Ucrânia confirma instalação de escritório militar em território russo e Belgorod declara emergência
Ucrânia confirma instalação de escritório militar em território russo e Belgorod declara emergência
Na última semana, o exército ucraniano iniciou uma incursão na região de Kursc, na Rússia, numa contraofensiva com tanques e bombardeios
O comandante ucraniano Oleksandr Syrsky afirmou em um vídeo nas redes sociais ter montado um gabinete de guerra no território russo invadido pela Ucrânia em meio à guerra contra a Rússia.
O domínio ucraniano já atinge 1.150km, o que fez o governador da área de fronteira russa de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, declarar estado de emergência.
Gladkov afirmou que os bombardeios diários das forças armadas ucranianas destruíram casas, matando e ferindo civis.
Nesta quarta-feira (14), as defesas aéreas da Rússia destruíram 117 drones e quatro mísseis táticos lançados durante a noite pela Ucrânia, segundo o Ministério da defesa.
Fontes do Reino Unido confirmaram à BBC News que tanques britânicos estão entre os utilizados pelas forças de Volodymyr Zelensky.
Giovana Branco, doutoranda e pesquisadora de política russa na USP, afirma que o momento da incursão acontece “num momento em que a Ucrânia estava em grande desvantagem, lutando contra o tempo e tentando otimizar os armamentos que vinha recebendo do Ocidente, mas sem vitórias“.
Para ela, a atuação da Ucrânia em meio à guerra contra a Rússia é surpreendente e mostra fragilidades no governo russo, mas a atuação não muda muito a balança de poder:
“Os russo continuam com bastante vantagem, ainda nas negociações, mas com certeza, quando o momento das negociações chegar, a Ucrânia vai ter algum tipo de vantagem. Ainda assim, a Rússia se mantem com muita vantagem territorial e prisioneiros“, afirmou.