Ouça ao vivo
No ar agora

COP-29 começa nesta segunda com desafios para remediar mudanças climáticas

Roberto Nonato
09:55 11.11.2024
Quais as novas

COP-29 começa nesta segunda com desafios para remediar mudanças climáticas

Quase 200 países se reúnem esta semana; meta é chegar a consenso para um acordo de financiamento para remediar os efeitos das ações humanos no clima

Roberto Nonato - 11.11.2024 - 09:55
COP-29 começa nesta segunda com desafios para remediar mudanças climáticas
Cúpula das partes da ONU vai até o próximo dia 22

A COP 29, a Cúpula do Clima das Nações Unidas, começou nesta segunda-feira, dia 11, em Baku, no Azerbaijão. Líderes de governo de mais de 200 países se reúnem para discutir medidas contra as mudanças climáticas, especialmente o aquecimento do planeta.

O principal tema desta cúpula é o consenso sobre o projeto de financiamento global para os países menos desenvolvidos lidarem com as mudanças climáticas.

Para Anna Cárcamo, especialista em política climática do Greenpeace Brasil, uma pauta que a organização espera é fazer os “poluidores pagarem” subsídios para esse financiamento – eliminação de subsídios e taxação de empresas de combustíveis fósseis e desmatadores.

Estamos na terceira COP em que os países-sede que é um grande produtor de petróleo. O ponto fundamental é ter uma transição justa, para longe dos combustíveis fósseis, o que foi acordado no ano passado. Estamos dando passos, mas precisamos de mais para que seja uma transição de forma equitativa“, pontuou, em entrevista à Novabrasil.

A maioria dos especialistas no assunto tem alertado para a aceleração das alterações climáticas, que pode culminar com o aquecimento acima de 1,5 grau Celsius estabelecido no Acordo de Paris. O cenário poderia ser catastrófico para o mundo, com eventos cada vez mais extremos.

O Climatologista e Pesquisador do INPE, Carlos Nobre, diz que o encontro “tem que trazer resultados mais positivos porque já estamos há 16 meses com a temperatura em todo globo tendo atingido 1,5 grau acima do ideal”.

Apesar disso, com o fenômeno La Niña, pode ser que esse aumento de temperatura não seja tão imediato por causa do resfriamento das águas.

Carlos Nobre avalia que “essa COP29 precisa deixar bem claro que precisamos, talvez na COP30 em Belém, ter muito mais ambição em reduzir as emissões. Se continuarmos muito lentos, podemos passar de 2 graus no aquecimento do planeta. Ela precisa sinalizar metas mais ambiciosas, deve chamar a atenção que precisamos acelerar a redução das emissões”.

O evento em Baku deve durar duas semanas e faz parte de uma programação que ocorre desde 1995. O termo COP significa “Conferência das Partes”, na sigla em inglês, e se refere às 197 Nações que concordaram com o pacto ambiental da ONU. O Brasil estará representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e ministros do governo.

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

Azerbaijão COP29 Mudanças climáticas
< Notícia Anterior

Especial: Quem foram os principais artistas do tropicalismo

10.11.2024 10:10
Especial: Quem foram os principais artistas do tropicalismo
Próxima Notícia >

STF autoriza contratação de servidores públicos pelo regime CLT

11.11.2024 12:02
STF autoriza contratação de servidores públicos pelo regime CLT