Eleições 2024: Novabrasil entrevista prefeito eleito de Guarulhos
Eleições 2024: Novabrasil entrevista prefeito eleito de Guarulhos
Lucas Sanches, do PL, foi eleito com 58,57% dos votos válidos, frente aos 41,43% do candidato Elói Pietá
A segunda cidade mais populosa de São Paulo, Guarulhos, elegeu, neste domingo, 27 de outubro, o candidato Lucas Sanches, do PL, com 58,57% dos votos válidos. Em entrevista ao Jornalismo Novabrasil, o futuro prefeito apresentou as prioridades da gestão e os desafios.
Saúde
Atualmente, Guarulhos possui 69 UBSs, de acordo com a secretaria municipal de saúde. Delas, apenas três atendem à capacidade do bairro. “Vamos começar um grande projeto de reestruturação, desde a reforma, ampliação, mudança de local e contratação de novos profissionais, médicos e especialistas“, contou Sanches.
Educação
Na educação, segundo o eleito, são 15 mil crianças fora da creche. E para solucionar o problema, o futuro prefeito disse que irá”começar um grande projeto com planejamento bairro a bairro, para fazer creche, construir CEU e fazer parceria com as creches já existentes para zerar essa fila, comentou”.
Transporte público
Lucas Sanches também afirmou que os guarulhenses esperam, aproximadamente, “40-50 minutos um ônibus passar e quando passa está lotado, sucateado“.
Ele apontou que vai realizar uma “auditoria e exigir das empresas de ônibus para que tenha mais ônibus nas ruas e uma renovação da frota. Grandes reformas nos terminais também, porque os banheiros são precários“, admitiu.
Na sequência da entrevista, o apresentador Herodoto Barbeiro questionou o candidato eleito sobre o mal cheiro do córrego que passa sob a passarela da Estação Guarulhos-Cecap.
Após ser questionado, Sanches afirmou que saneamento também será uma prioridade, “com certeza“. Guarulhos tem hoje 40% do esgoto sem tratamento.
O futuro prefeito disse ser um “absurdo” pessoas morarem ao lado de “esgoto a céu aberto“, mesmo pagando a taxa na conta de água. “Se hoje temos muitas famílias indo até os postos, hospitais para atendimento, também é por causa do esgoto“, declarou.
Sobre o mal atendimento nos centros de saúde, Sanches afirmou ter o apoio do governo estadual e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado André do Prado, do mesmo partido.
A cidade também recebe 114 mil pessoas diariamente através do Aeroporto Internacional. Só no primeiro semestre deste ano, 20,7 milhões de passageiros, que seguem para a capital. Sanches apontou que um desafio é atrair os passageiros para também ficarem na cidade:
“Precisamos criar projetos para atrair grandes investimentos para que as pessoas queiram se hospedar em Guarulhos, gastar seu dinheiro aqui, tenham entretenimento. Se fazemos isso, conseguimos gerar empregos, renda para as famílias de Guarulhos“, pontuou.
Confira a entrevista abaixo: