
A história de ‘Debaixo dos Caracóis dos seus Cabelos’, de Roberto Carlos
A história de ‘Debaixo dos Caracóis dos seus Cabelos’, de Roberto Carlos
Você certamente já ouviu a canção Debaixo dos Caracóis dos seus Cabelos, de Roberto Carlos. Mas você conhece a história por trás da música? Apesar de parecer uma música de amor, ela é, na verdade, uma homenagem de Roberto Carlos a Caetano Veloso. Os dois construíram uma relação de grande amizade, mesmo fazendo parte de … Continued


Você certamente já ouviu a canção Debaixo dos Caracóis dos seus Cabelos, de Roberto Carlos. Mas você conhece a história por trás da música?
Apesar de parecer uma música de amor, ela é, na verdade, uma homenagem de Roberto Carlos a Caetano Veloso. Os dois construíram uma relação de grande amizade, mesmo fazendo parte de movimentos musicais diferentes. Enquanto Roberto Carlos era da Jovem Guarda, Caetano Veloso era da Tropicália.
A canção Debaixo dos Caracóis dos seus Cabelos foi resultado de uma visita de Roberto Carlos ao amigo que estava exilado em Londres, no final dos anos 60.
A seguir, saiba mais sobre a história da canção!

Conheça a história de Debaixo dos Caracóis dos seus Cabelos, de Roberto Carlos
Durante os anos de chumbo da Ditadura Militar, Gilberto Gil e Caetano Veloso foram presos. Em dezembro de 1968, os cantores foram levados por oficiais do exército para o exílio e o motivo da prisão não foi comunicado.
Foi só durante o interrogatório que a informação veio à tona. Caetano Veloso havia sido denunciado pelo apresentador de TV Randal Juliano, que o acusou de ter desrespeitado o hino nacional durante um de seus shows.
Além disso, ele fez críticas ao movimento musical Tropicália, às roupas e aos cabelos de Caetano.
A acusação era mentira, mas até que a inocência fosse provada, Caetano ficou preso por dois meses, sendo libertado em fevereiro de 1969. Em junho, foi para o exílio em Londres.
Veja também:
Roberto Carlos e Nice, sua então esposa, foram fazer uma visita ao cantor. Durante sua passagem em Londres, ele canta As Curvas da Estrada de Santos, o que emocionou Caetano.
Emocionado com a situação do amigo, Roberto Carlos compôs Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos quando voltou ao Brasil, em parceria com Erasmo Carlos.
A mensagem da canção
Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos é uma homenagem a Caetano Veloso, que tinha o objetivo de consolar o cantor, abordando o momento em que ele finalmente poderia voltar ao Brasil.
Assim, a música reflete sobre a felicidade que seria o retorno e como ele seria recebido de braços abertos por aqueles que o admiravam.
Como o público acreditava que se tratava de uma música de amor, Roberto Carlos não teve problema com a censura. Como forma de agradecimento à Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos, Caetano compôs Como Dois e Dois para Roberto Carlos.