BRASIL COM S – Círio de Nazaré
BRASIL COM S – Círio de Nazaré
Hoje, aqui no Brasil com S, a gente fala sobre o Círio de Nazaré. O que é o Círio de Nazaré? O Círio de Nazaré é a maior festividade religiosa do Brasil, a maior procissão católica da América Latina e uma das maiores de todo o mundo. Desde setembro de 2004, o Círio de Nazaré … Continued
Hoje, aqui no Brasil com S, a gente fala sobre o Círio de Nazaré.
O que é o Círio de Nazaré?
O Círio de Nazaré é a maior festividade religiosa do Brasil, a maior procissão católica da América Latina e uma das maiores de todo o mundo.
Desde setembro de 2004, o Círio de Nazaré de Belém do Pará é considerado patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e, em 2013, foi nomeado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Trata-se de uma manifestação religiosa católica em devoção à Nossa Senhora de Nazaré, celebrada todos os anos em Belém, capital do estado do Pará, – desde 1793 – no segundo domingo de outubro. Cerca de 2 milhões de pessoas acompanham o cortejo para homenagear Nossa Senhora de Nazaré.
A origem do Círio de Nazaré
No Brasil, a origem da festa está ligada a um homem chamado Plácido. Segundo a tradição, no ano 1700, Plácido encontrou uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré junto a um igarapé, em meio ao lodo e à lama, em Belém.
Ele levou a imagem para casa, mas, no dia seguinte, viu que ela tinha sumido. Voltou ao igarapé e encontrou a imagem lá. Levou-a outra vez para casa, e a mesma coisa aconteceu. Esse fenômeno se repetiu por vários dias.
A notícia do “desaparecimento” se espalhou, provocando a intervenção das autoridades civis e eclesiásticas, fazendo com que a imagem fosse levada para o Palácio do Governo, para o Paço Episcopal e à recém-erguida Catedral Metropolitana, de onde ela também sumiu, sendo encontrada novamente no mesmo local.
A notícia da imagem milagrosa logo se espalhou e atraiu muitos devotos. Por conta dos desaparecimentos, Plácido teria entendido que a imagem deveria ficar no local onde foi encontrada e, ali, construiu uma ermida (pequena igreja em um lugar ermo) para abriga-la.
O milagre da “fuga da imagem”
O chamado milagre da “fuga da imagem” é tido como um prodígio que indica que o lugar teria sido escolhido por Deus para que ali a fé de seus filhos fosse manifestada. Em 1793, o Círio de Nazaré foi instituído como celebração anual em Belém. Em 1909, a Basílica de Nazaré foi erguida no local onde Plácido encontrou a imagem.
No início, o evento acontecia em uma romaria vespertina ou noturna, por isso que os participantes carregavam as velas (a palavra “círio” vem do latim e significa “vela grande”). Mas, no ano de 1853, houve uma chuva muito forte bem na hora da romaria e, no ano seguinte, a procissão passou a ser realizada pela manhã.
A Procissão do Círio
O dia começa com uma missa, rezada às 6 horas da manhã. Em seguida, os fiéis iniciam a procissão do Círio, uma caminhada de 5 quilômetros, da Catedral Metropolitana até a Basílica de Nazaré. A procissão dura toda a manhã, ou mais.
Em 2004, durou nove horas e quinze minutos, sendo a mais longa até hoje. Durante o cortejo, desfilam os símbolos da festa. Dentre esses símbolos estão:
- Um manto que envolve a imagem de Nossa Senhora;
- Uma berlinda (espécie de altar) que a carrega;
- Crianças vestidas de anjos;
- e velas em formatos que imitam as partes do corpo humano (essas velas geralmente são carregadas pelos fiéis como forma de pagar promessas, ou agradecer à Nossa Senhora pela ajuda recebida).
Ao longo da história, incontáveis são os relatos de graças alcançadas por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré aos que acorrem ao templo dedicado à ela.
Ver esta publicação no Instagram
A cantora Fafá de Belém é Embaixadora do Círio no mundo
Depois da romaria, a imagem da Virgem fica exposta na Praça Santuário de Nazaré por até quinze dias. Esse período é conhecido como Quadra Nazarena, e outras homenagens são feitas a Nossa Senhora, como cantos, danças e pagamento de promessas.
O Círio de Nazaré envolve uma série de celebrações e eventos, também em outras regiões do Norte do país, levando muitos fiéis – de todas as partes do mundo – ao local. A tradicional festa também é realizada em Portugal, mas em outra data: 8 de setembro, na Vila de Nazaré.
A cantora Fafá de Belém é Embaixadora do Círio no mundo. Com o intuito de apresentar o Círio de Nazaré para todo o mundo ampliar o olhar sobre a festividade religiosa, ela realiza – há 10 anos – a Varanda de Nazaré, projeto que leva artistas, jornalistas, escritores, empresários e intelectuais brasileiros e portugueses até Belém durante o Círio.
Ver esta publicação no Instagram