Confira os 10 maiores sucessos do samba brasileiro 

Se tem uma coisa que o Brasil produz e muito bem são artistas. Quando falamos do samba brasileiro então, temos canções e artistas da maior qualidade. Nossa música é riquíssima e cheia de pérolas, onde sempre podemos encontrar uma nova faixa para nos conectar. Tem para todos os gostos!

Os grandes sucessos do samba brasileiro são de artistas que já possuem uma carreira consolidada e que arrastam multidões para shows e, claro, para centenas de rodas de samba que são cada vez maiores ao redor de todo o Brasil, de norte a sul.

Vamos conhecer um pouco mais dos artistas que escreveram seu nome na música brasileira e seus sucessos que são reproduzidos por várias passarelas de samba no país. Confira!

Confira os 10 maiores sucessos do samba brasileiro. Na imagem, Adoniran Barbosa, Beth Carvalho e Cartola | Foto: Divulgação/Montagem.

O samba brasileiro tem muitos nomes que batalharam por sua construção. Por muito tempo, o samba foi um ritmo marginalizado. De origem afro descendente e transformando muitos batuques das religiões de matriz africana em sua melodia, o samba esteve muito tempo por fora dos grandes espaços de difusão da música, e teve de resistir bastante para chegar até os dias atuais.

O samba brasileiro, hoje, é reconhecido ao redor do mundo. Em qualquer país, de qualquer continente, se você perguntar pelo Brasil, em algum momento vão citar nosso samba.

Neste texto, vamos listar e conhecer o nome de alguns artistas que ajudaram a difundir o samba em nosso país e, em seguida, no mundo. Agora, sem mais delongas, vamos aos grandes sucessos do samba brasileiro!

Adoniran Barbosa

Adoniran Barbosa (1912-1982) é um dos precursores do samba no Brasil. Suas músicas são sucessos reproduzidos até hoje e interpretados por diversos artistas. Quem nunca ouviu seus grandes sucessos como “Saudosa Maloca”? 

Ou um dos hinos do samba, o Trem das Onze. Seja na voz de Adoniran, ou de outro artista, quando uma dessas músicas começa a tocar, é muito difícil não reconhecer a letra e cantarolar alguns versos. 

Adoniran é um dos maiores nomes da música brasileira e deixou um grande legado a gerações de sambistas e fãs do samba.

Pixinguinha

Pixinguinha (1897-1973) foi muito além do samba. Ele começou no choro, e, com um talento musical espetacular, transitou por vários ritmos. Pixinguinha era não só um músico de primeira, como também foi maestro.

Um verdadeiro conhecedor de música, colaborou com outros artistas e tem em seu nome sucessos como “Rosa”, “Samba Fúnebre” e o “Samba de Nego”.

Noel Rosa

Noel Rosa (1910-1937) também é um dos grandes nomes do samba brasileiro, um dos maiores dele, inclusive. São composições assinadas “Último Desejo”, “Fita Amarela”, “Conversa de Botequim”, “Filosofia”, “Com Que Roupa?“.

Ary Barroso 

Ary (1903-1964), em seu pequeno tempo de vida fez muito por nosso samba. Não só era um grande compositor, mas também um grande admirador do samba brasileiro. Sempre generoso e cheio de opiniões sobre música.

É o autor da famosa “Aquarela do Brasil”, uma música de referência brasileira ao redor do planeta. Entre os feitos, foi a música interpretada pela cantora Claudia Leitte na abertura da Copa do Mundo em 2014, sediada no Brasil. Outras canções como “No Rancho Fundo”, “Isto Aqui, O Que É?”, “Na Baixa do Sapateiro”, também são seus.

Arlindo Cruz

Arlindo Cruz é um dos maiores nomes do samba-vivo. De origem humilde e sem nunca negar suas raízes, Arlindo conquistou o Brasil falando sobre sua vida, sua cidade e suas crenças religiosas.

É uma mistura de tudo o que há de único no samba. “O Bem” e “Meu Lugar” são dois de seus grandes sucessos – com letras que conquistam o público e despertam uma auto identificação da população de seu bairro.

Zeca Pagodinho

Zeca Pagodinho é um dos sambistas mais queridos de todo mundo. Na roda de samba, tem que tocar Zeca! Ele é o queridinho do público e tem várias músicas de sucesso em seu nome e outras centenas interpretadas por outros artistas.

Também cantando sobre suas origens e trazendo sua humildade e simpatia consigo, Zeca tem álbuns consolidados na música brasileira e letras como “Maneiras”, “Ogum”, “Seu Balancê”, “Quando a Gira Girou”, “Verdade”, “Deixa a Vida Me Levar”, “Vai Vadiar”, “Spc” e outros centenas de sucessos na carreira. Zeca é um dos reis do samba.

Beth Carvalho

Beth Carvalho (1946-2019), um dos grandes nomes femininos do samba – que vai, cada vez mais, deixando de ser dominado por homens.

Beth representa centenas de mulheres e seus sentimentos que por muito tempo não foram recitados nos sambas. “Vou Festejar” é um dos maiores sucessos não só do samba, mas da música brasileira no geral. É impossível falar de samba e não mencionar Beth Carvalho. A carioca escreveu seu nome e abriu caminho para milhões de mulheres ao redor do Brasil para que ousem cantar aquilo que quiserem.

Paulinho da Viola 

Paulinho da Viola tem um ar mais intimista. Suas músicas falam sobre variados temas, e tem um grande apoio nas canções de amor. É aquele samba especial para dançar junto da pessoa amada.

Confira um de seus sucessos: “Foi um rio que passou em minha vida“:

Cartola

Cartola (1908-1980), Agenor de Oliveira, é um dos grandes nomes desta lista. Suas canções são interpretadas por vários artistas e são trilha sonora de várias novelas, por exemplo.

Seus álbuns com capas icônicas e conceituais são uns dos mais ouvidos no samba nas rádios e plataformas de streaming. “Preciso Me Encontrar” é um de seus maiores sucessos, se não o maior. No entanto, “O Sol Nascerá (A Sorrir)”, “Amor Proibido”, “O Mundo É Um Moinho” e “Corra e Olhe O Céu” disputam acirradamente o pódio.

Dona Ivone Lara 

Dona Ivone Lara (1921-1918) é a dama do samba brasileiro. “Sonho Meu” é um dos hinos do samba, inspirando gerações de sambistas.

Além disso, Dona Ivone Lara é “madrinha” de vários outros artistas que seguiram o caminho do samba. São muitos os que a admiram e a tem como inspiração.

Dona Ivone Lara abriu portas para outras mulheres do nosso samba, como Alcione e Leci Brandão, de um talento tão espetacular quanto o de Lara. Quer saber mais sobre Dona Ivone Lara? Ouça o Acervo MPB que te contamos.

Gostou da lista? Acompanhe a rádio Novabrasil e escute diariamente esses e outras centenas de sucessos do samba brasileiro.