Você certamente já ouviu a canção Debaixo dos Caracóis dos seus Cabelos, de Roberto Carlos. Mas você conhece a história por trás da música?

Apesar de parecer uma música de amor, ela é, na verdade, uma homenagem de Roberto Carlos a Caetano Veloso. Os dois construíram uma relação de grande amizade, mesmo fazendo parte de movimentos musicais diferentes. Enquanto Roberto Carlos era da Jovem Guarda, Caetano Veloso era da Tropicália.

A canção Debaixo dos Caracóis dos seus Cabelos foi resultado de uma visita de Roberto Carlos ao amigo que estava exilado em Londres, no final dos anos 60.

A seguir, saiba mais sobre a história da canção!

Roberto Carlos, Caetano Veloso, Jovem Guarda, Tropicália, Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos, Caetano Veloso exílio, Caetano Veloso foi exilado, Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos
Debaixo dos Caracóis de seus Cabelos é uma música composta por Roberto Carlos para Caetano Veloso. | Foto: Montagem/Divulgação.

Conheça a história de Debaixo dos Caracóis dos seus Cabelos, de Roberto Carlos

Durante os anos de chumbo da Ditadura Militar, Gilberto Gil e Caetano Veloso foram presos. Em dezembro de 1968, os cantores foram levados por oficiais do exército para o exílio e o motivo da prisão não foi comunicado.

Foi só durante o interrogatório que a informação veio à tona. Caetano Veloso havia sido denunciado pelo apresentador de TV Randal Juliano, que o acusou de ter desrespeitado o hino nacional durante um de seus shows.

Além disso, ele fez críticas ao movimento musical Tropicália, às roupas e aos cabelos de Caetano.

A acusação era mentira, mas até que a inocência fosse provada, Caetano ficou preso por dois meses, sendo libertado em fevereiro de 1969. Em junho, foi para o exílio em Londres.

Roberto Carlos e Nice, sua então esposa, foram fazer uma visita ao cantor. Durante sua passagem em Londres, ele canta As Curvas da Estrada de Santos, o que emocionou Caetano. 

Emocionado com a situação do amigo, Roberto Carlos compôs Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos quando voltou ao Brasil, em parceria com Erasmo Carlos.

A mensagem da canção

Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos é uma homenagem a Caetano Veloso, que tinha o objetivo de consolar o cantor, abordando o momento em que ele finalmente poderia voltar ao Brasil.

Assim, a música reflete sobre a felicidade que seria o retorno e como ele seria recebido de braços abertos por aqueles que o admiravam.

Como o público acreditava que se tratava de uma música de amor, Roberto Carlos não teve problema com a censura. Como forma de agradecimento à Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos, Caetano compôs Como Dois e Dois para Roberto Carlos.