Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Elza Soares, Garrincha e a Copa de 1962

Novabrasil
09:30 09.12.2022
Brasilidade

Elza Soares, Garrincha e a Copa de 1962

Elza Soares e Garrincha: Entenda a influência da cantora na conquista da Copa de 1962 Em clima de Copa do Mundo, hoje vamos te contar uma história. Elza Soares foi uma das maiores perdas de personalidades brasileiras em 2022. Sua morte veio com o anúncio de que ela morreu no mesmo dia de Garrincha, falecido … Continued

Novabrasil - 09.12.2022 - 09:30
Elza Soares, Garrincha e a Copa de 1962
Elza Soares, Garrincha e a Copa de 1962

Elza Soares e Garrincha: Entenda a influência da cantora na conquista da Copa de 1962

Em clima de Copa do Mundo, hoje vamos te contar uma história. Elza Soares foi uma das maiores perdas de personalidades brasileiras em 2022. Sua morte veio com o anúncio de que ela morreu no mesmo dia de Garrincha, falecido em 20 de janeiro, exatos 29 anos depois. Elza Soares e Garrincha tiveram um romance, e isso inspirou Garrincha a conquistar o título mundial de 1962. Você conhece essa história?

Elza e sua influência na conquista da Copa de 1962. | Foto: Reprodução/Redes sociais

Esse foi um dos romances mais conhecidos no Brasil. Mané Garrincha foi um dos maiores jogadores naquela época e Elza Soares é uma das maiores cantoras da música popular brasileira. Porém, nem todo mundo sabe que esse romance influenciou no sucesso de Garrincha no campo de futebol.

Como Elza influenciou Garrincha na conquista da copa do mundo 

Garrincha, conhecido como “Anjo das pernas tortas”, foi um futebolista que ficou marcado como o melhor driblador da história do futebol e um jogador decisivo na Copa do Mundo 1962. Por conta desse relacionamento, Garrincha foi para a Copa do Mundo inspirado e prometeu que conquistaria aquele mundial e o dedicaria para a cantora.

No mundial de 1962, a seleção brasileira conquistou o bicampeonato mundial, mas para Mané aquele título foi conquistado especialmente para Elza Soares, com quem iniciava um relacionamento. Ainda mais que, o Anjo das pernas tortas terminou o mundial como melhor jogador, artilheiro com quatro gols e contribuindo com três assistências.

Copa de 1962

Em busca do bicampeonato, a dupla Pelé e Garrincha foram apostas para a Copa do Mundo de 1962, onde ocorreu no Chile. Mas a campanha de Pelé na Copa foi interrompida por uma lesão muscular. No jogo contra a Tchecoslováquia, que resultou em um empate, o Rei sofreu uma lesão e precisou ser substituído.  

A equipe sofria a pressão de continuar a jogar um ótimo futebol, visto que o Brasil já havia conquistado a taça em 1958. Sem Pelé, no mundial do Chile foi Garrincha o grande nome para trazer a taça para o Brasil. 

Para muitos torcedores e a imprensa a perda do melhor jogador da Seleção significava que a seleção não conseguiria vencer a Copa. Dessa forma, se na Copa de 1958 o Garrincha era uma promessa conhecida por seus dribles, na Copa de 1962 sua carreira se consolidou e se mostrou um jogador completo.

Garrincha foi um destaque e sua atuação garantiu a segunda conquista de Copa do Mundo da história da Seleção Brasileira. Até então, muitas pessoas julgavam o atleta como irresponsável e individualista. Garrincha superou as críticas e teve um ótimo desempenho em campo.

Seleção Brasileira na Copa de 1962, com Pelé e Garrincha | Foto: Museu do Futebol

De quem o Brasil ganhou em 1962?

O jogo final da Copa do Mundo de 1962, ocorreu no Chile e era disputado entre Brasil e Tchecoslováquia, o resultado da partida final foi 3 a 1 para o Brasil, dessa forma, derrotando a Seleção da Tchecoslováquia.

