Inês de Castro: “Sobreposição de preconceitos”

Daqui Pra Frente com Inês de Castro
14:41 25.06.2024
Autor

Daqui Pra Frente com Inês de Castro

Jornalista, escritora e radialista
Saúde

Inês de Castro: “Sobreposição de preconceitos”

Acolhimento é a palavra que resume as necessidades de idosos LGBT+ no Brasil

Avatar Novabrasil
- 25.06.2024 - 14:41
Inês de Castro: “Sobreposição de preconceitos”
Foto: Freepik.com.

A sociedade não acolhe os mais velhos. A sociedade também não acolhe a diversidade de gêneros.

Quando esses dois cenários se sobrepõem, a luta é quase inglória. Dia 28 de junho é o dia internacional do orgulho LGBT+, uma data que faz referência à repressão sofrida por um grupo de pessoas nos anos 60, nos Estados Unidos.

Policiais entraram no bar Stonewall, no bairro do Village, em Nova York, e começaram a agredir travestis.

Dessa data em diante, os protestos só se avolumaram porque, se a gente for pensar com bastante objetividade, todo mundo deveria ter o direito de ser quem é e ser respeitado por isso. Não é complicado.

Mas essa mania que o ser humano tem de decretar o que é certo e o que é errado, como um deve ser, como o outro deve agir… só nos leva a isso mesmo, intolerância, violência e agressão.

Bom lembrar que muitos idosos LGBT+ de hoje passaram a vida se escondendo. Essa é uma questão geracional. Hoje, os jovens são mais livres para manifestar suas orientações, mas nos anos1960, 1970, 1980 essas manifestações eram impensáveis. Foram vidas vividas no esconderijo, no disfarce, na rejeição e na dor.

Veja também:

Mas, e hoje? Qual é o cenário atual. Hoje chegou o tempo de olhar para as necessidades dessa população sem a hipocrisia de décadas atrás.

De acordo com o Dieese, Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômico, há 38 milhões de idosos no Brasil. 10% são LGBT+. Isso é muita gente. Gente que, como outras pessoas 60+, precisa de acolhimento, um olhar particular sobre seu envelhecimento e atendimento às suas necessidades de idoso. Independentemente de identidade e orientação sexual.

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

Inês de Castro
< Notícia Anterior

Relatora de projeto sobre protagonismo feminino nas escolas defende ideia

25.06.2024 13:46
Relatora de projeto sobre protagonismo feminino nas escolas defende ideia
Próxima Notícia >

'Tom Jobim musical' estreia no Rio de Janeiro, em outubro; saiba mais

25.06.2024 20:24
'Tom Jobim musical' estreia no Rio de Janeiro, em outubro; saiba mais
colunista

Daqui Pra Frente com Inês de Castro

Suas redes