Ouça ao vivo
No ar agora

MULTIVERSOS: Tom Jobim

Isabella Oliveira
14:00 30.11.2022
Música

MULTIVERSOS: Tom Jobim

Oi, eu sou a Roberta Campos e te convido a entrar no MULTIVERSOS do compositor e maestro Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o Tom Jobim! Tom Jobim nasceu no dia 25 de Janeiro de 1927 no bairro da Tijuca, mudando para Ipanema com alguns meses de vida, onde foi criado. A ausência do pai durante a infância … Continued

Isabella Oliveira - 30.11.2022 - 14:00
MULTIVERSOS: Tom Jobim
MULTIVERSOS: Tom Jobim

Oi, eu sou a Roberta Campos e te convido a entrar no MULTIVERSOS🪐 do compositor e maestro Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o Tom Jobim!

Tom Jobim nasceu no dia 25 de Janeiro de 1927 no bairro da Tijuca, mudando para Ipanema com alguns meses de vida, onde foi criado.

A ausência do pai durante a infância e adolescência lhe trouxe um contido ressentimento, desenvolvendo no maestro uma profunda relação com a tristeza , o que resultou em suas construções harmônicas e melódicas peculiares. 

Tom começou a estudar piano, violão e alguns instrumentos ainda criança. Mas antes de pensar em trabalhar com música, pensou em trabalhar com arquitetura, chegou até a cursar o primeiro ano da faculdade e a se empregar em um escritório, mas logo desistiu e decidiu ser pianista.

Tocava em bares e boates em Copacabana, como no Beco das Garrafas no início dos anos 1950.  Até que em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental.

Além dos arranjos, também tinha a função de transcrever para a pauta as melodias de compositores que não dominavam a escrita musical. 

Mas Tom queria mesmo era compor.

Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim)
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) | Foto: Divulgação.

Já tinha feito alguns sambas com Billy Blanco, tornando-se mais tarde também parceiro de Dolores Duran e outro tantos compositores!

Até que encontrou seu grande e inseparável parceiro, Vinicius de Morares. Com Vinicius, compôs muitas canções, como:

Por Toda Minha Vida, Se Todos Fossem Iguais A Você, Garota de Ipanema, Eu Sei Que Vou Te Amar e muitas outras canções.

Grandes nomes da música internacional tocaram e gravaram as músicas de Tom Jobim, como Stan Getz, Ella Fitzgerald,  Oscar PetersonSarah Vaughan, além de Frank Sinatra, simbolizando a consagração internacional de sua produção musical.

Essa admiração fez com que Tom Jobim fosse chamado por músicos do jazz de o George Gershwin do Brasil, uma grande honraria.

Segundo o ECAD, Garota de Ipanema, parceria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, é a canção brasileira mais gravada de todos os tempos, em todo mundo.

Assim como Áudio Cuidado Áudio Caramelo, agora podemos conferir a coluna da Roberta Campos nas plataformas de streaming. Perdeu a coluna no ar? É só confer00ir aqui:

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

canção garota de ipanema MPB multiverso Multiversos Roberta Campos Tom Jobim Vinicius de Moraes
< Notícia Anterior

#4 ForasDeSérie | TIM MAIA: Documentário Vale tudo com Tim Maia

30.11.2022 12:00
#4 ForasDeSérie | TIM MAIA: Documentário Vale tudo com Tim Maia
Próxima Notícia >

10 curiosidades sobre Miúcha no dia do seu aniversário

30.11.2022 15:00
10 curiosidades sobre Miúcha no dia do seu aniversário