Hackers invadem aspiradores-robôs e acessam câmeras de residências
Meu Emprego Sumiu com Fernando Barra
Especialista em Tecnologia e Inovação
Hackers invadem aspiradores-robôs e acessam câmeras de residências
O caso ocorreu em algumas cidades americanas e despertou atenção para a segurança desses dispositivos
Parece história de ficção, mas é realidade. Hackers invadiram aspiradores-robôs e começaram a controlar os aparelhos em algumas cidades dos EUA.
Uma das vítimas foi o advogado Daniel Swenson, de Minnesota. Ele estava assistindo TV com a esposa e o filho de 13 anos, quando percebeu que o seu aspirador-robô estava emitindo sons estranhos, parecidos com os de interferência de rádio. Quando ele entrou no aplicativo que controla o aparelho, percebeu que uma pessoa desconhecida estava acessando as imagens da câmera e controlando à distância os dispositivos.
O especialista em tecnologia e inovação e colunista da Novabrasil, Fernando Barra, diz que o modelo Deebot, da marca chinesa Ecovacs, “vem com uma câmera e fica ligado à internet. Além de aspirar e limpar a casa, ele permite controlar o imóvel pelo celular e verificar se está tudo ok”. Com os dados disponíveis na internet, os hackers invadiram os sistemas e passaram a controlar os robôs. Ao acessar a câmera, puderam observar as casas e, a partir do alto-falante, proferiram ofensas racistas.
Barra destaca que “não foi um problema da Inteligência Artificial, mas uma falha de segurança. Mas, isso mostra que estamos cada vez mais automatizando nossa casa e empresas e ainda não estamos preparados para os equipamentos inteligentes”. A televisão, o computador, assistentes inteligentes, são equipamentos que precisam de novas formas de segurança.
O colunista da Novabrasil dá algumas dicas para minimizar esses problemas. “A primeira dica é atualizar o software, normalmente com versões mais seguras. Utilize senhas fortes, misturando letras e números. Evite utilizar wifi sem senha, como em locais públicos. As câmeras devem ser utilizadas em momentos adequados e devem ser desligadas quando não forem usadas. Outra dica é manter autenticação de senha de dois fatores”.
Para Fernando Barra, precisamos ter o controle da tecnologia e aprender a fazer isso. “Não devemos deixar a tecnologia nos controlar, mas sim controlarmos esses equipamentos”.
10 célebres frases de Carlos Drummond de Andrade
"A esquerda precisa repensar a forma de fazer política", diz presidente do PSB
Meu Emprego Sumiu com Fernando Barra