Com Mané em campo, o Brasil derrotou a Tchecoslováquia e ganhou. E se tornou bicampeão mundial em 17 de junho de 1962. Garrincha e Vavá foram os artilheiros da Seleção Brasileira, que marcaram quatro gols na competição.

Como foi a relação de Elza Soares e Garrincha?

Um dos casais mais famosos do Brasil foi Garrincha e Elza Soares. Visto que ele era um dos maiores craques naquele período e Elza era um grande nome da música brasileira. A Copa do Chile foi o cenário desse relacionamento.

Garrincha e Elza Soares foram um dos casais mais famosos do país | Foto: Reprodução/Internet

A relação da cantora com o astro do futebol foi polêmica e muito repercutida na imprensa na época. Por conta dessa nova paixão, o atleta se separou do relacionamento com Nair Marques, com quem teve 9 filhos e estavam juntos desde a adolescência. Desse modo, Elza recebeu uma onda de julgamentos e ficou conhecida como “destruidora de casamento”.

Além disso, Elza foi um grande ícone da música brasileira, símbolo de força e personalidade feminina, sendo reduzida pelas pessoas da época a “mulher de Garrincha”. O ídolo do futebol teve uma vida de altos e baixos, uma carreira de sucesso no futebol, mas ao mesmo tempo envolvido em polêmicas, como o alcoolismo e violência doméstica contra Elza.

Um dos maiores problemas na vida de Mané foi o alcoolismo. Garrincha, já com problemas financeiros, encontrou refúgio na amada que o ajudava financeiramente nos momentos mais difíceis de sua vida. Mesmo com o apoio de Elza Soares, a estrela não conseguiu combater o vício do álcool, em 1982 o casal se divorciou. 

Não bastasse sofrer ataques ofensivos, a cantora carregava o estigma de ser responsável pelo alcoolismo do jogador de futebol.

Como Elza e Garrincha se conheceram?

O casal se conheceu em um treino do time de futebol, o Botafogo, no Rio de Janeiro, meses antes da Copa do Mundo. Logo após, Elza seria convidada a ser madrinha dos jogadores que disputaram a Copa de 1962.

Elza Soares ajudava Garrincha, ela arcou com os custos de tratamento de saúde de Garrincha, que passou a conviver com problemas no joelho. Até porque, o jogador, que sempre teve dificuldades com contratos e negociações de salários, já estava à beira de um colapso financeiro por conta do seu vício com a bebida.

Logo após a Copa acabar, Garrincha teve sua carreira chegando ao fim, o jogador passou a conviver com uma série de problemas com lesões que o atormentaram. No entanto, a cantora não deixou de falar carinhosamente sobre o atleta, mesmo após o fim do seu casamento com Garrincha. 

Porém, foi um dos relacionamentos mais polêmicos e cheios de contradições. Mas, foi a cantora que sempre buscou ajudar o atleta a lidar com o problema do álcool, e ser o principal nome da campanha do bicampeonato. O jogador de futebol morreu aos 49 anos vítima de uma cirrose hepática, ocasionada por conta do alcoolismo. 

Se você gostou de conhecer sobre a história de Elza Soares e Mané Garrincha e quer saber mais sobre o universo da cultura nacional, conheça mais na Novabrasil. Para mais informações sobre a Elza Soares e Garrincha, acesse o site.

Tags relacionadas

anjo das pernas tortas Brasilidades Copa de 1962 Copa do Mundo copa do mundo 1962 cultura cultura brasileira cultura nacional Elza Soares Garrincha Garrincha e Elza Soares Mané Garrincha Notas musicais
< Notícia Anterior

6 livros sobre a história do futebol

08.12.2022 15:00
6 livros sobre a história do futebol
Próxima Notícia >

45 anos sem Clarice Lispector: 7 frases da autora para refletir

09.12.2022 12:00
45 anos sem Clarice Lispector: 7 frases da autora para refletir
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business