Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

BRASIL COM S – Biquíni Fio Dental

novabrasilfm
09:30 27.12.2022
Brasilidade

BRASIL COM S – Biquíni Fio Dental

Toda semana abordamos a história por trás de produtos genuinamente brasileiros que – assim como a MPB – foram criadas aqui no nosso país e transformaram esse mundão afora. Já que estamos em pleno verão e durante a época do ano que remete as férias, hoje, no Brasil com S, falamos sobre o Biquíni Fio … Continued

novabrasilfm - 27.12.2022 - 09:30
BRASIL COM S – Biquíni Fio Dental
BRASIL COM S – Biquíni Fio Dental

Toda semana abordamos a história por trás de produtos genuinamente brasileiros que – assim como a MPB – foram criadas aqui no nosso país e transformaram esse mundão afora. Já que estamos em pleno verão e durante a época do ano que remete as férias, hoje, no Brasil com S, falamos sobre o Biquíni Fio Dental!

Candidatas a “Garota do Rio” na praia, em 1967 | Foto: Arquivo O Globo.

O biquíni foi uma invensão “bombástica”

O biquíni de duas peças foi criado em 1946, pelo designer francês Louis Réard. Antes disso, mostrar o umbigo ainda era um grande tabu e os trajes de banho eram maiôs com pernas, que cobriam quase o corpo todo.

O lançamento foi tão bombástico e explosivo, que o nome “biquíni” foi dado em referência aos bombardeios atômicos experimentais em Atol de Bikini, no Oceano Pacífico, no mesmo ano, após a Segunda Guerra Mundial.

A peça ganhou mais ascensão ainda, quando apareceu pela primeira vez nas telonas, no filme E Deus Criou A Mulher, usada pela atriz francesa Brigitte Bardot.

Em 1948, o primeiro biquíni foi utilizado no Brasil

Em 1948, o primeiro biquíni foi utilizado no Brasil, pela alemã Miriam Etz, nas praias do Rio de Janeiro. Logo ele foi popularizado por famosas como Helô Pinheiro, a eterna Garota de Ipanema, e pela revolucionária atriz Leila Diniz (que posou grávida e de biquíni e a imagem tornou-se símbolo da liberação feminina nos anos 70).

Helô Pinheiro na praia em meados dos anos 60 | Foto: Divulgação.
A atriz Leila Diniz desfilou por Ipanema usando um biquíni quando estava grávida de oito meses, nos anos 1970. A imagem icônica foi um grande símbolo para a libertação feminina na época. | Imagem: Reprodução/Terra

Com o passar dos anos, o biquíni ganhou o mundo, além de novos e diferentes formatos e cortes.

Mas o modelo de biquíni fio dental, criado em meados dos anos 80, não é nem francês, nem alemão. É uma invenção puramente brasileira! 

O modelo de biquíni fio dental foi criado em meado dos anos 80, no Brasil

Cidinho da Bumbum

Foi no ano de 1979, que o paraibano residente no Rio de Janeiro, Alcindo Pereira da Silva, abriu a primeira grife de moda praia a ter uma loja voltada exclusivamente para a venda de biquínis no Brasil, a BumBum, nas ruas de Ipanema.

Cidinho da BumBum, como ficou conhecido, criou o biquíni fio dental como uma evolução – ainda menor – do modelo de biquíni asa-delta (que ele já havia criado, inspirado pela prática de enrolar a parte lateral do biquíni para deixá-lo mais cavado, que crescia entre as mulheres nas praias cariocas). 

Quem estreou e lançou o biquíni fio dental nas praias do Rio foi a modelo, considerada um sex symbol na época, Magda Cotrofe. Logo o modelo fio dental de Cidinho ficou super famoso e passou a ser usado por outras musas das praias, referências no mundo da moda, como Luiza Brunet e Monique Evans.

Cidinho da Bumbum com seu Troféu de Empresário do Ano (1989) | Foto: Acervo Museu da Pessoa.

O fio dental causou repercussão internacional, ficando famoso como “o biquíni brasileiro”

Cidinho da BumBum ficou tão famoso na época, que chegou a abrir unidades de sua loja em Ibiza e na Califórnia. O fio dental causou repercussão internacional, ficando famoso exatamente como “o biquíni brasileiro”, por ser característico das nossas praias e dos nossos corpos. Mas mulheres do mundo todo puderam ter contato com o modelo, que ultrapassou a barreira do tempo e é sucesso até os dias de hoje.

Atualmente, Cidinho Pereira e suas invenções ocupam uma parte da sala exclusiva destinada ao Brasil, no BikiniArt Museum, na Alemanha, que concedeu a ele o prêmio Janara Swimwear Award de 2020 (Prêmio Honorário de Moda Praia Janara 2020), criado em homenagem à doutora em Artes e Design brasileira Janara Morenna, especialista em moda praia. Janara é um nome indígena que significa “princesa das águas frescas”.

Tags relacionadas

a criação do biquini fio dental a invenção do biquini fio dental biquini biquini fio dental brasil anos 80 brasil com s brasilidade Brasilidades cidinho da bumbum cidinho pereira cultura Especiais helô pinheiro inovação leila diniz Luiza Brunet Monique Evans
< Notícia Anterior

Tem festival gratuito de música erudita em São Paulo!

26.12.2022 15:00
Tem festival gratuito de música erudita em São Paulo!
Próxima Notícia >

#2 ForasDeSérie | GAL COSTA: 7 maiores sucessos

27.12.2022 12:00
#2 ForasDeSérie | GAL COSTA: 7 maiores sucessos
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business