Ouça ao vivo
No ar agora

César Lacerda, um dos principais cancionistas da geração 2010, no Vitrine

Novabrasil
14:00 29.09.2023
Música

César Lacerda, um dos principais cancionistas da geração 2010, no Vitrine

Considerado por diversos críticos especializados como um dos principais cancionistas brasileiros surgidos na geração dos anos 2010, César Lacerda acaba de lançar o seu sexto álbum: “Década”. O trabalho comemora os 10 anos de uma produtiva carreira, e celebra canções que marcaram sua trajetória no formato voz e violão. No programa Vitrine, César relembra com … Continued

Novabrasil - 29.09.2023 - 14:00
César Lacerda, um dos principais cancionistas da geração 2010, no Vitrine
Foto: Lou Alves/Divulgação

Considerado por diversos críticos especializados como um dos principais cancionistas brasileiros surgidos na geração dos anos 2010, César Lacerda acaba de lançar o seu sexto álbum: “Década”. O trabalho comemora os 10 anos de uma produtiva carreira, e celebra canções que marcaram sua trajetória no formato voz e violão.

No programa Vitrine, César relembra com Lívia Nolla suas raízes nos primeiros anos de vida. Natural de Diamantina, Minas Gerais, cresceu em lar musical por influência da mãe pianista e professora de música.

A emoção de ter uma música sua, em parceria com Jorge Mautner, gravada por Gal Costa e Maria Bethânia, juntas, também foi assunto em pauta, assim como seus discos anteriores e as mudanças no mundo artístico que ele enxerga nesses dez anos de estrada.

Foto: Lou Alves/Divulgação

César Lacerda

César Lacerda entende a voz não apenas como instrumento de expressão, mas como uma extensão simbólica de uma corporalidade, de uma existência. Nascido em Diamantina, Minas Gerais, passou a sua adolescência em Belo Horizonte, viveu por oito anos na cidade do Rio de Janeiro, e desde 2015 mora em São Paulo.

Em 2013, lançou seu primeiro álbum, “Porquê da Voz”, com 12 faixas autorais e a participação de nomes como Lenine e Marcos Suzano.

Em 2015, veio o segundo álbum, “Paralelos & Infinitos”, e em 2016, o projeto especial, “O Meu Nome é Qualquer Um” com 13 músicas inéditas em parceria com compositor vanguardista paulista Romulo Fróes.

Em 2017, o quarto álbum “Tudo Tudo Tudo Tudo”, com participação de Maria Gadú e direção artística de Marcus Preto, aproximou César Lacerda de uma linguagem mais pop, levando seu trabalho a um público ainda maior.

Entre 2019 e 2021, o artista mineiro lançou alguns singles – entre eles o sucesso “Felicidade é Só Querer”, parceria com o artista português Tiago Nacarato.

Dez anos de carreira

Em 2021, o quinto álbum, “Nações, Homens ou Leões”, foi resultado das reflexões de César Lacerda sobre temas de grande complexidade como crise climática, tecnologia e descolonização.

E agora em 2023, depois do EP Verão, acabou de lançar o seu sexto álbum, “Década”, que comemora os 10 anos de uma produtiva carreira, em que César Lacerda levou sua música a diversos países, trilhas de filmes e novelas e fez parcerias significativas.

Década” foi concebido pela artista gaúcha Filipe Catto, com produção de César Lacerda e Carlos “Cacá” Lima. O álbum traz reinterpretações de uma canção de cada um dos cinco discos que Lacerda lançou até aqui, regravações de canções que ele compôs para outros artistas – como Gal Costa e Maria Bethânia – e duas canções inéditas.

“Por ser uma pessoa negra, do Vale do Jequitinhonha, com a minha trajetória de vida, a voz é também um posicionamento, um existir no mundo. Coisa que é negada à população negra no Brasil.” diz César Lacerda

Com Lívia Nolla, César Lacerda relembra sua infância, juventude até sua fase adulta. Em Belo Horizonte, César começou a Faculdade de Música. Viveu no Rio de Janeiro e, agora, em São Paul. Ele conta como todos os lugares influenciaram na sua formação musical.

Ao citar o que mais escutava em casa um desses períodos, dois aparecem em especial: “Transa“, de Caetano Veloso, e Clube da Esquina.

César também fala sobre sua ligação com a palavra e o quanto o ser artista é senhor do seu tempo. Sua voz é também um posicionamento, segundo o próprio, um existir no mundo, principalmente por ser um homem negro, nascido no Vale do Jequitinhonha, a quem esse existir é tantas vezes negado.

Ouça o episódio na íntegra:

Sobre o ‘Vitrine’

Vitrine chega na grade da novabrasil para celebrar os novos talentos da música brasileira. Nomes expoentes da nossa música ganharão espaço e destaque na programação da rádio.

Apresentado por Lívia Nolla, pesquisadora musical e garimpeira de carteirinha, é no Vitrine que os ouvintes vão conhecer os artistas e os sons que estão se destacando na cena musical.

Confira a playlist oficial do programa:

Por: Bianca Sousa

Tags relacionadas

álbum década artistas mineiros césar lacerda nova cena mpb
< Notícia Anterior

# 5 FORAS DE SÉRIE: Cora Coralina: frases e fotos marcantes da poetisa brasileira

29.09.2023 14:00
# 5 FORAS DE SÉRIE: Cora Coralina: frases e fotos marcantes da poetisa brasileira
Próxima Notícia >

Pedro Henrique França encerra temporada do Sons da Nova com Rita Lee e Gal Costa

29.09.2023 15:00
Pedro Henrique França encerra temporada do Sons da Nova com Rita Lee e Gal Costa
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business