
Feliz Aniversário – 487 anos de Recife!
Feliz Aniversário – 487 anos de Recife!
Minha cidadeDas vilas, dos manguezaisDos altos e dos coqueirosDa fé que move o futuroOh, Conceição, Senhora, abençoaiEssa cidade que só quer crescerE ser feliz Recife eu te dou meu coração… Minha Cidade – (Menina Dos Olhos Do Mar) – Lenine e Lula Queiroga Hoje, dia 12 de março de 2024, a … Continued


por Lívia Nolla
Minha Cidade – (Menina Dos Olhos Do Mar) – Lenine e Lula Queiroga

Hoje, dia 12 de março de 2024, a capital pernambucana, Recife, completa 487 anos.
Dona de uma das maiores diversidades de expressões artísticas e culturais do nosso país, a cidade trouxe para a nossa música elementos de movimentos e manifestações importantes que – por conta da sua história de origem – misturam influências africanas, indígenas e europeias, como o Maracatu, o Frevo, o Manguebeat e o Coco.
No ano de 2012, a UNESCO declarou o Frevo de Recife como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
São de Recife grandes nomes da nossa música popular brasileira, que vão desde os saudosos Bezerra da Silva; um dos maiores sambistas da história; passando por Naná Vasconcelos; eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo; e Reginaldo Rossi; conhecido como Rei do Brega; até Antônio Nóbrega e Lenine.
Lenine, inclusive, declara o seu amor à cidade em muitas de suas canções, como em Minha Cidade (Menina dos Olhos de Mar), que compôs em parceria com o também recifense Lula Queiroga, e que conta com versos que homenageiam locais importantes, características geográficas e culturais e o povo da capital pernambucana, considerada uma das mais bonitas do Brasil.
Muitas outras lendas da nossa música, como Luiz Gonzaga, eterno Rei do Baião; Alceu Valença, Capiba e Geraldo Azevedo, fizeram história e transformaram o caldeirão musical de Recife, embora tenham nascido em cidades próximas e se mudado para a capital em algum momento de suas vidas.
Foi em Recife, também, que nasceu a Nação Zumbi, banda que, com sua sonoridade única e personalidade multifacetada, mudou a história da música brasileira, liderada pelo grande Chico Science. Nomes da nova MPB também despontaram em Recife nos últimos tempos, como os talentosos Johnny Hooker, Duda Beat, Flaira Ferro e Ivyson.

1 – Minha Cidade – (Menina Dos Olhos Do Mar) – Lenine e Lula Queiroga
2 – Leão do Norte – Lenine e Paulo César Pinheiro
3 – Noite Severina – Lula Queiroga e Pedro Luís
4 – O Rei do Coco – Bezerra da Silva
5 – Africadeus – Naná Vasconcelos
Veja também:
7 – Chegança – Antônio Nóbrega
8 – Saudade de Pernambuco – Luiz Gonzaga (Sebastião Rozendo e Salvador Micelli)
9 – Voltei, Recife – Alceu Valença (Luiz Bandeira)
11 – Dia Branco – Geraldo Azevedo e Renato Rocha
12 – Da Lama ao Caos – Chico Science e Nação Zumbi