Erasmo Carlos e Roberto Carlos, este último, muito famoso por seus especiais e shows de Natal), O Velhinho (de Otávio Babo Filho), Natal das Crianças (de Blecaute) e o grande hit Boas Festas (de Assis Valente, com a participação da Timbalada).
Em 1998, o disco foi relançado com uma faixa bônus: a canção Ave Maria (de Vicente Paiva e Jayme Redondo), com participação do coral Meninas Cantoras de Petrópolis.
Confira outras canções natalinas em nossa playlist especial MPBN – Música Popular Brasileira Natalina!
por Lívia Nolla