ÁUDIO CUIDADO: Hoje te convido a falar sobre morrer
ÁUDIO CUIDADO: Hoje te convido a falar sobre morrer
Vamos parar um pouquinho e refletir sobre sua saúde? Eu sou a Renata Meiga, médica de família e paliativista. Estou aqui para o seu momento de ÁUDIO-CUIDADO – a nova coluna da Novabrasil para te ajudar a cuidar mais de você. Hoje te convido a falar sobre morrer. Semana passada falamos sobre o conceito de impermanência, um conceito muito utilizado no … Continued
Vamos parar um pouquinho e refletir sobre sua saúde? Eu sou a Renata Meiga, médica de família e paliativista. Estou aqui para o seu momento de ÁUDIO-CUIDADO – a nova coluna da Novabrasil para te ajudar a cuidar mais de você. Hoje te convido a falar sobre morrer.
Semana passada falamos sobre o conceito de impermanência, um conceito muito utilizado no budismo, que prega a necessidade de compreensão de que tudo é transitório, inconstante e tende a findar. E falando sobre isso, hoje eu vou te convidar a pensar sobre provavelmente um dos temas mais tabus que existe na humanidade. Vamos falar de morte!
“Ai Renata, Bate na madeira, vira essa boca pra lá!!!”. Essas são as frases que a gente mais ouve quando toca no assunto morte. Por outro lado, a frase : “A única certeza da vida é a morte” também é um super clichê.
Mas se a morte é a única certeza da vida porque é que a gente quer nega-la Ai talvez você me pergunte: Mas Renata, pra que tocar nesse assunto tão chato, tão difícil?? E eu te repondo: Olhar para o morrer vai te ajudar justamente a viver!!! Dei um nó na sua cabeça? Então Vamos lá:
Como eu já falei aqui sou, medica paliativista. Os cuidados paliativos são cuidados que a gente oferece pra pessoas com doenças ameaçadoras da vida. Não é só pra quem ta morrendo, mas cuidamos de muita gente nessa fase.
Sabe o que a maioria das pessoas tem em comum nessa fase? Urgência!!! Quando você tá morrendo, dinheiro, brigas, status… nada disso importa. Importa só aquilo que dá sentido a sua vida e que na minha experiência com meus pacientes se trata geralmente de amor, família, amigos, natureza e Deus.
Se você soubesse que iria morrer hoje, faria algo diferente? Então que tal meditar sobre o fato de que sua vida é finita. Você irá morrer. E ai? Muda sua perspectiva? Então pense sempre em seu morrer, que eu garanto que seu viver será muito mais fidedigno com o que te faz real sentido.
Ficou com alguma dúvida sobre o papo de hoje ou gostaria de compartilhar alguma experiência pessoal? Pode mandar no @novabrasil ou no @renata_meiga no Instagram e vamos conversar.
Um grande abraço, muito tempo e muita saúde na sua vida e até semana que vem!
Veja mais: