Especial: 20 curiosidades sobre “Garota de Ipanema”; saiba mais
Especial: 20 curiosidades sobre “Garota de Ipanema”; saiba mais
Site da Novabrasil separou alguns segredos desse clássico da nossa música escrito por Vinícius de Moraes e com melodia feita por Tom Jobim
Não existe um brasileiro sequer que não conheça o trecho “olha que coisa mais linda mais cheia de graça”, não é mesmo? A música “Garota de Ipanema” conquistou milhares de pessoas ao redor do mundo, desde que foi lançada.
Essa obra é um dos marcos da arte brasileira, e ganha inúmeras versões e regravações todos os anos, por ser um ícone tanto nacionalmente quanto internacionalmente.
Só de ouvir o começo dela tocando, todas as pessoas já sabem o restante e começam a cantar. Essa grande música brasileira ultrapassa gerações, se tornando conhecida por todos.
Confira algumas curiosidades sobre “Garota de Ipanema:
1. O nome original de “Garota de Ipanema”
Muitas pessoas não sabem disso, mas a canção que foi escrita por Vinícius de Moraes e com a melodia elaborada por Tom Jobim era para se chamar originalmente de “Menina que Passa”.
2. A estreia da música
Para a sorte de todos que estavam presentes, a canção teve a sua estreia na Boate Bon Gourmet, em Copacabana.
3. Detalhes finais
Até poucos minutos antes da estreia de “Garota de Ipanema”, os compositores ainda não sabiam direito qual seria a melodia usada para a música.
4. A verdadeira musa
Pouco tempo depois do sucesso da música, várias mulheres começaram a se apresentar como a inspiração para a “Garota de Ipanema”. Toda essa especulação só terminou quando Vinicius de Moraes afirmou que a inspiração para a música foi a adolescente Heloísa Pinheiro.
5. A música virando hit internacional
A cantora baiana Astrud Gilberto deu voz à versão em inglês de “Garota de Ipanema” em 1964. A versão em inglês contou com os arranjos do consagrado Stan Getz, e a música estourou nos Estados Unidos, encantando um dos cantores mais conhecidos do país, o grande Frank Sinatra, que fez uma regravação em 1967.
6. Ipanema Heavy Metal
No ano de 2008, a banda de rock nacional Sepultura fez uma versão de “Garota de Ipanema”, com uma pegada bem mais rock and roll do que o esperado. Ela foi apresentada durante o Grammy Latino daquele ano, na cidade de São Paulo, e chocou todos os fãs que estavam acostumados com a doce melodia que a obra original tinha.
7. Em diversas línguas
“Garota de Ipanema” é uma música querida não só no Brasil, mas também ao redor do mundo. Existem cerca de 170 versões para essa canção, e ela continua a ser regravada por grandes nomes. Um desses nomes é o da britânica Amy Winehouse (1983-2011).
8. A garota de Ipanema se mudou para a Groenlândia
Sendo expoente da New Wave dos anos 80, o grupo B-52’s chegou a fazer uma nova versão para a música de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. A versão se chama “Girl From Ipanema Goes To Greenland” (em português fica a Garota de Ipanema vai para a Groenlândia), foi lançada em 1986 e conta sobre a garota que deixou as praias e o calor de Ipanema para viver na ilha inóspita do Hemisfério Norte.
9. A bossa carioca conquistou Nova York
O sucesso da música foi tanto que, em apenas três meses depois de ser lançada aqui em território brasileiro, “Garota de Ipanema”foi apresentada no concerto do Carnegie Hall, estando no prestigiado palco para shows em Nova York.
10. A volta
No ano de 1985, 23 anos após a música ter estourado, Tom Jobim voltou a se apresentar no Carnegie Hall. Nesse seu espetáculo de encerramento, por conta da longa turnê que fez pelo Brasil e também pela Europa, ele foi ovacionado por todas as 3.000 pessoas que estavam presentes. Depois disso, Tom Jobim voltou a esse palco em 1994, realizando o espetáculo ao lado dos cantores ingleses Elton John e Sting, e também ao lado do tenor italiano, Luciano Pavarotti.
11. Problemas com a Garota de Ipanema
O sucesso da música também virou motivo para as disputas judiciais. No ano de 2001, a musa que inspirou a música, Helô Pinheiro, foi processada pelos herdeiros de Tom Jobim após usar o nome Garota de Ipanema de forma comercial, para a sua loja de roupas.
12. O filme
O grande sucesso “Garota de Ipanema” saiu da indústria musical e entrou para a indústria cinematográfica. Vinicius de Moraes foi o responsável pelo roteiro, e Leon Hirszman, um importante nome do Cinema Novo, chegou a dirigir. O filme foi considerado um desfile de personalidades, que contou com alguns famosos na época, como o próprio Vinicius e muitos outros, como Chico Buarque (que estava no início da carreira ainda), Ronnie Von, Nara Leão, Dorival Caymmi, Pixinguinha, Rubem Braga, Ziraldo, Arnaldo Jabor e muitos outros.
13. Famosa trilha sonora
Mesmo tendo um filme só seu, a música “Garota de Ipanema” está presente em diversos filmes, tanto na sua versão em português quanto na sua versão em inglês. Alguns dos filmes são “V de Vingança”, “Invasores”, “Prenda-me se for capaz”, “Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer” e “A Vida e Morte de Peter Sellers”.
14. Ipanema ou Petrópolis?
Muitos sabem que a música “Garota de Ipanema” é uma homenagem a Helô Pinheiro, que foi observada por Tom e Vinícius enquanto passeava pelas ruas de Ipanema. Porém, o que não chega até o conhecimento comum é que, apesar de ter sido vista em Ipanema, a música só foi escrita em Petrópolis.
15. Abertura de novela
Essa música recebe várias regravações todos os anos, e é claro que a famosa rainha dos baixinhos, Xuxa, gravou a sua versão da música de sucesso, que leva o nome de hino da bossa nova. A cantora e atriz fez um dueto com Daniel Jobim, neto do compositor da música Tom Jobim, para fazer a abertura da novela “Aquele Beijo”, que foi ao ar em 2011.
16. Atrás dos Beatles
A música brasileira, composta pela famosa dupla Tom Jobim e Vinicius de Moraes conseguiu chegar no posto de uma das músicas mais gravadas pelo mundo, ficando atrás apenas da música também icônica “Yesterday”, da banda inglesa Beatles.
17. Primeira gravação com João Gilberto
Embora “Garota de Ipanema” tenha sido popularizada na versão de Astrud Gilberto com Stan Getz, a gravação original foi feita por João Gilberto em 1963, no álbum “Getz/Gilberto”, que trouxe a bossa nova ao cenário internacional.
18. Premiação no Grammy
O álbum “Getz/Gilberto”, onde está incluída “Garota de Ipanema”, foi o primeiro disco não cantado totalmente em inglês a ganhar o Grammy de Álbum do Ano em 1965, destacando a força da música brasileira no exterior.
19. Referência no Guinness Book
“Garota de Ipanema” foi incluída no Guinness Book como uma das músicas mais regravadas da história, consolidando-se como uma das maiores representantes da bossa nova no mundo.
20. Rejeição inicial do público brasileiro
Curiosamente, a recepção inicial à música no Brasil não foi tão entusiasmada quanto no exterior. Foi somente após o sucesso nos Estados Unidos que “Garota de Ipanema” passou a ser amplamente celebrada pelos brasileiros.
“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça!”. Agora, toda vez que você ouvir “olha que coisa mais linda mais cheia de graça”, vai lembrar dessas curiosidades!